sábado, 22 de maio de 2021

Morre Sarmento, ex-funcionário do Armazém Paraíba em Patos

 

Regional

Morre Sarmento, ex-funcionário do Armazém Paraíba em Patos

Sarmento sofreu um AVC hemorrágico, o que ocasionou morte cerebral

Por volta das 19h00m (sete da noite) desta sexta-feira, 21 de maio, faleceu, no Hospital Regional de Patos, o senhor Geraldo Sarmento Rocha, mais conhecido por Sarmento.

Por muito tempo ele trabalhou no Armazém Paraíba aqui na cidade de Patos.

Segundo informações repassadas pela família, Sarmento sofreu um AVC hemorrágico, o que ocasionou morte cerebral.

Ele deixa viúva a senhora Geralda Lucena Sarmento, com quem teve quatro filhos: Gilmara, Cícero, George e Joabi, além de uma neta. 

Ele residia na Rua Vereador Severino Rodrigues, no Bivar Olinto, próximo à Caixa D’água, onde também será velado.

Seu sepultamento será na cidade de Santa Terezinha-PB, saindo o cortejo de sua residência às 10 da manhã deste sábado.

Patosonline.com

Secretário estadual fala em momento mais crítico da pandemia na PB

 

Regional

Secretário estadual fala em momento mais crítico da pandemia na PB

A taxa de transmissibilidade, de acordo com Daniel, também tem crescido de forma assustadora

O secretário executivo de Estado da Saúde, Daniel Beltrammi, voltou a demonstrar preocupação com as taxas de ocupação de leitos e de trasnmissibilidade do novo coronavírus em todo o estado.

Em entrevista nesta quinta-feira (20), Beltrammi voltou a cobrar a população paraibana pelo uso da máscara, pela higiene das mãos, assim como, pelo distanciamento social. Segundo o secretário, os números registrados nesses últimos dias estão sendo comparados aos registrados no momento mais crítico da pandemia.

– Entre os dias 17 e 18 de maio foram observadas 102 internações em um só dia. Uma internação a cada 14 minutos, em média. Esses números só foram registrados entre 24 e 26 de março, o mês mais difícil da pandemia – revelou o secretário.

A taxa de transmissibilidade, de acordo com Daniel, também tem crescido de forma assustadora. Em 107 cidades do estado, essa taxa chega a 1.5. “A cada cem pessoas com o vírus contaminam outras 150. É um momento de grande preocupação e que exige que nós possamos estar protegidos, usando máscaras e não aglomerando”, esclareceu o secretário.

PB Agora


Taciano Wanderley questiona ausência de vacina contra a covid para deficientes físicos e vigilância sanitária responde

 

Locais

Taciano Wanderley questiona ausência de vacina contra a covid para deficientes físicos e vigilância sanitária responde

Laerth Júnior garantiu que a vacina não foi negada, mas apenas foi explicado o que prevê o Ministério da Saúde

A redação do Patosonline.com foi procurada na tarde desta sexta-feira, 21 de maio, pelo senhor Taciano Wanderley, cadeirante, questionando o fato de ser portador de uma deficiência física, e não ter recebido a vacina contra a covid-19 aqui no município de Patos.
Taciano disse que ligou para o gerente de vigilância sanitária do município de Patos, Laerth Júnior, onde teria questionado o mesmo sobre para os pacientes com deficiência física.
O denunciante afirmou que não ficou satisfeito com as respostas do gerente, inclusive descrevendo para nossa equipe o teor do diálogo, que em alguns pontos chega a fica acalorado e forte entre os dois.

OUTRO LADO

Sobre os questionamentos do senhor Taciano Wanderley, o Patosonline.com fez contato com o citado e recebeu a seguinte resposta:

O gerente de Vigilância em Saúde do município, Laerth Júnior, informou à nossa reportagem que a Secretaria Municipal de Saúde de Patos segue todas as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19.
Portanto, neste momento, conforme estabelece o Ministério da Saúde, estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas, e que nesta fase também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Desta forma, Laerth Júnior garantiu que a vacina não foi negada, mas apenas foi explicado o que prevê o Ministério da Saúde, ou seja, que nesta fase apenas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que devem receber a vacina. A pessoa que discorda da normativa não é cadastrada no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), e sendo assim não pode receber o imunizante neste momento, mas quando houver abertura para outros grupos nos quais ela possa se encaixar.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Vereador denuncia falta de medicamentos em farmácias básicas do município

 

Politica

Vereador denuncia falta de medicamentos em farmácias básicas do município

"Por enquanto, cumpro o meu papel como funcionário do povo de minha cidade, que me elegeu", disse o vereador

O vereador Josmá Oliveira esteve nesta tarde de sexta-feira, 21, visitando as farmácias básicas da prefeitura de Patos, registrando, mais uma vez, a falta de medicamentos de uso diário por parte da população assistida por esses setores da saúde do município. E tudo por conta de denúncias feitas por pessoas que fazem uso de remédios que são entregues pelas referidas farmácias.

Segundo revelou: ” Recebi a informação dando conta do não abastecimento de vários medicamentos e fomos apurar a realidade, constatando serem verdadeiras as informações, pois vimos que não existiam diversos fármacos, como: Losartana, AAS- 100mg, Sertralina 50mg, Amitricilina-25 mg, Dipirona 50mg, Aspirina, medicamentos controlados, entre outros de uso contínuo por parte de doentes e pessoas que fazem controle de pressão arterial e outros problemas orgânicos Fomos às duas unidades, centro e Jatobá, comprovando a total falta de responsabilidade por parte do poder executivo, onde a Secretaria de Saúde assume o maior papel, haja vista ser o órgão responsável por esse setor de tratamento medicamentoso.

É uma verdadeira perversidade e falta de sensibilidade humana! Vejam, de janeiro a maio, a prefeitura recebeu quase 14 milhões de reais. E eu pergunto: onde colocou esse dinheiro: nas ruas com esgotos à céu aberto e esburacadas? Nas estradas em igual estado e sem pavimentação? Nas escolas que estão na iminência de cair? Nos postos médicos e outras unidades de saúde, onde falta até aparelho de medir a pressão? No tratamento da covid-19, quando sabemos que não empregaram a alta quantia enviada pelo governo federal, como deveriam ter feito? Onde está todo esse dinheiro? Não existirá uma resposta convincente, mas Patos sabe disso, os patoenses têm olhos e sentimento.
Há tempo para tudo, até para o basta. Por enquanto, cumpro o meu papel como funcionário do povo de minha cidade, que me elegeu, que confiou em mim. Honrarei meu mandato até o último dia, sabendo que ainda é muito pouco, para quem muito já fez por minha pessoa”, concluiu Josmá Oliveira.

Assessoria

Consumo de carne no Brasil cai ao menor nível em 25 anos com disparada de preços

 


A pandemia da Covid-19 provocou mudanças à mesa dos brasileiros, que cortaram o consumo de carne bovina para o menor nível em 25 anos, de acordo com dados do governo, que calcula a disponibilidade interna do produto subtraindo o volume exportado da produção nacional.

Não bastasse a perda de renda da população, os preços de cortes bovinos dispararam, na esteira de valores recordes da arroba do boi gordo, limitando o consumo interno, enquanto a China importa como nunca carnes do Brasil.

Agora, cada brasileiro consome 26,4 quilos desta proteína ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019 –quando ainda não havia crise sanitária. Este é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Só nos primeiros quatro meses do ano, o consumo per capita de carne bovina caiu mais de 4% em relação a 2020, estima a Conab.

Veja a matéria completa no Portal O Sul.

O Sul

domingo, 2 de maio de 2021

Em Patos: Jovem de 25 anos morre ao colidir em contentor de entulhos

 

Por volta das 3h30min da madrugada deste domingo, 02/05, o jovem Ericles Nunes Rodrigues, que trafegava numa moto Honda Bros branca (placa NQF 9G320) se chocou contra um contentor de entulhos da empresa Limpajá na Rua Pedro Firmino (Rodovia 361), em frente à Unimed, no bairro da Brasília, em Patos. Ele trafegava no sentido bairro-centro.

A 4° Companhia de Policiamento de Trânsito, os bombeiros e o Samu foram acionados, mas ao chegarem no local constaram que o jovem já estava em óbito.

A vítima, que trafegava sozinha, morava na Rua Pedro Moura, no bairro Vitória, em Patos, tinha 25 anos e trabalhava numa churrascaria. Era sobrinho da sindicalista Carminha Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp).

A reportagem do PortalSN1 entrou em contato com o senhor Cláudio, proprietário da empresa LimpaJá, onde o mesmo disse que já havia tomado conhecimento do fato, mas o seu equipamento não apresentava irregularidades em está naquele local.

Conversamos com um advogado especialista, o mesmo adiantou que de acordo com o Código de trânsito brasileiro, por este local se tratar de um acostamento em Rodovia (BR 361) é “considerado área de escape, circulação de pedestres, embarque e desembarque e não estacionamento” concluiu.

PortalSN1 com Folha Patoense

Jornalista Marcelo Negreiros apresenta significativa melhora

 


O jornalista patoense Marcelo Negreiros segue internado na Unidade de Terapia Intensiva Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa, acometido pela Covid-19.

As últimas notícias sobre a saúde do jornalista, divulgadas neste domingo, 02/05, são animadoras.

Leia abaixo a mensagem divulgada nas redes sociais pelo médico Ygor Marcelo, que é filho do jornalista: “Muito feliz em dizer a vocês q painho está muito bem. Ontem a noite ele acordou. Está evoluindo rapidamente. Tá consciente. Saturação 98, troca gasosa 315, parâmetros renais normais, parâmetros sanguíneos normais, leucócitos normalizados.
Seguimos com fé e em oração pra total recuperação dele. Já estamos programando desligar da ventilação hoje ou amanhã“.

Em Patos, familiares, amigos e colegas de imprensa segue em oração pelo pleno restabelecimento da saúde do profissional de comunicação.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Jovem de Juazeirinho que sofreu choque elétrico em máquina de lavar roupas não resiste e morre no hospital

 


Morreu na noite deste sábado, 1º de maio, após vários dias internada em um hospital na Campina Grande, a juazeirinhense Ketly Nayara.

A jovem havia sofrido uma descarga elétrica enquanto manuseava uma máquina de lavar roupas em casa alguns dias atrás na cidade de Juazeirinho.

A mãe de Nayara relata que a filha não percebeu o fio da extensão desencapado e tentou conectá-lo na tomada da rede elétrica para colocar a máquina para funcionar.

Como o local estava molhado e ela descalça, o impacto do choque pode ter sido mais impactante ainda.

Gravemente ferida, a moça foi socorrida para o hospital, onde ficou alguns dias internada, mas não resistiu.

O velório da jovem acontece na Central de Velórios Maranata, localizada às margens da BR-230, na zona oeste da Juazeirinho, saída para o Sertão.

Já o sepultamento acontece a partir das 17h deste domingo no cemitério público de Juazeirinho.

Por ser uma moça amada por todos, a cidade está de luto.

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS