sábado, 31 de março de 2012

Pedra tomba sobre carro e menina de 9 anos escapa com vida no ES Criança ficou levemente ferida e foi levada para o hospital. Segundo PRF, peso das pedras de granito variam entre 25 e 30 toneladas.

31/03/2012 16h39 - Atualizado em 31/03/2012 21h01

Pedra tomba sobre carro e menina de 9 anos escapa com vida no ES

Criança ficou levemente ferida e foi levada para o hospital.
Segundo PRF, peso das pedras de granito variam entre 25 e 30 toneladas.


Pedra de granito cai sobre carro (Foto: Herbet Viana / VC no G)Pedra de granito cai sobre carro (Foto: Herbert Viana / VC no G1)
Um pedra de granito caiu sobre um carro de passeio na manhã deste sábado (31), na rodovia ES-486, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Alegre, no Sul do Espírito Santo. Segundo o auxiliar administrativo Herbert Mendes Viana, que registrou imagens, uma menina de nove anos estava dentro do veículo.
O tio da criança, que preferiu não se identificar, é dono do carro e confirmou que ela estava dentro do veículo, mas no banco de trás. Testemunhas disseram que a menina foi vista no banco do motorista.
Segundo Herbert, moradores da região disseram que o motorista da carreta estava em alta velocidade e aparentemente não havia trava de segurança, obrigatória em caminhões que transportam pedras de granito. A polícia não soube confirmar as informações.
Segundo os policiais, outro caminhão também se envolveu no acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que as pedras de granito transportadas no estado variam entre 25 e 30 toneladas, mas também podem passar de 40 toneladas.

Pedra de granito caiu sobre veículo em Cachoeiro de Itapemirim (Foto: Herbet Viana / VC no G1)Pedra de granito caiu sobre veículo em Cachoeiro de Itapemirim (Foto: Herbert Viana / VC no G1)
Criança de nove anos ficou levemente ferida (Foto: Herbet Viana / VC no G1)Criança de nove anos ficou levemente ferida (Foto: Herbert Viana / VC no G1)

Daniela Ribeiro e Romero Rodrigues lideram pesquisa para prefeito em Campina. Veja

Se a eleição para prefeito de Campina Grande fosse hoje, a pré-candidata do PP, deputada estadual Daniella Ribeiro, seria eleita com 27,69% dos votos. O pré-candidato do PSDB, deputado federal Romero Rodrigues, ficaria em segundo lugar, com 24,92%.
Em terceiro lugar, ficaria a pré-candidata do PMDB, secretária municipal de Saúde Tatiana Medeiros, com 11,69%. É o que aponta a primeira pesquisa de intenções de voto (consulta estimulada) realizada no município de Campina Grande pela Consult Pesquisa, em parceria com o Jornal Correio da Paraíba.
O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC) aparece em quarto lugar, com 5,85% das intenções de votos. Na quinta colocação, surge o vereador Fernando Carvalho (PT do B), com 1,54%.
A professora Marlene Alves (PC do B) está na sexta colocação, com 1,08%. Em sétimo lugar, aparece Alexandre Almeida (PT), com 0,31%. Na última colocação, está o empresário Artur Almeida, conhecido como Bolinha (PTB), com 0,15%.

Os eleitores dispostos a não votar em nenhum dos pré-candidatos somam 13,23%. Os que não souberam responder totalizam 13,54%.
Na pesquisa espontânea (não estimulada), a Consult Pesquisa constatou que 48,62% dos entrevistados não souberam responder e outros 7,69% disseram que não vão votar em nenhum dos pré-candidatos.
Ainda na espontânea, Daniella Ribeiro também aparece à frente dos concorrentes, com 13,38% das intenções de votos, seguida por Romero Rodrigues (12,77%) e Tatiana Medeiros (6,62%).
Na espontânea, eleitores entrevistados também citaram o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (4,31%), o senador Cássio Cunha Lima (2,31%), Guilherme Almeida (1,85%), Fernando Carvalho (0,77%), Marlene Alves (0,77%), Rômulo Gouveia (0,46%), Branco (0,15%), Severino (0,15%) e Agra (0,15%).
Preferência por sexo e idade
Segundo a Consult Pesquisa, Daniella Ribeiro tem a preferência de homens (27,8%) e mulheres (27,6%). Romero Rodrigues tem 23,5% da preferência masculina e 26,1% da feminina. Tatiana Medeiros é citada por 13,9% dos homens e 9,8% das mulheres. Já Guilherme Almeida foi citado por 5% dos homens e 6,6% das mulheres. Fernando Carvalho é o preferido de 2,6% dos homens e 0,6% das mulheres.
Marlene Alves tem a preferência de 1,3% dos eleitores do sexo masculino e 0,9% do sexo feminino. Alexandre Almeida tem a mesma preferência de homens e mulheres (0,3%). Artur Almeida só tem a preferência de mulheres (0,3%). De acordo com a Consult Pesquisa, dentre os eleitores que não votarão em nenhum, 11,6% são homens e 14,7% são mulheres. Dentre os que não souberam dizer, 13,9% são do sexo masculino e 13,2% são do sexo feminino.
Daniella também é a preferida de 35% dos eleitores com até 24 anos, seguida de Romero (26,7%), Tatiana (4,2%), Guilherme (5%), Fernando Carvalho (0,8%), Marlene Alves (0,8%) e Artur Almeida (0,8%). Nesta faixa etária, ninguém preferiu Alexandre Almeida. Outros 15,8% responderam “nenhum” e 10,8% não souberam dizer em quem votar.
Na faixa etária entre 25 e 34 anos, Daniella também aparece na frente, com 28,2%, seguida de Romero (26,9%), Tatiana (8,3%), Guilherme (7,7%), Fernando Carvalho (1,3%), Marlene (2,6%). Nesta faixa de idade, Alexandre Almeida e Artur Almeida não pontuaram. Outros 14,1% disseram “nenhum” e 10,9% não souberam dizer.
Na faixa do eleitorado que tem entre 35 e 44 anos, Romero Rodrigues e Tatiana Medeiros aparecem empatados na preferência com 22,7%. Daniella surge com 21,9%. Guilherme tem 4,7% das preferências, seguido de Fernando carvalho (3,1%), Marlene Alves (0,8%) e Alexandre Almeida (0,8%). Artur Almeida não pontuou. Outros 10,2% responderam “nenhum” e 13,3% não souberam dizer.
Daniella também lidera entre os eleitores com 45 a 59 anos. Ela tem 29,5% das preferências, contra 24,5% de Romero. Tatiana tem 10,1%, seguida de Guilherme (7,2%), Fernando Carvalho (2,2%), Marlene Alves (0,7%). Alexandre e Artur não pontuaram e 13,7% responderam “nenhum”. Pelo menos 12,2% não souberam responder.
Dentre os eleitores acima de 59 anos, Daniella e Romero aparecem empatados com 23,4%, seguidos de Tatiana, com 14%, Guilherme Almeida, com 3,7%, e Alexandre Almeida com 0,9%. Os outros não pontuaram e 12,1% responderam “nenhum”, seguidos de 22,4% que não souberam dizer.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), último dia 26, sob o protocolo PB-00004/2012. As entrevistas foram aplicadas nos dias 27 e 28 de março, em 33 bairros e na zona rural de Campina Grande.

A Consult Pesquisa fez 650 entrevistas com eleitores dos sexos masculino e feminino, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares, e em todas as áreas da cidade, que tem o segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.
O Instituto Consult Pesquisa trabalha em parceria com o Sistema Correio de Comunicação há 12 anos e atua no Estado da Paraíba há 20 anos. O instituto está no mercado há 24 anos e tem sua sede na cidade de Natal (RN). Na Paraíba, o instituto tem toda a estrutura necessária para a realização de pesquisas, segundo Paulo de Tarso, diretor do Instituto.
FONTE: CORREIO DA PARAÍBA

3º BPM entrega viatura no município de Santa Terezinha


O Destacamento Policial da cidade de Santa Terezinha (PB) ganhou hoje (30) uma viatura que auxiliará na segurança do município. A entrega aconteceu ás 12h e estavam presentes, o prefeito Davi Cordeiro de Oliveira; o comandante do 3º BPM, tenente coronel Enéas Cunha Rolim; o capitão Jackson Oliveira; o vereador Raimundo Nonato Carneiro, a vereadora Célia Nicácio, além dos policiais e comandante do destacamento do município.
A entrega de viaturas nos destacamentos faz parte da politica de fortalecimento da segurança pública no Estado que a Secretaria de Segurança e Defesa Social implantou e ainda distribui armas, coletes e para que a polícia possa agir no combate a criminalidade.
Além de Santa Terezinha (PB), várias cidades polarizadas pelo 3º BPM com sede em Patos (PB) já receberam viaturas como São José do Bomfim (PB), Emas (PB), são José do Sabugi (PB), entre outras.
‘Graças a Deus hoje dia 30 de março é uma data que Santa Terezinha está feliz, porque uma reivindicação da população era uma viatura da PM, para que nos dê mais segurança’, explicou o prefeito Davi, ouça:
‘É uma data importante na vida da segurança pública do município de Santa Terezinha, nós estamos com muita honra entregando a unidade policial de Santa Terezinha, isso vai prestar um suporte maior no atendimento de ocorrências à população, comentou o comandante Cunha, ouça:
O município de Santa Terezinha fazia dez anos que não possuía uma viatura na unidade policial local.
Apartir da próxima segunda-feira (02/04) estará disponibilizado a Linha Direta, ou seja, o número especifíco para que a população santerezinhense possa fazer denuncias, solicitar os trabalhos da Polícia Militar no município.
Depois da entrega,  a viatura percorreu algumas ruas da cidade para a comunidade observar o veiculo adquirido para auxiliar na segurança local.

Funcionários de empresa pernambucana são flagrados instalando equipamentos do JampaDigital em Tambaú

Funcionários de empresa pernambucana são flagrados instalando equipamentos do JampaDigital em Tambaú

Dois funcionários de uma empresa identificada como Real Energy foram flagrados durante o final da noite desta sexta-feira (30) instalando equipamentos como roteadores e antenas na orla de João Pessoa, para disponibilizar acesso gratuito a internet no Projeto Jampa Digital denunciado no último domingo pelo Fantástico da Rede Globo. A ação foi registrada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Professor Paiva, e por diversos internautas que enviaram fotos e vídeos para redação do ClickPB. 
A tentativa de disponibilizar internet grátis na orla de João Pessoa, acontece logo após o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) anunciar investigação sobre eventual malversação de recursos públicos federais repassados ao município de João Pessoa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para implantação do projeto Jampa Digital. 
O procedimento investigatório nº 1.24.000.000445/2012-44 foi instaurado em 27 de março de 2012, com base na reportagem veiculada pelo programa Fantástico e também na provocação encaminhada, na segunda-feira (26), pelo deputado estadual Janduhy Carneiro. 
Já foram realizados alguns levantamentos de dados por parte do órgão ministerial. Além disso, o MPF aguarda manifestação de órgãos técnicos, a exemplo da Controladoria Geral da União que, inclusive, já informou à imprensa à apuração do fato. 
A partir da análise técnica dos documentos e gastos relacionados ao convênio, o órgão vai traçar uma linha de investigação. No momento oportuno, o Ministério Público Federal na Paraíba dará à sociedade as respostas necessárias, apontando as possíveis irregularidades e eventuais envolvidos.
Jampa Digital
Jampa Digital
Jampa Digital

Jampa Digital

Entenda o Caso:
 
Pagamento de propina, desperdício de dinheiro e um escândalo milionário que envolve vários nomes da política paraibana, este é o "Jampa Digital", um programa que prometia internet grátis para toda João Pessoa e não funciona em nenhum dos pontos prometidos pela prefeitura da capital. 
O pior é que além de não funcionar, segundo matéria especial do Fantástico da Rede Globo, vários equipamentos possuem indícios de superfaturamento, tudo adquirido nas gestões do ex-prefeito e hoje governador, Ricardo Coutinho (PSB), e o atual prefeito, Luciano Agra (mesmo partido). 
Propina 
Inaugurado há dois anos, em um show de rock nas areias da praia de Tambaú, o projeto prometia transformar João Pessoa na primeira cidade 100% digital do Brasil, mas as promessas não saíram do papel e o que os repórteres da Globo flagraram foi o diretor de uma empresa, a Ideia Digital, Paulo Sacerdote, oferecendo propina para um dos produtores do programa, imaginando estar com o assessor de um prefeito. O acordo seria de 20% do total do serviço pago. 
O diretor se ofereceu até para incluir um item que não existiria de fato, mas apenas nas planilhas, sendo este o de capacitação, a exemplo do que consta no edital da prefeitura de João Pessoa. 
Sem serviço 
A equipe do Fantástico esteve em João Pessoa e visitou os locais onde deveria ter acesso gratuito à internet, nada feito, a equipe verificou que o projeto não virou realidade quando em documentos existem onze pontos de internet sem fio e gratuita na capital paraibana. 
O então, Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, e atual Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foi citado na reportagem por estar a frente da pasta no período. 
Batendo Pino 
Responsável pela prefeitura na época, o governador Ricardo "fugiu do debate" e se recusou a falar com o Fantástico, a exemplo do prefeito Luciano Agra, que também "correu", quando soube qual era o assunto e o único que falou foi o procurador geral do estado, Gilberto Carneiro, que justificou o suposto sobrepreço afirmando que não pode obrigar as empresas a venderem barato. 
Dinhero "jogado fora" 
A prefeitura de João Pessoa investiu, segundo a matéria, R$ 1,5 milhões no programa e o ministério da Ciência e Tecnologia R$ 4,7 milhões, o que eleva o desperdício a mais de R$ 6 milhões "jogados no lixo". 
A prefeitura de João Pessoa tentou justificar a falta de funcionamento no projeto dizendo que existiu uma redução nos repasses do governo e que as falhas seriam provocadas por equipamentos danificados que estariam sendo substituídos. 
O suposto esquema da Ideia Digital, que possui sede em Salvador/Bahia, já estaria funcionando em Pernambuco, onde o governador, Eduardo Campos (PSB), já teria pago R$ 14 milhões por serviços da Ideia digital. 
Resta agora ao governador, Ricardo Coutinho, ao prefeito, Luciano Agra, a ex-secretária de Administração, Estelizabel, e aos demais citados responder onde foi parar estes mais de R$ 6 milhões gastos com o programa.
Fonte: ClickPB
























|
|

quinta-feira, 29 de março de 2012

Caminhão desgovernado invade Churrascaria Boi Forte em Patos


Um caminhão, placa JMP 1699 – Patos, pertecente a Indústria e Comércio de Doces Tupy Guarany, também da cidade, se desgovernou logo após ser estacionado na Rua Elias Asfora, Bairro do Santo Antônio em Patos. O caminhão atravessou a Rua Irinel Joffily e se chocou com a Churrascaria Boi Forte 3. O fato por pouco não acabou em tragédia devido ao grande fluxo de pessoas no momento do ocorrido. O acidente foi registrado por volta das 07:00 h. da manhã desta quinta-feira, dia 29.
Policiais do Pelotão de Policiamento de Trânsito – PPTRAN e Agentes de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos - STtrans foram acionados para ajudar na organização doCaminhão desgovernado em Patos trânsito no local que ficou bastante complicado.
De acordo com informações do moto-taxista Nanô, que trabalha na Praça do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, o caminhão pernoita no Auto Posto Patoense e teria se desgovernado alguns minutos depois que um dos funcionários do posto estacionado o caminhão para começar as atividades no seu local de trabalho. O ocorrido por ter sido gerado por falha mecânica, mas essa informação é extraoficial.
A funcionária do CEREST, Neomiza Costa disse que por pouco o fato não se transformou numa tragédia. Uma senhora que estava caminhando em direção ao Centro de Patos quase é atropelada. O episódio não ocorreu devido à intervenção dos moto-taxistas.

Jozivan Antero – patosonline.com
Caminhão desgovernado em Patos
 Caminhão desgovernado em Patos
Caminhão desgovernado em Patos

quarta-feira, 28 de março de 2012

Acidente na madrugada desta quarta-feira vitima jovem médico de João Pessoa


Mais um grave acidente na PB 238, que liga Teixeira a Desterro, vitimou mais uma pessoa. Dessa vez o médico Vitorino de Oliveira Medeiros, 32 anos, radicado em João Pessoa, que se dirigia para a cidade de Maturéia, e perdeu a vida em um acidente fatal.
Segundo as primeiras informações, o médico que tinha plantão no dia de hoje em Maturéia, dirigia um veículo da prefeitura da cidade, quando perdeu o controle do carro.
O carro capotou varias vezes, Dr. Vitorino não resistindo aos ferimentos foi a óbito ainda no local do acontecido. Populares acharam o veículo na margem da rodovia e chamaram a policia.
Os policiais que estiveram presentes no local do acidente, afirmaram que não havia marcas de frenagem na pista, eles acreditam que o médico provavelmente cochilou ao volante e saiu do roteiro, vindo a capotar em seguida.
O corpo de Vitorino de Oliveira foi levado para o IML-Patos, para a necropsia. Familiares da vítima se dirigiram para o Instituto Médico Legal, para esperar a liberação e transportar o corpo, para João Pessoa, onde será sepultado, no cemitério parque da Acácias.
Munícipes de Matureia lamentaram a perca para a cidade, segundo alguns populares, Dr. Vitorino era um excelente profissional e tinha uma atenção especial para com seus pacientes.
Mais informações
O médico Vitório de Oliveira Medeiros, plantonista da cidade de Desterro interior da Paraíba, morreu na madrugada desta quarta (28/03). O acidente aconteceu por volta das 03h30min da manhã numa curva da BR 110, entre as cidades de Desterro e Teixeira, precisamente na comunidade denominada de “Aparecida”, povoado de Desterro.
O médico dirigia um carro cor Preto, ano 2011 placas: MOR 1192 de João Pessoa –PB, pertencente à Prefeitura de Desterro onde prestava serviços. O sinistro aconteceu numa curva considerada perigosa quando o profissional de saúde saiu da pista, entrou em contra mão, perdeu o controle do veículo, caindo numa ribanceira de cerca de 10m de altura. O veículo que ele dirigia ficou completamente destruído.
A equipe do SAMU foi acionada, mas quando chegou ao local nada puderam fazer por conta da gravidade do impacto o médico já estava morto. Segundo populares o médico era um dos melhores que a cidade já teve, ele dispunha de um condutor da prefeitura para realizar as viagens de rotina, só que nesse dia o médico o dispensou pegou a chave do corro e saiu sozinho.
acidente

acidente
acidente

Eduardo Rabêlo
Olavo Silva da Rádio 104FM de Cacimbas PB

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga ao país inteiro

O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira (28) em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.
 O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite. A construção e o lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, têm um custo avaliado de R$ 750 milhões.
"Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante", disse o ministro.
O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.
Brasil, Índia e África do Sul também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas".
Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde a década de 1980 -- com o lançamento conjunto de três satélites --, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera "estratégica" a cooperação.
Raupp integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula desta quarta-feira dos Brics -- bloco dos países emergentes -- na capital indiana.
Durante a visita bilateral à Índia na sexta-feira, Raupp assinará com as autoridades indianas um acordo para o programa "Ciências Sem Fronteiras", que permitirá o treinamento no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.
No caso da Índia, o Brasil espera estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde, em particular o combate a Aids, malária e turberculose, assim como a farmacêutica, a nanotecnologia e as ciências de forma geral.
Fonte: G1

Empresa recolhe material de construção dos postos de saúde em Patos; Secretário repudia atitude


Trabalhadores da COMPAC Engenharia Ltda, empresa responsável pela construção de Postos de Saúde em Patos, foram flagrados na manhã desta quarta-feira, dia 28, retirando material de construção e placas nas obras. Segundo informações, a Prefeitura Municipal de Patos não estaria pagando e por isso as obras foram paralisadas e o material de construção será recolhido até que sejam regularizados os pagamentos.
As fotos que ilustram a matéria foram feitas no Bairro do Santo Antônio onde está sendo construído um dos postos de saúde. A COMPAC venceu a licitação para a construção de todos os demais postos de saúde que foram anunciados pela Prefeitura Municipal de Patos através de recursos federais.
Em contato com o secretário de saúde do município, EisenhowerPosto de Saúde em construção em Patos Segundo esse se mostrou indignado com o fato. “A empresa não pode fazer esse tipo de expediente, afinal os trâmites burocráticos estão em andamento e não existe nenhuma questão que não seja de conhecimento dos responsáveis pelas obras”, continuou “Os atrasos estão dentro dos aceitáveis nas obras públicas que dependem de liberação de recursos federais”, confessou.
O secretário disponibilizou a documentação de autorização para a reportagem e mostrou os pareceres dados para a construção dos postos de saúde. A questão é que o fato torna-se vexatório para qualquer gestor. O secretário de saúde disse que irá acionar o setor jurídico da Prefeitura de Patos.

Jozivan Antero – patosonline.com

Posto de Saúde em construção em Patos

terça-feira, 27 de março de 2012

Plano Diretor é apresentado para coordenadores municipais da Defesa Civil em Patos


A cidade de Patos esteve recebendo nesta terça-feira (27), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os coordenadores municipais da Defesa Civil de vários municípios da região, que participaram de reunião para apresentação do Plano Diretor da Defesa Civil Estadual.
A Prefeitura de Patos apoiou a iniciativa e esteve representada através do coordenador adjunto de Defesa Civil, Taunaí Dantas.
“Foi um momento onde tivemos oportunidade de firmar parcerias com o estado, no sentido de desenvolvermos o plano diretor, bem como elaborarmos o plano de contingenciamento do município. Com esse plano diretor iremos intensificar a atuação da Defesa Civil e nos prepararmos para problemas que possam surgir”, explicou Taunaí Dantas.
Para apresentar o plano diretor estadual, o coordenador da Defesa Civil na Paraíba, tenente-coronel José Walber Rufino, preferiu uma palestra onde o mesmo explicou sobre o trabalho do órgão e como pode atuar em conjunto com os municípios.
“É necessário que cada gestor municipal juntamente com seus secretários observe a história do seu município, sobretudo onde os problemas de estiagem são mais recorrentes, além de outras questões como o seguro safra, colheita, saúde, atendimento à saúde, entre outros. Chega a ser um trabalho bastante complexo, mas necessário para que haja um bom planejamento”, disse Walber Rufino.
Durante a reunião, além do Plano foram discutidas com os coordenadores municipais as medidas preventivas, preparatórias de socorro e assistenciais para todos os órgãos do Sistema Municipal, além de ações de saúde, infra-estrutura, educação, assistência social, segurança e trânsito.coordenador da Defesa Civil na Paraíba, tenente-coronel José Walber Rufino
Posteriormente serão apresentados relatórios das necessidades de cada município junto a Defesa Civil Estadual.
Na reunião estiveram presentes o assessor técnico da Emater, José Marinho, o secretário de Agricultura do município de Picuí, Aguifá Lira, bem como representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Diocese e algumas entidades da sociedade civil organizada.

Fonte: Ascom PMP

Piancó e Santana dos Gorrotes poderão perder até 3 mil eleitores


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba encerrou na semana passada, a coleta biométrica dos eleitores de Piancó e Santana dos Garrotes, no Sertão do Estado.
Com o resultado do TRE ,16,7% do eleitorado dos dois municípios, totalizando 2.985 votantes, não compareceram ao recadastramento e ficarão impedidos de votar no pleito de outubro próximo.

O trabalho de recadastramento levou 51 dias, e 14.891 eleitores foram recadastrados nos dois municípios, os únicos do Vale que utilizarão urnas biométricas nas eleições deste ano para escolha de prefeito e vereador.

A coleta de dados começou no dia 23 de janeiro: 86,65% do eleitorado de Piancó foram recadastrados, correspondendo a 10.153 eleitores, o que mostra que o município piancoense perdeu 1.564 votantes, uma perda eleitoral expressiva. E ela foi maior ainda em Santana dos Garrotes, onde apenas 76,92% dos eleitores foram recadastrados, o equivalente a 4.738, mas 1.421 votantes não atenderam ao chamamento da Justiça eleitoral.

O recadastramento consistiu na coleta da impressão digital e fotografia do eleitor, informações que vão alimentar o novo sistema de identificação eleitoral, que evitará o uso de documento: no dia do voto, basta o cidadão dirigir-se à sessão eleitoral, tocar o dedo no coletor de digital e votar.

A urna biométrica é uma tecnologia moderna e segura, mas a qualidade do voto ainda depende da consciência do eleitor, nem sempre tão avançada.
DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vale

TRE volta a julgar contas José Maranhão; Comissão pede rejeição e PMDB quer adiar



O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) volta a julgar nesta terça-feira (27) as contas de campanha do ex-governador José Maranhão (PMDB), referente ao pleito de 2010. O julgamento estava previsto para acontecer na sessão do tribunal do último dia 13, mas foi adiado após o pedido de vistas dos advogados do réu.
O relator do processo é o juiz João Batista Barbosa. Em de seus despachos do caso, o relator informa que a Comissão de Controle Interno do Tribunal (CCI) se manifestou pela rejeição das contas. O presidente do PMDB, Antônio de Souza, disse que já foram apresentadas as retificações exigidas, mas que existem equívocos no processo e que o julgamento deve ser adiado mais uma vez.
Já depois que o julgamento foi adiado no último dia 13, o ex-coordenador financeiro da campanha de Maranhão, Ruy Bezerra Cavalcanti, requereu que os dados que foram enviados ao TER-PB sobre a prestação das contas fossem novamente enviados a ele por que ele havia perdido essas informações em seu computador. Ele alega ainda que o ex-governador vem negociando os débitos de campanha com os fornecedores de forma que necessita ter acesso aos documentos existentes no referido processo.
Já o presidente do PMDB acredita que o julgamento deve ser mais uma vez adiado por que, segundo ele, o ex-governador não foi notificado via AR do julgamento e também o PMDB não foi incluído no processo. Para Antônio se esses detalhes não forem observados, o julgamento estará passível de nulidade.
De acordo com relatório do Ministério Público Eleitoral (MPE), em depoimentos prestados nos autos, testemunhas ouvidas afirmaram que tinham prestado serviço à campanha do candidato José Targino Maranhão, inclusive, com valores consideráveis.
Após a definição, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), da Constitucionalidade da Ficha Limpa e aplicabilidade para as eleições municipais de outubro, o julgamento das contas dos políticos ganha relevo especial, pois caso sejam reprovadas eles serão considerados Ficha Suja e não poderão disputar o pleito deste ano.
WSCOM Online

Deputado do PSDB revela que Cássio poderá se licenciar do Senado para ‘entrar’ na campanha

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) poderá se licenciar do cargo para ajudar na campanha eleitoral do pré-candidato tucano Romero Rodrigues e aos postulantes às prefeituras de outros municípios paraibanos, onde o PSDB terá candidatos à sucessão de 2012. “Cássio deverá concentrar seus esforços em Campina Grande, mas de olho também em municípios importantes do Estado, para levar os candidatos de sua coligação à vitória no dia sete de outubro”, disse Romero Rodrigues.

Segundo o deputado federal Romero Rodrigues, a definição da escolha do pré-candidato a vice da coligação encabeçada pelo PSDB, será uma decisão de todos os partidos que integrarão a aliança. “Todos os partidos serão ouvidos para escolha do vice; não será uma decisão isolada”, explicou Romero. “A lógica recomenda que o nome seja definido até meados de junho”, esclareceu.

De acordo com o parlamentar, o PSDB já conta com o apoio do PRP, e para isso já renovou contatos na semana passada, com a presidente estadual da legenda Maria da Luz  Santos; e com os vereadores do partido na Câmara de Campina Grande Jóia Germano e Nelson Gomes Filho.

Romero também informou que, o esforço do PSDB é no sentido de ampliar a aliança de 2008 e com esse objetivo vem mantendo conversações com o PTC e PSL, sem falar no PSD, dirigido no Estado pelo vice-governador Rômulo Gouveia. O tucano também esteve reunido com dirigentes do PPS, com os quais vem mantendo um diálogo franco

No que se refere à formação da chapa proporcional para a disputa das vagas na Câmara Municipal, Romero Rodrigues é de opinião que, a discussão em torno desse assunto seja intensificada entre o final de maio e à primeira quinzena de junho, próximo da convenção municipal do PSDB, para oficialização dos candidatos a prefeito, vice-prefeito  e vereador.

Quanto à formação de sua carta-programa e à coleta de sugestões para elaboração do seu plano de governo, Romero Rodrigues ressaltou que, já está dialogando com todos os segmentos da sociedade de Campina Grande. “Queremos uma carta-programa que reflita os anseios da população de nossa cidade”, garantiu Romero, cuja pré-candidatura, segundo ele está consolidada.
JCP
RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS