quarta-feira, 25 de maio de 2011

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV)


O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, desenvolvido no município de Mãe D’água – PB, busca numa perspectiva coletiva de ação, erradicar o trabalho infantil e oferecer as crianças e adolescentes inseridos instrumentos para uma cidadania plena. 



Sabe-se do crescente problema gerado pela exploração do trabalho infantil, onde as famílias necessitam se conscientizar que as crianças e os adolescentes estão em fase de desenvolvimento, e os mesmos necessitam  viver a fase de ser criança e de ser adolescente. Nesta perspectiva,  no mês de maio realizou-se atividades recreativas com  muita diversão e lazer .Onde contou-se com a participação dos pais, e dos alunos dos outros núcleos,.Tais atividades   proporcionou  as  criança momentos lúdicos e  de construções cognitivas . Com  os Jogos e brincadeiras  proporcionou-se as crianças criar, fantasiar  e explorar os momentos de lazer , utilizando as potencialidades de cada um de  forma natural e espontânea, onde os mesmos   desenvolveram  suas  habilidades individuais bem como o entendimento do trabalho em equipe

Além dos momentos prazerosos, agradável e de alegria que o lúdico e o brincar proporcionou as crianças, os valores como respeito, cooperação, estiveram  presentes nas atividades e sem esquecer que cada um tem suas potencialidades e seus limites.

 Dentre as atividades desenvolvidas, estabeleceu-se  momentos  diferentes  organizados  pela coordenação,   orientadores sociais e ofícineiros que realizaram suas brincadeiras  como :Emboladão,  Quem  chega na bola primeiro, Corrida do balão,Quem come primeiro a banana,e as brincadeiras tradicionais  que estiveram presentes que foram elas (corrida do ovo, corrida do saco, cabo-de-aço dança de laranja,dança da  cadeira, queimada, terra mar)entre outras.

Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o
desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na
aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural,
facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do
             pensamento.  Tavares (2002)
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS