sábado, 29 de abril de 2017

Alegria: Açude de Taperoá começa a transbordar no Cariri paraibano



 
O açude Manoel Marcionilo, na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento e começou a sangrar no início da manhã deste sábado (29). Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) a sangria já era esperada, depois do aumento no volume do açude com as chuvas e o rompimento de uma barragem no estado de Pernambuco.

O reservatório tem capacidade para armazenar 15.148.900 de m³ de água. De acordo com o morador da cidade, Patrício Silva, o açude começou a sangrar por volta das 8h, com um pequeno fio de água ultrapassando a barragem. “Começou fraquinho, mas está aumentando ao longo das horas”, disse ele.

Com o sangramento do açude, a água vai seguir pelo Rio Taperoá até um pequeno açude na cidade de Santo André. Depois disso, as águas seguem para o sítio Jacaré, na zona rural de Cabaceiras, onde ocorre o encontro do Rio Taperoá, com o Rio Paraíba, já na entrada da bacia hidráulica do açude de Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, que está com apenas 3,3% da capacidade total.
Segundo presidente da Aesa, João Fernandes, o sangramento do açude ocorreu após as chuvas registradas na região, mas também por causa do rompimento de uma barragem. “Uma barragem de Pernambuco estourou há alguns dias e essa água chegou até o açude através do Rio Taperoá. Mas a sangria está ocorrendo também por causa das chuvas que estão sendo registradas no Cairi e no Sertão. Historicamente, entre março e abril, as chuvas são boas e este ano estão acima da média”, disse ele.

Açude estava com 3,2%

Há pouco mais de um mês o açude de Taperoá estava quase seco. Segundo os dados da Aesa, em 14 de março deste ano, o açude estava com 487 mil metros cúbicos de água, que equivale a 3,2% do volume total. Após dois dias de chuvas fortes na região, o volume havia aumentado para 5,6 milhões de metros cúbicos de água, que corresponde a 37,5%, no dia 16 de março.

Já no último dia 14 de abril, o açude havia atingido o volume de 12.688.610 m³, o que equivale a 83,8 % da capacidade total, após 24 horas de chuvas nas regiões do Cariri e do Sertão. Ainda segundo a Aesa, com a capacidade máxima atingida, a população volta a ter garantia de abastecimento, sem racionamento.


Fonte: redemaisnoticias.com

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Secretaria de Saúde inaugura Unidade Âncora de Atendimento na Zona Rural de Mãe d’Água


A Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde desta quinta-feira, dia 27 de abril, uma Unidade Âncora de Atendimento da Estratégia de Saúde da Família no Sítio Pedraria, onde a comunidade local e algumas outras próximas contarão, a partir de agora, com uma base equipada para a realização de atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.
A Unidade Âncora do Sítio Pedraria passa a funcionar em uma escola que estava desativada e foi cedida a Saúde, e, esta ação, segundo o prefeito Francisco Cirino e a secretária de Saúde, Sandra de Lourdes Serrano, representa a realização de um sonho da comunidade, partilhado pela gestão.
“Antes de qualquer coisa, este, é um sonho planejado em equipe e realizado. Principalmente se falarmos no aspecto de uma infraestrutura que não existia dentro do município, em que, subdividimos as áreas de assistência e abrangência as comunidades, trazendo para este espaço, um consultório médico, o consultório de enfermagem, o consultório de odontologia, para trabalhar não somente a parte preventiva, mas também, a parte curativa, aproximando os cuidados da população e assim, reduzindo a distância geográfica que tanto afetava esta população”, declarou a secretária.
O prefeito, em consonância com esse raciocínio, disse que “a simplicidade do ato aqui realizado está longe de caracterizar o tamanho da importância e do significado da inauguração desta Unidade Âncora na comunidade”.
“Hoje, estamos vivendo e vivenciando um dos sonhos da nossa Gestão, que era, exatamente, dar uma melhor acessibilidade aos serviços de Saúde ao nosso povo da zona rural. Vocês sabem e é público, pois, em todas as oportunidades temos demonstrado o carinho que temos pela comunidade rural, e nós começamos, efetivamente, o nosso trabalho, neste sentido, através da Saúde, mesmo sendo esse um setor dispendioso e que apresenta inúmeras dificuldades, nossa gestão fará tudo que puder para levar uma Saúde de qualidade aos nossos munícipes e facilitar a sua convivência, não medindo esforços e trabalhando com o desejo de tornar reais sonhos como estes”, complementou Cirino.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades locais, a exemplo do prefeito Francisco Cirino e da secretária de Saúde do Município, Sandra de Lourdes Serrano, também compareceram o coordenador de Atenção Básica Everton Cirino, o presidente da Câmara, vereador Valdemir Ferreira, os vereadores Eduardo Carrasco, Miguel de Basto e Vandinho, entre outras. E contou com a participação da Filarmônica 26 de Dezembro, apresentando o hino do município e outras músicas conhecidas.
A comunidade além de prestigiar a solenidade, recebeu atendimento após a inauguração, através dos profissionais que compõem a equipe de Estratégia de Saúde da Família II, que já puderam utilizar os equipamentos entregues a comunidade.
E sobre estes equipamentos, a secretária de Saúde também ressaltou sua importância. “Com relação ao equipamento que estamos entregando aos moradores do Sítio Pedraria e adjacências, ele conta com todo o consultório de odontologia, estruturado com gabinete pronto para ofertar a parte curativa, que vem como reforço ao trabalho preventivo realizado a partir de palestras sobre saúde bucal, escovação supervisionada e outros; a infraestrutura do consultório médico, com macas e mesas; e o consultório de enfermagem, com equipamentos para ofertar exames citológicos aqui mesmo, dentro da Unidade Âncora de Pedraria, permitindo que os profissionais possam realizar o atendimento sem que o paciente necessite se dirigir a cidade”, explicou.
Já o prefeito, ainda em seu pronunciamento, disse que a gestão pretende, ainda nesse semestre, adaptar e entregar mais uma Unidade Âncora.
“O nosso planejamento para esse primeiro semestre é o de inauguramos pelos menos duas, e, se Deus quiser, com a colaboração de todos, compreendendo e se integrando ao trabalho da gestão, nós vamos conseguir atingir essa meta. Esse trabalho é apenas o começo, pois, o que nós queremos, na verdade, é cumprir aquilo que nós tínhamos assumido com vocês e, principalmente, com nós mesmos, que era o fato de que se nos fosse dada a oportunidade de fazer alguma coisa pelo município, que as nossas ações respondessem pelos nossos atos, atendendo assim, os nossos anseios enquanto gestor e a expectativa da comunidade para com a nossa gestão”, concluiu Cirino.

Mais fotos da inauguração e da unidade podem ser vistas CLICANDO AQUI 

Complexo Coremas/Mãe D’água ultrapassa os 82 milhões de m³ d’água

Complexo Coremas/Mãe D'água ultrapassa os 82 milhões de m³ d'água
Açude de Coremas

Complexo Coremas/Mãe D’água ultrapassa os 82 milhões de m³ d’água


Açude de Coremas
Por volta das 6 horas de hoje (sexta-feira, 28/04) o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da cidade de Coremas, José Albertino de Andrade Silva, esteve  no Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) e informou que toda a recarga do açude em 2017 é de 7,34 metros.
O Açude de Coremas tem capacidade para 591.646.222 m³ d’água e, segundo informações do site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), neste momento ele está com 51.763.874 m³ d’água, o que  corresponde a 8,8% da sua capacidade.
Já a Barragem de Mãe d’Água, também em Coremas, cuja capacidade é de 567.999.136 de m³ d’água, está neste momento com  31.344.607 m³, o que corresponde a 5,5% da sua capacidade. Os dados estão no site da Aesa.
O complexo Coremas/Mãe D’água tem, no total, mais de 80 milhões de m³ d´água.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com
Fotos: José Albertino de Andrade Silva

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Promotoria ajuíza ação contra ex-secretária de Cacimba de Areia por acúmulo de cargos e enriquecimento ilícito

A A
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Patos ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra Damiana Pereira de Araújo, por acúmulo de cargos e enriquecimento ilícito.
Damiana foi secretária executiva de controle interno na Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia, entre fevereiro e julho de 2013, quando também recebeu cumulativamente remunerações referentes a contrato temporário de prestadora de serviço na Secretaria Estadual de Educação e Cultura, no Estado da Paraíba.
De acordo com o promotor de Justiça Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, ficou constatado, no decorrer das investigações, que a ex-secretária recebeu remuneração pelos dois cargos, sem que tivesse efetivamente trabalhado na função pública estadual (já que só foi exonerada deste cargo em julho de 2013) e sem que tivesse adotado qualquer providência para que os valores deixassem de ser depositados em sua conta corrente.
Por conta disso, a promotoria requereu que seja deferido liminarmente o pedido de quebra de sigilo bancário da ex-secretária, no período de fevereiro a julho de 2013 e que seja julgado procedente o pedido para, em decorrência dos atos de improbidade administrativa cometidos, condenar Damiana nas sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), como a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.
 “Considerando que a promovida recebeu os salários relativos aos meses de fevereiro até julho de 2013, sem que tenha prestado qualquer serviço ao estado da Paraíba, resta evidente a prática de ato de improbidade administrativa, na vertente do enriquecimento ilícito. De igual modo, a conduta da promovida representa clara ofensa aos princípios que regem a administração pública, com destaque especial para a violação aos princípios da legalidade e moralidade”, argumentou o promotor de Justiça.

Em Sousa, mulher desaparece e, do celular dela, mensagens estranhas e assustadoras, estão sendo enviadas para grupos no WhatsApp



 
Está desaparecida deste as primeiras horas de segunda-feira (24) na cidade de Sousa,  a jovem Luzia Luziane Lira da Silva de 25 anos.
Segundo informações de familiares, a jovem havia saído como de costume de casa para ir ao trabalho, mas até o presente momento, não foi mais vista.
Para preocupação da família e amigos, além da falta de notícias de onde a sousense possa estar, estão sendo enviadas mensagens do próprio celular da vítima para grupos de WhatsApp e Facebook de pessoas próximas, informando que a mesma estaria morta. Muitos sousenses estão assustados e até cogitaram se a jovem não estaria participando do jogo Baleia Azul.
Além dessas mensagens, possíveis fotos da vítima desacordada e até um suposto áudio gravado pela própria jovem estariam circulando pelas redes sociais dizendo que a mesma está viva, porém ferida e pede a sua mãe para ter calma.
Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da cidade e o caso está sendo cuidadosamente investigado pela Polícia Civil.
Assustados com os boatos, a família pede para que quem viu a jovem, ou saiba informações verdadeiras onde levem até ela, que procurem a Polícia ou liguem para o número 190.


C. Campelo – Diário do Sertão 

Assaltantes explodem Agência do Bradesco em Diamante



 
Pela primeira vez, a Agência do Banco Bradesco da cidade de Diamante (PB), foi alvo de uma explosão. O crime aconteceu por volta de 1h35min da madrugada desta quarta-feira (26), na Rua Prefeito Dionísio Mangueira, no centro.
De acordo com as informações, vários assaltantes, dois deles em uma motocicleta e os demais em um Fiat Pálio de cor prata, chegaram ao estabelecimento e logo colocaram vários explosivos no terminal eletrônico, porém, a força do artefato não foi suficiente para abrir o cofre e apenas o computador foi danificado.
No momento da explosão, ainda havia várias pessoas perambulando pelas ruas, foi ai que os criminosos efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção aos populares, um deles chegando a quebrar a porta de vidro de uma farmácia que fica em frente ao banco.
Após promover o terrorismo, o grupo fugiu em direção ao município de Ibiara, e cerca de 2km de distancia do centro de Diamante, o veículo foi incendiado, nas proximidades do açude Queiroz, as margens da Rodovia PB-386.
A Polícia foi acionada para tentar identificar os criminosos, porém, até o fechamento dessa matéria, ninguém havia sido preso.
Assalto

Fonte - DiamanteOnline

Chuva volta ao Sertão da Paraíba nos dias 27, 28 e 29, afirma estudioso

Chuva volta ao Sertão da Paraíba nos dias 27, 28 e 29, afirma estudioso

Meteorologista Rodrigo Cézar Limeira afirmou que choverá essa semana no Sertão


 No Sertão a previsão é de chuvas em pontos isolados com nebulosidade variável. (Foto: Diário do Sertão)
A chuva deu uma trégua no Sertão da Paraíba. Nos dias 22 e 23 choveu em muitas localidades do semiárido do estado.
Com a mudança de tendência, o tempo mudou, e a chuva desapareceu, mas essa mesma chuva vai voltar a cair no semiárido da Paraíba nos dias 27, 28 e 29, conforme prevê o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira.
Segundo o meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, no final desde mês de Abril as chuvas estarão de volta a cidade de Sousa, devido as diversas áreas de instabilidade que estão associadas a atuação da Zona de Convergência Intertropical, e devem provocar chuvas até o 29 de Abril.
DIÁRIO DO SERTÃO

terça-feira, 25 de abril de 2017

Secretaria de Infraestrutura de Mãe d’Água destaca ações realizadas no primeiro trimestre deste ano


A Secretaria de Infraestrutura de Mãe d’Água, através de relatório apresentado pelo secretário Gustavo Mendes da Silva Neto e o secretário executivo Normando Lucena, prestou contas à comunidade das ações e serviços realizados neste primeiro trimestre do ano de 2017.
De acordo com as informações repassadas, a Secretaria realizou trabalhos em várias localidades do município e, entre esses, recuperação de galerias na Sede do município e no Distrito de Santa Maria Gorete, onde foram realizados reparos, desobstrução e limpeza de canais.
Além destes, também foram feitos serviços de recuperação de calçamentos e instalações do sistema de abastecimento de água, que também recebeu especial atenção após a chegada das chuvas e a volta do abastecimento sem o carro pipa.
De acordo com o secretário Gustavo Mendes, a Secretaria de Infraestrutura, com o apoio de uma equipe técnica, fez uma avaliação em todo o sistema, que constatou a necessidade de limpeza e recuperação dos motores pelo bombeamento da água, bem como dos poços artesianos utilizados para o abastecimento da cidade, o que foi realizado, possibilitando a chegada da água até as torneiras das residências localizadas na sede do município.
Outras ações importantes citadas no relatório foram a limpeza e recolhimento de entulhos realizada no Distrito de Santa Maria Gorete e na Comunidade Vila Capoeira. A ação consistiu na retirada de entulhos das áreas do meio fio e terrenos baldios, contribuindo de forma efetiva para melhorar o aspecto limpo das vias, bem como, para eliminar possíveis nascedouros para o mosquito Aedes Aegypti.
O relatório ainda elencou serviços como a substituição de diversas lâmpadas queimadas na sede do município, no Distrito de Santa Maria Gorete, na Vila Capoeira e na Comunidade Cariri, além da poda das árvores.
Com relação ao trabalho realizado em parceria com outras Secretarias, o relatório enfatizou a parceria com a Secretaria de Educação, através da qual viabilizou limpeza e reforma nas Escolas localizadas nas Comunidades Jatobá, Três Serrotes, Vera Cruz, Porteiras, Vila Capoeira; e na Creche Carlos Frederico e na Escola Nabor Wanderley, em Santa Maria Gorete; e as Escolas Edvaldo Junior e Manoel Nunes Trindade, na sede.
E, em parceria com a Saúde, a Secretaria de Infraestrutura iniciou e vem dando continuidade a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde em Santa Maria Gorete, onde estão em construção novas salas e espaços para melhor atender a demanda da comunidade.
“Recebemos do prefeito Cirino a missão de cuidar da pasta da Infraestrutura, um desafio que abraçamos e estamos trabalhando para atender as expectativas da Gestão e, principalmente, da população, uma vez que é para ela que trabalhamos. Nosso desejo é o de atender todas as demandas e apoiarmos as ações que visem trazer melhorias em todas as localidades e áreas, por isso, além destes trabalhamos, também apoiamos iniciativas das Secretarias de Agricultura e Cultura, por exemplo, e, ainda, no trabalho realizado pelo Governo do Estado, que resultou na perfuração de seis novos poços artesianos no município; além de realizarmos o recolhimento regular dos resíduos sólidos produzidos pela população residente na cidade, no Distrito e na Vila Capoeira”, concluiu Gustavo.

Mais Imagens

Sem tetos estão sendo convocados para ato com interdição da BR 230, em Patos



 
O presidente da Associação de Luta por Moradia de Patos e Região, Cícero Cirino, tem realizado atividades com o intuito de convocar famílias sem teto para ato na manhã desta quarta-feira, dia 26. O ato deve causar interdição na BR 230, saída para Campina Grande, em Patos.
De acordo com Cícero Cirino, o protesto tem a finalidade de denunciar irregularidades na entrega das casas do Residencial Itatiunga, provocar o Ministério Público Estadual (MPE), Banco do Brasil e buscar uma posição concreta da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (CEHAP/PB) diante das denúncias apontadas pela associação.
“Não aguentamos mais tanta impunidade por parte das autoridades competentes. Por isso convidamos os sem teto para a mobilização em prol dos que precisam de casas para morar e não para vender ou alugar como está acontecendo aqui em Patos. A CEHAP maquiou a fiscalização para não cumprir o seu papel”, relatou Cícero.
Para Cícero, as famílias se revoltaram mais ainda depois das declarações da presidente da CEHAP/PB, Emília Correia que disse, durante entrevista radiofônica, não existir irregularidades no Residencial Itatiunga.


Jozivan Antero – Patosonline.com

PRF flagra criança de 12 anos dirigindo carro de prefeitura da região de Patos



 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou na noite desta segunda-feira (24/04) duas ocorrências, no mínimo, inusitadas.  A primeira foi uma criança de 12 anos de idade dirigindo um carro de uma prefeitura; a outra, um adolescente de 15 anos pilotando uma motocicleta, levando uma criança de 11 anos na garupa. Os fatos foram registrados nas cidades de Patos e Pombal, localizadas no Sertão da Paraíba. Os dois flagrantes foram resultados de mais uma edição da Operação Duas Rodas.
Os dois casos envolvendo um adolescente e duas crianças aconteceram na BR 230. O primeiro deles foi registrado durante uma ronda em Patos. Os agentes da PRF abordaram um Fiat Uno da Prefeitura da Areia de Baraúnas, que pertence à microrregião de Patos. Para surpresa dos policiais o motorista era uma criança de 12 anos.
O adulto que estava com ela é motorista da prefeitura e, segundo o mesmo, padrinho do garoto. O homem alegou que estava apenas ensinando a criança a dirigir. Os agentes da PRF deram voz de prisão ao funcionário pelo crime de trânsito de Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.
A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção. O valor da multa para esta infração é de R$ 880,41. O homem foi enquadrado também no crime de peculato. Por este crime, caso seja condenado, poderá ser punido com uma pena que varia entre dois anos a doze anos de reclusão, além de multa. O outro caso aconteceu no perímetro urbano da cidade de Pombal.
Uma equipe avistou duas pessoas em uma motocicleta sem que nenhuma delas estivesse usando capacete. Ao abordarem o veículo constataram que o condutor era um adolescente de 15 anos de idade e a passageira era uma menina de apenas 11 anos. O garoto informou aos policiais o nome do homem que entregou a moto para ele. Disse também que o proprietário havia viajado para João Pessoa e que, durante ausência do mesmo, o veículo ficaria consigo.
A moto foi recolhida para o posto da PRF e o Conselho Tutelar da cidade foi acionado para acolher o adolescente e a criança. Em seguida as famílias dos mesmos foram contatadas e informadas sobre o fato. O proprietário da motocicleta será identificado para responder pelo crime de trânsito.  

Fonte - Assessoria da PRF/PB 

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Homem conhecido por vender cocadas no centro de Patos comete suicídio

Homem conhecido por vender cocadas no centro de Patos comete suicídio
Antônio Simões de Lucena,



Por volta das dez horas da manhã desta segunda-feira, 24,  na Rua Miguel Mota, que fica nas proximidades da Praça do Perequeté, no Bairro da Maternidade, em Patos, foi encontrado o corpo do senhor Antonio Simões de Lucena, de 61 anos.
Seu Antônio cometeu suicídio por meio de enforcamento. Era separado e pai de Roberval do Corpo de Bombeiros de Patos.
Ele era muito conhecido em Patos por vender cocadas no centro da cidade. Sua cocada era muita apreciada e ele costumava dizer que “Minha cocada tem pouco açúcar”.
Não temos informações se ele deixou algum bilhete para a família justificando o porquê desse ato extremo nem se ele vinha passando por problemas de depressão.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Jovem é executado na manhã desta segunda-feira na zona rural de Catolé do Rocha

A A
Na manhã desta segunda-feira (24), foi registrado um crime de homicídio na zona rural de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba.
Segundo informações da Polícia Militar,  o corpo de um jovem  foi encontrado abandonado em uma estrada de barro que dá acesso ao Sítio Lages, com várias perfurações de arma de fogo pelo corpo.
Segundo testemunhas, a vítima estaria pegando passarinhos no local, quando foi surpreendido por dois homens armados em uma moto de cor vermelha, quando o garupa sacou a arma e efetuou os disparos em direção ao jovem.
Após o crime a dupla fugiu tomando destino ignorado, e se desconhece as razões que levaram ao crime.
A polícia foi acionada, compareceu ao local e está realizando diligências em toda a região e vizinhança, mas até o fechamento desta matéria, ninguém foi preso.
RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS