segunda-feira, 29 de abril de 2013

Exclusivo: Durante a marcha, Estado e Município são responsabilizados pelos problemas da saúde em Patos




 
Usuários, enfermeiros, servidores públicos, representantes do conselho de saúde do município, cidadãos do Movimento Patos Pró Água e principalmente estudantes tomaram às ruas de Patos na manhã desta segunda-feira, dia 29, na denominada Marcha da Saúde em Patos. O ato chamou a atenção para os graves problemas enfrentados pela saúde e responsabilizou Estado e Município por todos esses.
Durante a Marcha, que teve início na Praça Edivaldo Motta e concentração na Rua Bossuet Wanderley no largo da Oi-Telemar, os manifestantes fizeram uso de faixas, cartazes e carro de som para denunciar diversas questões que tem causado danos ao direito à saúde pública, gratuita e de qualidade.
A Marcha da Saúde em Patos foi organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e contou com o apoio de vários segmentos da sociedade. Estudantes da Escola Estadual Auzanir Lacerda e do Colégio e Curso Evolução trouxeram palavras de ordem, como: “Ah não tá legal o povo tá morrendo e falta médico no Hospital”.
O vereador Jefferson Melquíades - PMDB, único vereador a participar do ato, disse ao fazer uso da palavra, que a Marcha estava de parabéns por trazer para as ruas a insatisfação do povo com os serviços de saúde prestados pelo Estado e Município.
Luciano Dias, conselheiro de saúde do Município de Patos relatou que o Sistema Único de Saúde – SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, pois atende milhões de pessoas todos os dias no Brasil. O problema, segundo Luciano, é a administração dos recursos públicos destinados que vão parar muitas vezes em mãos de representantes sem compromisso social.
Para a enfermeira Helyane Pereira, a situação nos Postos de Saúde do Município é preocupante, pois faltam materiais para se trabalhar adequadamente e os enfermeiros estão esperando a redução da jornada de trabalho para 30 horas, aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS, além de melhores condições de funcionamentos dos locais de trabalho e mais agilidade na realização de exames marcados.
Denuncias sobre problemas como os que levaram a morte de parturiente Lídia Santos na Maternidade Dr. Peregrino Filho foram lembrados. Amigos presentes ao ato levaram um banner com a foto da jovem que morreu e deixou um bebê recém-nascido sobre os cuidados de familiares.
Para a professora Gerlúzia Vieira, representante do Movimento de Mulheres Olga Benário, A Marcha da Saúde em Patos cumpre seu papel de cidadania e de busca por justiça social na saúde.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Matureia foi incluída no projeto de abastecimento de água através do Sistema Adutor Pajeú



On 29 de abril de 2013, in Desenvolvimento» Geral» Notícias, by .::MATUREIA::.
Obras da adutora em Serra Talhada
Foto: Flamínio Araripe
Foi realizada no último dia (19) na cidade de Monteiro uma reunião pública entre o Poder Legislativo e aComissão Externa do Senado. Durante a reunião, o deputado Gervásio Maia (PMDB), presidente da Comissão Suprapartidária Legislativa da Paraíba solicitou a inclusão do município de Matureia no projeto do Sistema Adutor do Pajeú através de carta elaborada na Câmara Municipal em Teixeira e entregue ao ministro da integração Nacional, Fernando Bezerra. Na câmara o prefeito de Matureia, Daniel Dantas havia solicitado a inclusão do município no projeto.
Ao analisar a carta, o ministro Fernando Bezerra incluiu em seu discurso o Sistema Adutor do Pajeú e confirmou que Matureia será uma das cidades contempladas com o abastecimento de água através da obra.
O Sistema Adutor do Pajeú vai contemplar mais de 500 mil pessoas de 20 municípios de Pernambuco. Na Paraíba, a obra pretende contemplar as cidades de Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas e Matureia. A obra, que possui extensão de 600 Km, teve sua primeira etapa inaugurada pela presidente Dilma Roussef no mês de março deste ano e atende apenas municípios do Estado de Pernambuco.
Ascom Matureia

Curso de Formação de Soldados promove treinamento na Caatinga




Recrutas do Curso de Formação de Soldados, dos 3º e 6º Batalhões de Polícia Militar da Paraíba, participaram da marcha pelos municípios de Cajazeiras, São José de Piranhas e Cachoeira dos Índios, nesse fim de semana. A atividade percorreu um trecho de aproximadamente 35 km.
Durante o treinamento, o grupo realizou paradas programadas e recebeu instruções sobre sobrevivência na Caatinga; orientação no terreno pelos elementos naturais; busca por água e alimento, conhecimento da flora; primeiros-socorros; acuidade auditiva e visual; conduta de patrulha; resgate de companheiro ferido, além de outras modalidades.
A marcha foi organizada pelo comandante do 3º BPM, tenente coronel Cunha Rolim, juntamente com o comandante do 6º BPM, tenente coronel José Ronildo. “Realizamos uma marcha conjunta unindo as duas turmas de recrutas em formação dos dois batalhões”, explicou o comandante do 3º BPM, tenente coronel Cunha Rolim.
“Reunimos novamente as duas turmas e realizamos esse evento que tem ensinamentos que fortalecem o espírito de corpo, bem como preparamos o policial para situações adversas, para toda sua vida”,  completou o comandante do 6º BPM, tenente coronel José Ronildo.

Caminhoneiro sousense e mais duas pessoas morrem em acidente com caminhões


 
Um grave acidente registrado por volta das 15:30h desta sexta-feira (26) no KM 525 da BR 116, próximo ao Município de Jati deixou três pessoas mortas. O local onde ocorreu o sinistro de trânsito é conhecido como a “Curva da morte”.

Conforme informações da Polícia Militar, a colisão frontal envolveu dois veículos. Um caminhão Mercedes Bens de cor vermelha e placas GYS-7305 que era conduzido pelo sousense Manoel Batista Neto, 32 anos, que bateu de frente contra uma Scania de cor branca e placas MHB-4636, pertencente à Empresa Coopercarga Logística que era dirigida pelo senhor Amarildo Soares da Silva, de 46 anos.

O caminhão conduzido pelo sousense, transportava verduras do Estado de Pernambuco para o Ceará. Manoel Batista ficou preso às ferragens e acabou morrendo no local. Já o motorista da Scania foi arremessado para fora do veículo, não resistiu e também morreu antes da chegada do Corpo de Bombeiros. 

O impacto entre os veículos foi tão grande, que o motor do caminhão foi arremessado a vários metros do local da colisão, a cabine quebrou e foi arrancada da carroceria.

Três mortes
O Corpo de Bombeiros localizou uma terceira vítima fatal a alguns metros do local do acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o popular identificado como “Claudiomar” seguia como carona no caminhão e com o impacto ele arremessado para fora do veículo e morreu.

Diariodosertão


sábado, 27 de abril de 2013

visita do bispo Dom Erado em Mãedagua


Foi com muita alegria que na noite desse Sabado , 27 de abril, a Paróquia de Mâe DAgua  recebeu o bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva.
Em uma recepção bastante prestigiada com a presença das principais autoridades do município e cercada de muita expectativa dos fiéis, Dom Eraldo visitou a cidade.
O Bispo foi recebido logo na entrada da cidade pela a prefeita Margarida Fragosso,e de seu sobrinho Junior Tota que ja foi prefeito deste município  . Eles estavam acompanhados do padre Leonardo  (pároco da igreja nossa senhora das dores em Mãe Dagua ), além de uma multidão que esperava ansiosa por sua chegada.
Em seguida todos desceram em caminhada rumo à igreja  pela ruas uma multidão motos a comparam senhor bispo ate igreja matriz    em seguida de fronte a igreja um grupo de jovens da cidade fizeram duas pela apresentação com duas dança religiosa emocionando todos presente .  
O Padre Leonardo  falou da alegria de apresentar o pastor maior da Diocese a suas “ovelhas” que também fazem parte do seu rebanho. O Bispo disse que era uma responsabilidade a ele confiada, de cuidar bem delas e de prestar contas desse relacionamento à Igreja.
Dom Eraldo falou que esse momento era muito importante para ele e para os fiéis se conhecerem melhor e assim criar um relacionamento de confiança entre ambos. Ele disse que todos os irmãos devem se respeitar independente de religião porque Jesus Cristo é o único Pai de todos, e que a fraternidade e a paz entre os povos é o remédio de todos os males da sociedade e também da alma. Dom Eraldo agradeceu a todos pela a acolhida tão carinhosa e cheia de alegria com a qual foi recebido por todos. no final da missa Dom Eraldo recebeu alguns presente que foram entregue por criança da patoral casal do ECC.








Exclusivo: Mais um acidente é registrado nos cruzamentos das ruas Felizardo Leite e Rui Barbosa/Pedro Caetano. Veja as fotos


 
Mais um acidente foi registrado nos cruzamentos das ruas Felizardo Leite e Rui Barbosa/Pedro Caetano. Desta vez o fato foi registrado no início da tarde deste sábado (27/04), envolvendo uma motocicleta Honda, modelo Bros, cor vermelha e um veículo Hyundai, cor branca.
A colisão aconteceu no trecho que liga as três ruas, bem próximo a uma árvore existente no local.
O condutor da motocicleta levou a pior na colisão. Ele foi arremessado do veículo e se chocou com o solo em seguida. O fato chamou a atenção de curiosos, por ser um local central na cidade e por frequentemente acontecer esse tipo de acidente naquele trecho da via pública.
Viaturas do Samu foram acionadas e compareceram ao local. Os profissionais prestaram os primeiros atendimentos a vítima e a conduziram em seguida para o Hospital Regional de Patos.
O condutor da motocicleta apresentava alguns ferimentos pelo corpo.  
Patosonline.com 

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Aesa prevê chuvas isoladas neste final de semana no Sertão, Cariri e Curimataú




 
Após dias quentes e secos, o clima esfriou de vez na Paraíba. O Estado tem previsão de mais chuvas nesse final de semana, com chuvas isoladas principalmente à noite nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú. Já no Agreste, Brejo e Litoral, o sol aparece, mas há possibilidade de chuvas ocasionais. Em Campina Grande por exemplo, amanheceu chovendo neste sábado e o frio fez os campinenses saírem de casa com agasalhos.
Na próxima semana, há previsão das chuvas serem mais frequentes e mais fortes. As informações são da meteorologista Carmem Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Nas últimas 72h a Aesa registrou chuva em 22 das 269 estações pluviométricas monitoradas pelo órgão. As chuvas ocorreram em 22 municípios com maior precipitação em São José de Caiana onde choveu 16 mm.
O período chuvoso do Sertão, Cariri e Curimataú é de fevereiro a maio e o inverno do Agreste, Brejo e Litoral acontece entre os meses de abril a julho e com essas primeiras chuvas a temperatura já começa a baixar um pouco.
De acordo com a meteorologista Carmem Becker, até este sábado, os municípios onde mais choveu foram Vista Serrana (219.5 mm), Belém do Brejo do Cruz (211.7 mm), Diamante ( 210.7 mm) e São José do Brejo do Cruz (209.5 mm). Na capital paraibana o acumulado das chuvas de abril registra 150.9 mm e na cidade de Campina Grande choveu 95.5 mm.
Os 122 açudes monitorados pela Aesa estão hoje com o volume acumulado de aproximadamente 1,5 bilhão de metros cúbicos (1.488.081.947 m³). A capacidade máxima dessas barragens é de 3.942.343.207 de metros cúbicos d’água.
No último final de semana choveu praticamente em toda a Paraíba e as chuvas permaneceram por toda a semana.
Patosonline com Aesa 

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS