quarta-feira, 31 de julho de 2013

Máquina da Prefeitura é flagrada realizando serviços em terreno privado na cidade de Patos

 
Um empresário patoense foi beneficiado com terraplanagem do seu terreno no Bairro Novo Horizonte com utilização de máquina pertencente à Prefeitura Municipal de Patos. O fato revoltou moradores da localidade que sabem que além do terreno ser privado, e, portanto, o próprio dono quem deveria arcar com o trabalho, outras localidades públicas necessitam de melhorias que demoram a acontecer.
Outro agravante é que a residência do empresário está em terreno supostamente público e de invasão, fato que prejudicará a própria comunidade, pois está em área que deveria servir a coletividade. O Bairro Novo Horizonte tem quase todo o espaço destinado ao povo invadido por pessoas de poder aquisitivo elevado.
A reportagem do Patosonline.com já fez denúncia sobre os problemas de ocupação irregular no Bairro Novo Horizonte, mas fatos como os flagrados essa semana confirmam que pode existir complacência de representantes públicos com os invasores.
Em contato com o Secretário de Serviços Públicos de Patos, Ranieri Ramalho, a reportagem foi informada que o terreno será utilizado para um campo de futebol para a comunidade. O fato chamou a atenção para o detalhe de o terreno ser desnivelado e não ter formato algum de campo de futebol.


Jozivan Antero – Patosonline.com



 

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Nepotismo: Prefeito do PMDB nomeia irmã para ocupar a Secretária Municipal de Saúde



O Prefeito da cidade de Sousa, André Gadelha (PMDB) nomeou nesta terça-feira (30), sua irmã, a Bioquímica e Farmacêutica Noêmia Rachel de Araújo Gadelha, para ocupar o cargo de secretária de Saúde do município.

André anunciou oficialmente o nome da irmã em solenidade na sede da Secretaria de Saúde municipal, que contou com a presença do ex-secretário da pasta, o médico Jarismar Gonçalves, da primeira-dama, Flaviana Palmeira, secretários, entre outras autoridades.

O prefeito justificou a saída do médico da Secretaria afirmando que ele é funcionário efetivo de outro Estado da federação, mas assegurou que Noêmia tem experiência na área de saúde e vai trabalhar muito pela população.

Paraíba Já com Diário do Sertão

Duas agências dos Correios são assaltadas no interior da Paraíba


Policiais iniciaram investigação escutando as pessoas que estavam na agência (Foto: Mariana nunes mangueira)Policiais iniciaram investigação escutando as
pessoas que estavam na agência
(Foto: Mariana Nunes Mangueira)
Um grupo de homens armados assaltaram a agência dos Correios no município de Santana de Mangueira, no Sertão paraibano, na tarde desta terça-feira (30). Uma funcionária da agência informou que o cofre havia sido abastecido pelo carro-forte há pouco tempo e que todo o dinheiro foi levado. Outra agência dos Correios também foi assaltada em Solânea, Agreste paraibano.
A funcionária explicou que os quatro suspeitos chegaram na cidade em um carro, que foi deixado na entrada do município. Segundo ela, alguns dos suspeitos entraram na agência e anunciaram o assalto, chegando a mostrar as armas. Todos os clientes foram colocados no cômodo em que fica o cofre, sendo a gerente obrigada a abri-lo. Ela contou que não sabe a quantia que foi levada, já que o cofre tinha sido reabastecido.

Santana de Mangueira é da jurisdição da Delegacia de Polícia de Conceição, que confirmou o assalto e que possuiu equipes da polícia fazendo rondas pela região. A delegacia informou também que muitas pessoas estão sendo ouvidas.
Ainda segundo a funcionária, o suspeito colocou o dinheiro na mala que os carteiros usam para entregar as cartas, e ainda roubou um computador e a moto de um cliente, que foi usada para a fuga de três dos assaltantes. Ela disse que não sabe como o 4º suspeito fugiu, e que soube que a moto já foi encontrada abandonada.
Em Solânea

A Polícia Civil de Solânea confirmou que a agência dos Correios da cidade também foi assaltada por volta das 12h desta terça-feira (30), por três homens armados que renderam funcionários e clientes e realizaram o assalto. A polícia não sabe a quantia que foi roubada.

Segundo a Polícia Civil os suspeitos não estavam mascarados e que a investigação já pegou as filmagens do circuito interno de segurança. Os três homens fugiram a pé.
Da redação (G1) com Portal do Litoral PB 

Primeira Conferência de Meio Ambiente de Caaporã e realizada com muito sucesso

DSCF1379
Neste terça dia 30 de Julho de 2013 foi realizada a Primeira conferência Municipal de Meio ambiente. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de educação do município, e contou com a presença da população, representantes da Câmara Municipal, da prefeitura, alunos do pro jovem,diretoria de Tabú, e palestrantes convidados.
O evento teve inicio com abertura feita pelo apresentador e radialista Josivaldo Alves
O Secretário Sonivagno Sousa foi o 1º a fazer a apresentação mostrando os efeitos do mal uso do lixo, e de embalagens. Frisou o efeito destruidor no nosso planeta e o que devemos fazer para cuidar melhor do meio ambiente.
O Secretário ainda lamentou a ausência de muitos jovens que professam interessados na cidade e que não compareceram.
Durante sua apresentação manifestantes soltaram bombas e fogos de artifícios na frente da secretaria de educação, atrapalhando  e assustando os que realmente estavam interessados na cidade.
O palestrante José Marcelo Cordeiro Possas, engenheiro doutorando em engenharia agrícola da UFCG apresentou de forma muito técnica os problemas com terrenos, aterros, e explicou o que poderá ser feito para mudar nosso planeta e ser implementado na nossa cidade.
Seu companheiro Joel Medeiros Bezerra, engenheiro doutorando em  engenharia agrícola UFCG, falou sobre a coleta de lixo, os efeitos dos resíduos sólidos, o que a população poderá fazer, e o que os moradores vem fazendo para prejudicar a si próprios com relação a utilização de seu lixo.
Júlia Nazário, Coordenadora de educação Ambiental de Caaporã, frisou de maneira bem simples e objetiva como podemos mudar o senário atual, e como a população pode ajudar. Júlia também falou sobre o processo de reciclagem a apontou os problemas da cidade. Além de informar que todo esse processo não é só de responsabilidade da prefeitura, o governo estadual, federal, cooperativas, e o principal: A população.
No final foi aberto para população as propostas sobre o meio ambiente, e foram sugeridos processos como:  Capitação de energia solar, e pátio de compostagem.
           DSCF1412  
           DSCF1376   
           DSCF1368
           DSCF1365
           DSCF1413

Luiz Cláudio com informações do Portal da Prefeitura de Caaporã

terça-feira, 30 de julho de 2013

Moradores querem fim do “esgotão” da Rua Francisco Marcelino, em Patos

 
O trecho da Rua Francisco Marcelino, Bairro Jardim Lacerda, em Patos, se transformou em um problema devido aos vários estouramentos das galerias que acabaram por danificar também o calçamento. O local é bastante movimentado, pois liga o Bairro do Morro e adjacências aos demais bairros que estão localizados após a linha férrea dando acesso ao Novo Horizonte, Belo Horizonte, Jardim Queiroz dentre outros.
Devido às obras do Canal do Frango, a rua recebeu o tráfego de carros pesados e isso fez com que grande parte do esgoto, e mesmo o calçamento, ficasse em situação de desgaste. O problema, segundo informações dos moradores, tem sido denunciado aos órgãos da Prefeitura Municipal de Patos que até o momento não se posicionou para resolver em definitivo a questão do local que já está conhecido como “esgotão”.
O senhor Messias Rodrigues (foto), 59 anos, residente na casa de esquina da Rua Inácio Fernandes que faz cruzamento com a Rua Francisco Marcelino é um dos mais prejudicados. A casa do senhor Messias teve a calçada danificada devido alguns carros a utilizarem para desviar dos obstáculos dos buracos do esgoto. “Aqui tem sido um sufoco. Já quebraram minha calçada e os insetos junto com o fedor está me prejudicando”, disse Messias.
A reportagem fez contato com Maurício Lopes “Maurição” que responde pela coordenação de serviços da Infraestrutura. De acordo com Maurição, a obra está na agenda da secretaria para ser consertada com um serviço mais amplo, pois a realidade da localidade já é conhecida. “Estamos terminando as obras em outra localidade, mas acredito que na próxima segunda-feira (dia 05) estaremos com a nossa equipe no referido trecho”, relatou Maurição.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Jovem de 16 anos morre vítima de meningite na cidade de Conceição - pb


O Jovem, acordou sentindo uma forte dor de cabeça e febre.
Um caso de meningite causou a morte de um adolescente da cidade de Conceição, nesta quarta feira(24). O laudo confirmou a causa morte de Gilberto Pereira Praxedes, 16 anos.

De acordo com informações da avó, Altelina Praxedes, com quem a vítima morava, Gilberto Praxedes, acordou na manhã do dia 18 sentindo uma forte dor de cabeça e febre. O jovem foi até o hospital, Caçula Leite, da cidade de Conceição e tomou uma injeção, voltando, em seguida, para a sua residência.

Ainda segundo a avó, as dores e a febre do jovem não diminuíram. No dia seguinte, o jovem voltou ao hospital, onde ficou internado, sendo medicado e assistido pelos médicos de plantão.

Por volta das 15hs, da sexta feira(19), com suspeita de Meningite, Gilberto Praxedes foi transferido, às pressas, para a cidade de Campina Grande, para fazer exames.

Nesta quarta-feira(24), Gilberto não resistiu a doença e faleceu, por volta do meio dia. O laudo constatou como causa morte: Septicemia, meningite bacteriana, entisema cerebral e sinusinopatia.

Gilberto era filho de Iracir Praxedes da Silva. O corpo foi sepultado na manhã desta quinta feira(25), no cemitério público da cidade de Conceição.

Vale do Piancó Noticias | Edição Matureia1.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Governo entrega 196 obras pelo Projeto Cooperar a 12 mil famílias




O Governo da Paraíba está entregando a 12.220 famílias 196 obras e equipamentos financiados pelo projeto Cooperar. São projetos de apicultura, avicultura, caprinocultura, piscicultura, implantação de cisternas, apoio à mineração, entre outros serviços, que são frutos de 181 convênios firmados com associações produtivas, totalizando 48.880 beneficiários.
Em Piancó, 500 famílias foram atendidas com a construção de uma usina de beneficiamento de leite e derivados”, destacou o gestor do Cooperar, Roberto Vital.
Os recursos do Cooperar também contribuíram para que associações de agricultores de oito municípios organizem e aumentem a produção de mel. Os produtores foram organizados nos municípios de Araruna, Areia, Barra de Santa Rosa, Caiçara, Cuité, Logradouro, São José dos Ramos, Água Branca e Princesa Isabel, beneficiando 381 famílias.
Na cidade de Areia 200 famílias investem na produção de polpa de fruta e outras 74 famílias organizaram uma unidade de produção de farinha e 18 receberam apoio para a avicultura. Em comunidades dos municípios de Cacimba de Dentro, Cuité e Dona Inês, o Projeto Cooperar apoia a piscicultura.
No setor de mineração, os projetos financiados pelo Governo da Paraíba chegam a comunidades de Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira e Pedra Lavrada, na região Curimataú, beneficiando 210 famílias de pequenos mineradores. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e produção.
O Cooperar financiou ainda kits de mecanização agrícola familiar, complexos sanitários domiciliares, abastecimentos de água singelos e a construção de passagens molhadas.

Caravana do Coração encerra atividades atendendo 59 municípios


A “Caravana do Coração” encerrou suas atividades neste domingo (28) em Guarabira. Durante oito dias, a equipe, composta por 30 profissionais de saúde, percorreu 1.876 km em um ônibus especial, visitando oito cidades do interior da Paraíba, beneficiando a população de 59 municípios das respectivas regiões visitadas. As cidades visitadas foram Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos, Monteiro, Esperança, Picuí e Guarabira. Ao todo, foram realizados 512 atendimentos. Das 440 crianças atendidas, 199 apresentaram problemas cardíacos; e das 72 gestantes examinadas, sete foram identificadas com casos de cardiopatia fetal.
A equipe de profissionais de saúde é formada por uma equipe multiprofissional, entre os quais médicos especialistas em cardiologia clínica e em diagnóstico por imagem, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiras. O grupo contou ainda com a participação de arte terapeutas e técnicos de informática, além de uma estatística.
O objetivo era examinar, diagnosticar e tratar crianças de zero a 12 anos de idade, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio; e prestar assistência a gestantes, entre 22 e 28 semanas de gestação, com hipertensão arterial, diabetes, cardiopatia, que apresentem uma ultrassonografia com suspeita, ou ainda aquelas que já tiveram outro filho com cardiopatia ou má formação congênita.
Era apenas um consulta preventiva, mas foi graças ao cuidado exemplar e zelo de mãe, que Selma Lourenço da Silva acabou descobrindo que a filha Karoline Lourenço de Almeida, de 10 anos, tem problema cardíaco e precisa passar por uma cirurgia cardíaca o quanto antes. “Perdi dois irmãos com problemas cardíacos. Hoje trouxe a minha filha para fazer exames e avaliação, mas nunca pensei que ela tivesse algum problema. Confesso que fiquei emocionada por ter descoberto o problema a tempo, graças ao trabalho exemplar dessa equipe médica. Não tenho palavras para agradecer. Esses médicos são anjos que Deus enviou para nossa cidade”, destacou Selma.
Josicleia Lima da Silva, de 28 anos, mora em João Pessoa, e aproveitou o domingo para levar a filha, a pequena Francielly, de dois meses de idade, para avaliação médica em Guarabira. A menina nasceu com problema cardíaco e desde a descoberta ela vem sendo acompanhada pelas equipes médicas da Maternidade Frei Damião e do Hospital Infantil Arlinda Marques, que compõem a Rede de Cardiologia Pediátrica.
A equipe aproveitou a presença dos especialistas na Caravana do Coração e encaminhou a pequena Francielly para uma avaliação. “Choro todos os dias desde que recebi da equipe médica a notícia que minha filha tem problema cardíaco. Mas sei que minha pequena está sendo cuidada por ótimas mãos, a equipe é muito boa e atenciosa com nós duas. Hoje mesmo vim para cá com tudo bancado pelo Governo e saio daqui com a data da cirurgia de minha filha. Tenho esperança que tudo vai correr bem”, disse a mãe, emocionada.
O secretário de Saúde do município, Wellington de Oliveira, destacou que o trabalho desenvolvido pelas equipes do Governo e do Círculo do Coração é extremamente importante: “Receber a Caravana em nossa cidade representa acima de tudo acessibilidade ao serviço, além disso, a ação ajuda a prevenir as doenças cardíacas nas nossas crianças, tanto de Guarabira, como de outras cidades da região, que também foram atendidas aqui. A iniciativa do Governo do Estado facilita o acesso do público aos exames e consultas, evitando o deslocamento dos pacientes e familiares para outros Estados, já que o atendimento existe aqui na Paraíba e, consequentemente, isso diminui os transtornos e gera um alcance bem maior do atendimento à criança.”.
A coordenadora geral da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco e Paraíba (RCP), Sandra Mattos, reconheceu o empenho do Governo do Estado, “sem o qual a Caravana não teria sido possível”, além do apoio dos municípios e da população. Ela destacou que todas as crianças avaliadas que apresentaram algum tipo de problema cardíaco terão acompanhamento e, dependendo do caso, tratamento clínico ou cirúrgico.
Sandra Mattos destacou ainda que cada criança atendida passou em média por 10 profissionais, desde a consulta de enfermagem, avaliação nutricional, psicológica, do serviço social, entre outras, além da consulta médica e dos exames de imagem. Deste modo, ao final da Caravana, foram realizados cerca de 5.120 procedimentos.

Prefeitura inicia aulas do Coral Municipal e do Curso de Extensão de Música


 
A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Cultura, em parceria com a UFCG e a FURNIS, iniciou neste sábado, dia 27 de julho, a aula inaugural do Coral Municipal e a abertura do Curso de Extensão de Música. Os dois momentos marcam também o encerramento das festividades em comemoração aos 82 anos da Filarmônica 26 de Julho. O curso de Extensão de Música surgiu do esforço da prefeita Francisca Motta, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, oferecendo assim a oportunidade dos músicos de Patos se profissionalizarem.

José Romildo, secretário de Cultura, explicou que o Curso de Extensão credencia os músicos a ingressarem na licenciatura que faz parte dos quadros da UFCG. Quanto ao Coral Municipal, Romildo informou que foram selecionados 68 participantes avaliados pelo maestro Vladimir Lima (UFCG). Ambas as atividades terão a duração de 8 meses com aulas práticas e teóricas.

Para o professor do Coral Municipal, Alexandre Lima, que é aluno do curso de música da UFCG em Campina Grande, as aulas ajudarão os alunos a entender e trabalhar melhor a técnica vocal, bem como, aprender a ler as partituras. “Vamos fazer com que esses cantores, alguns amadores, outros profissionais, e até cantores de coral, entendam o som. Faremos com que o som de um grupo de pessoas seja um som coral”, explicou.

A cantora e participante do Coral Municipal, Isabela Fernandes, afirmou que as aulas contribuem para o conhecimento e este representa uma vitória, tanto no individual quanto no coletivo. “É nos dada a opção de como cantar melhor, como ouvir melhor, como se relacionar bem com o coral e aprender todas as técnicas”, comemorou.

A cada 4 meses haverá uma apresentação do Coral, como por exemplo, em outubro, quando será feita uma homenagem às crianças pela passagem do seu dia.

CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA
O Curso de Extensão de Música acontece na Escola de Música Francisco Noberto, com aulas de clarinete, sax-tenor, sax-alto, tromba e trompete. O professor, Jean Márcio Sousa, disse que a primeira coisa a destacar é sobre o interesse da Prefeitura de Patos em realizar este curso com a finalidade de potencializar os músicos da cidade.

Jean Márcio esclareceu que, trata-se de trabalho de percepção de ritmo para o desenvolvimento dos músicos. “Para os integrantes da banda que já têm leitura, é um trabalho técnico, específico para melhorar a afinação, qualidade do som e desenvolver a postura musical e artística”, explicou.

Anielly Sayonara, participante do curso de clarinete, afirmou que além da contribuição técnica, a música interfere na personalidade do ser. “A música, antes de tudo, tem o poder de realinhar seus pensamentos de fazer de você uma pessoa com caráter bom e de contribuição social para todos. Esse curso traz muitos benefícios, tanto na questão do reconhecimento aos músicos da cidade, como também de preparação pessoal e musica deles”, comentou.

José Elton dos Santos, que faz parte da Filarmônica 26 de Julho e da Banda da Polícia Militar, fez questão de participar do Curso de Extensão de Música, e garantiu que as aulas contribuem em suas experiências neste segmento. “O curso trás professores com larga experiência para interagir com a gente, e ao mesmo tempo trocar experiências. Essa interação será muito importante para o nosso trabalho na banda de música”, elencou o músico.

A primeira etapa que encerra em outubro, terá a realização de um concerto que vai unir atividades desenvolvidas com a banda, tanto da parte individual como do conjunto dos instrumentos, aliados ao Coral Municipal.

As aulas permanecerão aos sábados, das 14h às 17h, sendo que o Curso de Extensão de Música ocorre no prédio da Filarmônica, localizado à Rua Antônio Urquiza, e a aula do Coral Municipal na sede da STTRANS, onde funcionava o Centro de Treinamento Maria Maniçoba, na Rua Horácio Nóbrega, ambos no Bairro Belo Horizonte.
Ascom PMP

Cães sem equipamentos de segurança assustam caminhantes do Canal do Frango em Patos


 
Uma prática que está se tornando rotineira tem assustado as pessoas que fazem caminhada no final da tarde nas margens do Canal do Frango, Bairro Novo Horizonte e adjacências na cidade de Patos. É cada vez maior o número de donos de cães de grande porte que passeiam com os animais sem focinheira ou mesmo coleiras apropriadas.
Os cães Pitbull e Rottweiler são os mais vistos nas imediações do Canal do Frango. Grupos de amigos criadores se encontram e fazem a caminhada com seus animais de forma livre, mas a ausência dos equipamentos que protegem as pessoas, caso algum dos cães ataquem os caminhantes, não são vistos entre os criadores durante o passeio. A foto enviada a nossa redação por um dos caminhantes mostra a realidade em um dos pontos do Canal. 
Em algumas cidades do Brasil já existem leis que regulamentam a correta condução quando do passeio de cães de grande porte. O caso de ataques das raças consideradas violentas é de conhecimento público e isso assusta os pedestres que veem esses cães sem nenhum equipamento que os impeça diante de uma possível agressão.
Na cidade de Patos não existem leis que definam as normas para condução de raças de cães consideradas violentas. Enquanto não é criada uma lei federal que regulamente a questão e nem em nível local, se faz necessário o bom senso para evitar um possível problema maior e para não colocar em risco o cidadão.

Jozivan Antero – Patosonline.com

SAMU e Bombeiros de Patos socorrem vítimas de acidente na BR 110

 
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU da cidade de Patos, socorreram duas vítimas de acidente automobilístico na BR 110, nas proximidades da Fazenda Flores, Município de São José de Espinharas – PB. O acidente aconteceu neste domingo, dia 28, por volta das 15:30h.
De acordo com as primeiras informações, o veículo Fiat modelo UNO saiu da estrada capotando e os seus ocupantes foram arremessados às margens da BR. O veículo estava no sentido Patos/Serra Negra quando do sinistro deixando duas vítimas em estado grave. 
Um dos ocupantes foi identificado como sendo Raimundo Rodrigues de Araújo, 49 anos, residente em Vista Serrana – PB. A outra vítima, provavelmente o condutor, não foi identificada e seu estado de saúde é considerado grave. Raimundo teve fratura exposta na perna direita e várias escoriações pelo corpo. O provável condutor estava desorientado e com sanais vitais abalados. As vítimas podem ter consumido bebida alcoólica.
As duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Patos e o local do sinistro foi resguardado por equipes da Polícia Rodoviária Federal.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

sábado, 27 de julho de 2013

Secretário de prefeitura de cidade do Sertão sofre grave acidente em rodovia; imagem forte



Por volta das 04h30 deste sábado (27), um grave acidente ocorrido na PB-417, próximo ao município de Bom Jesus, deixou gravemente ferido Marcos Jonhy Duarte da Silva, 24 anos, Secretário da Junta de Serviço Militar da Prefeitura de Bom Jesus.
A vítima conduzia sua moto Honda placa OCB 4300 Ipaumirim Ce, quando colidiu com uma caçamba perdendo o controle e tombando fora da pista. Socorrido pelo SAMU, a vítima foi conduzida ao HRC com fratura expostas na coxa e braço.
Segundo seu amigo Kleber que acompanhava Marquinhos e vinha logo atrás disse ter visto uma caçamba passar bastante veloz, e em seguida viu o corpo de Marquinho fora da pista e a moto toda destroçada.
O Destacamento de Polícia de Bom Jesus através dos CBs Renê Ricardo e o Sd Fernando Abel , ao tomar conhecimento do acidente chamou uma ambulância do SAMU que se deslocou até o local e iniciou os primeiros atendimentos médicos e em seguida socorreu a vítima para o HRC .
Folhadosertão com Blogdofurao
foto: cacaonoticias

IGUALDADE RACIAL: Secretaria de Assistência Social de Mãe d’Água participa de Conferência na cidade de Patos




A Secretaria de Assistência Social do município de Mãe d’Água-PB, participou na última quinta feira, 18, da I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos-PB.


Com o tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Uma Paraíba Afirmativa” além de Mãe d’Água, o evento reuniu representantes dos municípios de Curral Velho, Emas, Igaracy, Itaporanga, Malta, Olho D’água, Patos, Pedra Branca, Salgadinho, São José de Princesa e São Mamede.

Foram selecionados 10 delegados e dez delegadas que levarão as propostas elencadas nessa conferencial regional, para a Terceira Conferência Estadual que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, em João Pessoa. A secretária de Assistência Social de Mãe d’Água, Silvia Canuto, 28, representará o município mãedaguense na capital Paraibana. “Trata-se de um evento oportuno para o debate sobre os desafios enfrentados na implementação da política estadual e nacional de promoção da igualdade racial, a afirmação e ampliação do compromisso governamental e da sociedade, com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção de igualdade, a identidade dos povos e comunidades tradicionais” Destacou Silvia.




Manifestantes querem reforma do Rivaldão e incentivo a cultura e ao esporte em Patos




 
Dezenas de ciclistas, skatistas, praticantes de Motocross e agentes culturais saíram ás ruas de Patos nesta sexta-feira, dia 26, reivindicando melhorias nas áreas do esporte e da cultura. O ato denominado Marcha Pela Cultura e o Esporte começou na Praça Getúlio Vargas e percorreu as ruas do centro da cidade.
Durante o trajeto, um carro de som foi utilizado para alertar sobre os problemas estruturais enfrentados pelo Ginásio de Esportes O Rivaldão que se encontra com suas instalações precárias, além de destruição de parte externa e falta de manutenção e melhoria no símbolo do desporto na cidade. Os manifestantes pedem reforma com ampliação do ginásio para a prática do skate, manobras com motos dentre outros esportes mais radicais.
A Marcha também reivindicou a construção do teatro municipal, revitalização da Praça Edivaldo Motta e mais apoio para a cultura de forma geral. “Queremos mais respeito para os ciclistas e também ciclovias na cidade. Nossa luta é pela cultura, pelo esporte e por mais incentivo para a juventude em busca de práticas saudáveis”, disse Túlio Xavier do movimento de ciclistas MassaCrítica.
Os manifestantes fizeram uma parada em frente à Prefeitura Municipal de Patos como forma de exigir do poder executivo mais atenção para os esportes alternativos e para a cultura de qualidade. Washington Queiroz, um dos incentivadores da Marcha, acredita que o fato de unir as pessoas que querem mais espaço para a cultura e o esporte já é uma vitória.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS