domingo, 30 de agosto de 2015

Polícia Civil revela que ladrões de joias presos em Patos, fazem parte de uma associação criminosa


IMG-20150828-WA0030
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Capital e da 3ª Superintendência Regional da Polícia Civil deflagraram, nas primeiras horas desta sexta-feira (28) a operação “18 Kilates” nas cidades de Pombal, São Bentinho e Patos, no Sertão da Paraíba. A ação teve como objetivo desarticular um grupo de criminosos especializado em assaltos a joalherias e sequestros de ourives da região. Três homens foram presos.
Trinta policiais participaram da operação, que começou com a identificação dos suspeitos e do monitoramento deles. Durante os levantamentos, os agentes de investigação descobriram que os suspeitos iam sequestrar um comerciante no município de Pombal. O cerco foi montado e quando eles chegaram à casa da vitima a policia apareceu. Os suspeitos ainda tentaram fugiu, mas foram alcançados entre os municípios de Santa Gertrudes e Patos.
Com Francisco Everton Alves da Silva, 26 anos, Genivaldo Carlos de Sousa, 29 anos, e Luciano Pereira de 42 anos, foram encontradas armas e munições, além do carro roubado de uma das vítimas. Os três, de acordo com as investigações, moram em João Pessoa e para não levantar suspeitas praticavam os crimes no interior do Estado.
“Os homens presos hoje, fazem parte de uma associação criminosa que age da seguinte forma: identifica as vítimas, donos de joalherias, observam a rotina e depois de vários dias anunciam o assalto quando elas estão chegando em casa ou invadem as residências durante a madrugada. Eles obrigam a pessoa dar as peças de ouro e fogem levando a vítima e carro dela. Depois ela é abandonada na estrada”, disse o delegado titular da DRF, Walter Brandão.
Francisco já respondeu processo por assalto a uma lotérica e está na condicional. Já Genivaldo cumpriu oito anos de prisão por assalto e há quatro meses está em liberdade. Eles e Luciano foram autuados por assalto. Os três foram encaminhados para o Presídio de Patos, onde vão ficar à disposição da comarca de Pombal. “Agora o nosso trabalho continua para identificar os outros integrantes desta quadrilha, porque as nossas investigações mostram que eles atuam em várias cidades da Paraíba”, concluiu o delegado superintendente da 3ª Regional da Policia Civil, André Rabelo.
Fonte: Wscom

Neste sábado: Agricultor é atropelado no Bairro do Jatobá em Patos



 
Uma cena forte foi presenciada por algumas pessoas na tarde deste sábado (29/08) na Rua Manuel Mota, bairro do Jatobá, setor Sul de Patos.
O Senhor Valdeci Marinheiro dos Santos, agricultor, residente na Rua Maria da Guia do Ó, bairro Mutirão, tentava atravessar a avenida principal do bairro quando foi atropelado por um veículo, modelo Ford Fiesta, cor vermelha, placas OGG 1430 – Patos.
Com a força do impacto (segundo testemunhas), a vítima foi lançada há alguns metros de distância, já o veículo teve o parabrisa praticamente destruído.
Populares acionaram rapidamente o SAMU, que compareceu ao local, realizou os procedimentos de praxe e conduziu a vítima para o Hospital Regional de Patos.
Algumas pessoas ficaram preocupadas, pois o agricultor chegou a perder muito sangue no local do acidente.
Segundo informações apuradas por nossa equipe, até o início da noite, seu Valdeci Marinheiro dos Santos, estava internado no HRP, esperando por cirurgia.               

Veja fotos e vídeo:


Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 

Arcebispo da Paraíba é suspenso pelo Vaticano; Religiosos criticavam presença do Bispo em protestos



 
Arcebispo da Paraíba está proibido de ordenar padres e diáconos e de receber novos seminaristas até que o Vaticano finalize investigações em curso.
Pode celebrar missa e casamento, mas não pode ordenar padres e diáconos. É com essa limitação que o arcebispo dom Aldo Pagotto continua à frente da Arquidiocese da Paraíba, onde chegou no ano de 2004. Quem revela essa restrição é um grupo de padres, que pediu o anonimato para esmiuçar o que acontece nos bastidores da Igreja Católica na Paraíba. Dom Aldo estaria proibido de ordenar presbíteros e diáconos, desde o início deste ano, por determinação do Vaticano. 
A crise no clero da Paraíba não se instalou da noite para o dia. Segundo um padre que não quis se identificar, a insatisfação com o arcebispo foi crescendo ao longo dos anos. O ápice se deu em 2013, quando ocorreu uma visita canônica, ocasião na qual um representante do Vaticano veio a João Pessoa com a missão de ouvir os religiosos sobre a realidade vivida na Arquidiocese da Paraíba. Ao todo, 26 padres prestaram depoimentos contrários à conduta de Pagotto. 
A visita canônica ou visita apostólica é uma iniciativa da Santa Sé, que prevê o envio de um representante – visitador apostólico – para avaliar um instituto eclesiástico, como uma diocese. No caso da Paraíba, o visitador apostólico foi o então arcebispo de Garanhuns (PE), dom Fernando Guimarães, hoje arcebispo da Diocese Militar em Brasília.
Um relatório foi feito e se transformou em um processo que tramita na alta cúpula da Igreja. No início deste ano, segundo o grupo de padres, dom Aldo foi a Roma prestar esclarecimentos sobre as investigações envolvendo seu nome. A expectativa é de que o Vaticano emita um parecer sobre a situação até novembro próximo, que pode ser, inclusive, a saída de dom Aldo. 
A reportagem procurou a Nunciatura Apostólica, em Brasília, onde foi dito que o órgão não presta informações sobre nenhum processo, independentemente de sua natureza. A Nunciatura, que representa o Vaticano no Brasil, recomendou procurar a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, por sua vez, não enviou resposta ao que foi solicitado. 
As reclamações são muitas, mas o pedido dos religiosos é claro: eles querem a saída do arcebispo. A principal queixa contra Pagotto é a falta de diálogo e a tomada de decisões de forma unilateral. “Ele não ouve ninguém, não consulta quem deve ser consultado. É um bispo que se considera dono da Igreja”, reclama um dos padres. Nem mesmo o Conselho Presbiteral participaria das decisões do arcebispo, segundo o grupo. 
Suspenso de ordenar, dom Aldo tenta se defender do que classifica de denúncias infundadas. A Arquidiocese da Paraíba rebate a informação e diz que isso não existe. Contudo, revela que não há previsão de nova ordenação. A decisão de ordenar presbíteros e diáconos é exclusiva do bispo, segundo os regulamentos da Igreja Católica. Em outras palavras: é o bispo quem decide quando deve ordenar novos padres e diáconos, quando achar que eles estão prontos para isso, sem ter que se alongar nas explicações. A arquidiocese pede provas em relação às denúncias. 
Procurado pela reportagem para dar sua versão, o arcebispo limitou-se a dizer a seguinte frase:"Isso de novo? É tudo calúnia". Depois disso, todas as respostas foram dadas pela assessoria de imprensa da Arquidiocese da Paraíba.
Religiosos criticam presença do bispo em protestos
Dividido, o clero da Paraíba vê dom Aldo como “o bispo que não deu certo”. O ministério dele não é aprovado, assim como suas atitudes. Recentemente, a presença do arcebispo nas manifestações de rua pedindo impeachment da presidente Dilma Rousseff foi vista como uma afronta ao que prega a Igreja. Ironicamente, o bispo que vai às ruas pedir a saída da presidente, enfrenta o pedido de impeachment dentro de sua própria Igreja. 
Os padres lamentam o envolvimento de Pagotto em escândalos. “A presença de dom Aldo em manifestações de rua arranha a imagem da Igreja, e isso não é visto. Ele não representa a Igreja nesses e em muitos outros momentos”, declara um dos párocos. Os religiosos esperam de Roma uma solução: a saída de dom Aldo. 
Um bispo de decisão forte, que enfrenta as denúncias sem se abalar. É assim que a Arquidiocese da Paraíba descreve dom Aldo Pagotto, que completa 66 anos no próximo dia 16. Há 11 anos na Paraíba, depois de ser bispo em Sobral, no Ceará, ele rebate as denúncias. Afirma que são infundadas e sem lógica. Nega que esteja proibido de ordenar presbíteros e diáconos e diz que o calendário de ordenação segue normalmente. A última aconteceu em dezembro do ano passado, mas a próxima ainda não tem data prevista. 
Segundo a Arquidiocese, o arcebispo consulta os conselhos presbiteral e pastoral, mas sua decisão é soberana, conforme preveem as normas da Igreja. As reuniões acontecem normalmente. A última delas, com o conselho pastoral, foi realizada no dia 22 de agosto. É durante essas reuniões que surgem discussões como, por exemplo, a transferência de padres de uma paróquia para outra. O objetivo dessa mudança, explica a Arquidiocese, é para evitar comodismo entre os padres. 
Pagotto não esconde que vai às ruas durante as manifestações. Mas diz que o intuito é o de pedir ética e transparência na política. Embora já tenha sido visto ao lado de lideranças políticas durante o tempo em que está na Paraíba, ele afirma que não se envolve com política partidária. Pagotto não vê problema, por exemplo, em “se vestir” com a bandeira do Brasil e se juntar a outros manifestantes que pedem a saída da presidente.

Fonte/Jornal da Paraíba 

sábado, 29 de agosto de 2015

Carreta cegonha colide com poste e causa transtornos no Bairro Santo Antônio, em Patos



 
O motorista de uma carreta do tipo cegonha, que realiza transporte de vários carros, colidiu com a lateral do veículo em um poste de energia elétrica no cruzamento das Ruas Irinel Joffily com 18 do Forte, Bairro Santo Antônio, em Patos.
O fato aconteceu na manhã deste sábado, dia 29, por volta das 09h30, quando a carreta trafegava sentido Bairro do Jatobá ao Centro com destino a BR 230 para tomar destino para a cidade de Campina Grande. No Bairro do Jatobá, a carreta por excesso de altura arrancou a fiação elétrica e se fez necessário acionar Agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) para acompanhar o trajeto.
Na Rua Irienel Joffily o carreteiro precisou realizar conversão à direita para seguir pela Rua 18 do Forte sentido Alça Sudeste, no entanto, de acordo com o motorista, um caminhão estacionado atrapalhou o intento e a carreta colidiu com o poste causando dano irreversível sendo necessária substituição do mesmo pela Concessionária de Energia Elétrica Energisa.
O Agente de Trânsito Antônio Coelho confirmou a versão do motorista, porém notificou o condutor que deveria ter relatado a falta de espaço aos agentes para que as medidas fossem tomadas.
Equipes da Energisa e da Sol Telecom estiveram no local para começar os serviços de substituição do poste e da parte de eletricidade e de internet.


Jozivan Antero – Patosonline.com




Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Publicidade
Publicidade

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Exemplo: Projeto reduz salários de vereadores de Sumé para R$ 788,00



Iniciativas populares que obrigaram a redução de salários de vereadores em câmaras municipais de cidades no Sul do país, a exemplo de Paranaguá (PR), Mauá da Serra (PR), Santo Antônio da Platina e Jacarezinho chegou à Paraíba, a diferença é que, aqui a iniciativa partiu da própria Casa legislativa, através do vereador Juan Pereira (PSDB), que protocolou Projeto de Lei, propondo a redução dos subsídios de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários do município de Sumé, localizado na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba.
Como os subsídios de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos são fixados pelas legislaturas que antecedem as que serão eleitas, o vereador Juan Pereira, protocolou Projeto de Lei estabelecendo a redução dos salários dos agentes públicos para a próxima legislatura.
O projeto pode não contar com a simpatia dos agentes públicos, mas com certeza terá o apoio da maioria absoluta da população de Sumé, de acordo com o projeto a partir da próxima legislatura, ou seja, a partir de 2017, o teto máximo para os vereadores (inclusive do presidente da Câmara) será fixado em R$ 788,00 (salário atual vigente), o do prefeito em R$ 7.880,00 (correspondente a 10 salários mínimos), vice-prefeito e secretários em R$ 3.394,00 (correspondente a 5 salários mínimos).
O Projeto de Lei estabelece ainda que qualquer alteração nos subsídios desses agentes públicos, durante a próxima legislatura, terá que obrigatoriamente passar por uma consulta popular mediante plebiscito.
Confira a integra do Projeto de Lei, que foi protocolado na Câmara Municipal de Sumé, no dia 24.08.2015.
Projeto de Lei
“Fixa o teto e os critérios para alteração no subsídio mensal dos Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do município de Sumé Paraiba.
Art. 1º: O teto para o subsídio mensal dos Vereadores para as próximas legislaturas fica estabelecido em 01 (um) salário mínimo, nos valores de hoje, somando R$ 788,00.
§ 1º: O subsídio mensal do Presidente da Câmara será rigorosamente igual ao dos outros vereadores, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória que diferencie.
§ 2º: A ausência do vereador às sessões ordinárias, sem justificativa plausível apresentada por escrito ao Presidente da Câmara, implicará o desconto da quantia equivalente a 15% por falta no pagamento do próximo subsídio.
Art. 2º: O teto para o subsídio mensal do Prefeito Municipal para as próximas investiduras fica estabelecido em 10 (dez) salários mínimos, nos valores de hoje, somando R$ 7.880,00 (sete mil oitocentos e oitenta reais).
Art. 3º: O teto para o subsídio mensal do Vice-Prefeito e dos Secretários de Governo do município para as próximas investiduras fica estabelecido em 05 (cinco) salários mínimos, nos valores de hoje, somando R$ 3 .394,00 (três mil trezentos e noventa e quatro reais).
Art. 4º: Fica assim determinado que o Presidente da Câmara dos Vereadores somente poderá levar toda e qualquer nova proposta de aumento de quaisquer dos itens que compreendem o subsídio mensal dos membros desta casa ou dos cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais, mediante a consulta e aprovação prévia do referido projeto por parte da população da cidade e seus distritos.
§ 1º: A consulta popular se realizará mediante plebiscito, organizado pela Câmara de Vereadores e contemplará a população de Sumé e seus distritos, em dia, hora e local amplamente divulgados pelos principais veículos de comunicação do município, como;
§ 2º: A equipe responsável pela aplicação, controle e contagem dos votos coletados no plebiscito deverá ser composta por membros dos Conselhos Municipais de Sumé, indicados mediante sorteio público, sob a supervisão do poder judiciário.
§. 3º: Fica a cargo da Câmara de Vereadores garantir a segurança e a idoneidade do processo de consulta popular, devendo esta buscar apoio junto a órgãos e instituições públicas como a Polícia Militar da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Art. 5º: O salário mínimo de referência é o vigente na data de 24 de agosto de 2015, no valor de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), sendo que, ainda que este venha a sofrer alterações no futuro, qualquer reajuste na remuneração dos Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais só poderá ser realizada mediante aprovação popular indicada em plebiscito, conforme artigo 4º desta lei.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

SAS e CMAS realizam VI Conferência Municipal de Mãe d’Água-PB


Notícias | Postado em 24 de Agosto de 2015 as 15:06h | 0
A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB – PMMD-PB, através da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou no último dia 4 de agosto, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que debateu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reuniu cerca de 80 pessoas, entre gestores, profissionais, usuários do sistema de assistência do município e representantes de organizações e entidades da sociedade civil, no Auditório Municipal professora Lucinda Justo.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Silvia Canuto “o encontro teve como foco verificar as conquistas e os avanços nos dez anos de vigência do SUAS, bem como discutir e apresentar propostas de melhorias no sistema para a próxima década”. As discussões foram norteadas por cinco pontos:
I – Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo;
II – Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS;
III – Primazia na responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo;
IV- Qualidade do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo;
V – Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.


Durante a abertura da conferencia, Silvia Canuto destacou a importância do evento, explicando que “são três oportunidades, a partir das plenárias, em que se ouve as proposituras, os desejos e os sonhos de cada comunidade. É o momento de lapidação dos ideais, buscando a valorização do cidadão, através do respeito e da proteção dos seus direitos”. A secretária também ressaltou o empenho da administração local no apoio dado as conferencias realizadas no município, dentre elas a de Assistência Social. “A prefeita Margarida Tota tem nos orientado a construir, com toda a sociedade civil, essas discussões de melhoria para ofertar uma melhor qualidade de vida aos maedaguenses”, destacou Canuto.

As propostas apresentadas serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual que acontece em setembro em João Pessoa-PB, em data ainda ser marcada. Os delegados eleitos, democraticamente, representarão a sociedade civil e a gestão, sendo dois deles representantes de entidades de assistência social, dois de trabalhadores do SUAS e um usuário.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, o advogado João Paulo Trindade, o tema deste ano, “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o Lema, “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, deixa claro a grande preocupação do Conselho Nacional de Assistência Social, que é de envolver toda a sociedade nessa luta em favor da proteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda. “Acima de tudo, estar aqui é um compromisso, porque através desse evento, pudemos propor políticas públicas para a nossa sociedade. A importância é de nós, como cidadãos, darmos nossa contribuição, nosso pensamento para o aprimoramento dessas políticas”, ressaltou Trindade.

Prefeitura do Sertão lança concurso com quase 300 vagas


A Prefeitura de Pombal, localizada no Sertão paraibano, lançou edital de concurso público com 296 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. As remunerações variam de R$ 788 a R$ 1.800 para jornadas semanais de 20, 30 e 40 horas. Há vagas disponíveis para os níveis fundamental (completo e incompleto), médio, técnico e superior.

As inscrições têm início na quarta-feira (26) e seguem até o dia 16 de setembro. Elas devem ser feitas pelo site da Comissão Permanente de Concursos da UEPB, organizadora do certame. As taxas são de R$ 50, 70 e 90. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e serão realizadas, também, provas de títulos e prática para algumas funções.

As vagas de nível fundamental são para Auxiliar de Serviços Gerais para diversas áreas (9); Borracheiro (1); Coveiro (5); Maqueiro (5); Mecânico (1); Operário (8); Pedreiro (3); Pintor (2); Servente de Pedreiro (3); Artesão (3); Condutor de Transporte de Emergência (4); Motorista (13); Monitor de Saúde Mental (8); Operador de Equipamentos Rodoviários/ CNH E (3); e Operador de Equipamentos Rodoviários/ CNH D (1).
Já para nível médio / técnico, as oportunidades são para Agente de Trânsito (1); Agente de Zoonoses (3); Auxiliar de Monitor de Creche (4); Auxiliar de Saúde Bucal (6); Cuidador (16); Fiscal Ambiental (1); Instrutor de Música (1); Instrutor de Braile (1); Inspetor de Alunos (4); Monitor de Creche (4); Recepcionista (20); Técnico em Farmácia (4); Técnico Agrícola (1); Técnico em Enfermagem (20); Técnico em Enfermagem com Curso em Sala de Vacina (9); Técnico em Higiene Dental (2); Técnico em Contabilidade (1); e Técnico em Edificações (2).
Por último, para nível superior, as vagas são de Arquiteto (1); Dentista Periodontista (1); Enfermeiro (8); Engenheiro Civil (1); Farmacêutico (1); Médico nas especialidades de Pediatra (1); Geriatra (1); Cardiologista (1); Obstetra (1); Ginecologista (1); Auditor (1); Plantonista (13); PSF (5); Médico (2); Mastologista (1); Radiologista (1); Neurologista (1); Ortopedista (1); Oncologista (1); Dermatologista (1); Endocrinologista (1); Psiquiatra (1); Pneumologista (1); e Otorrinolaringologista (1); Odontólogo para pacientes especiais (1); Odontólogo (1); Professor MAG I (17); Professor MAG II nas disciplinas de Educação Física (2); História (2); Artes (4); Português (2); Geografia (2); Matemática (3); Religião (1); Inglês (1); Libras (1); Supervisor Escolar (3); e Professor Atendimento Educacional Especializado – AEE (4); Psicopedagogo (2); e Pedagogo (1).


De Olho No Sertão
Fonte: G1

Caminhoneiro sofre acidente no contorno da Cruz da Menina em Patos

Caminhoneiro sofre acidente no contorno da Cruz da Menina em Patos


 
O caminhoneiro José Pereira Neto, mais conhecido por Zé Neto, residente em Sousa (PB), sofreu um acidente na noite desta segunda-feira, dia 24, por volta das 18h00, quando trafegava na BR 230 no contorno próximo do Bairro Vila Mariana que dá acesso à cidade de Patos.
José Pereira relatou a reportagem que o acidente aconteceu quando uma camionete que estava saindo da cidade de Patos não parou no contorno para entrar na BR 230 e colidiu na lateral do caminhão. Ele relatou que com o impacto, perdeu o controle do caminhão e desceu o barranco de forma brusca e sem condições de evitar tal fato.
O caminhoneiro estava em companhia da esposa dele e disse que não houve danos físicos, apenas materiais. José Pereira está dentro do caminhão deste o fato e a reportagem conversou com ela por volta das 17h00 desta terça-feira, dia 25.
“Se tem pegado nesse poste a gente não tinha escapado não, só Deus mesmo! Eu estou esperando o reboque que ainda não chegou”, relata José Neto que disse que teve muito apoio na cidade de Patos.



Jozivan Antero – Patosonline.com



OUÇA relato de José Pereira Neto:

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS