quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde de Malta realiza campanha de e ao combate câncer de próstata

 


 
Mais uma vez, os maltenses demonstraram que a prevenção está em primeiro lugar e que quando se trata do cuidado com a saúde, o preconceito não pode ter vez. Esta foi a lição aprendida na Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata realizada no Município na última sexta (13/12), e cujo público alvo foi a população masculina entre 40 e 80 anos.  
Durante todo dia de mobilização, mais de 500 homens compareceram para atendimento montado pela Secretaria Municipal de Saúde para a realização dos exames preventivos de PSA e toque. “Esse ano, fizemos diferente, trazendo o médico para a cidade, propiciando, assim, um maior conforto aos pacientes, uma vez que teriam mais comodidade por não saírem de Malta para serem atendidos em outros municípios. E isso deu certo, pelo o que estamos vendo, deu um fluxo de pessoas muito grande para fazer o exame e isso nos alegra muito” afirma a secretária municipal de Saúde de Malta, Eriane Peixoto Araújo de Lucena.
Inserida dentro do movimento “Novembro Azul”, em alusão ao “Outubro Rosa”, dedicado ao combate ao câncer feminino, a campanha preventiva contra o câncer de próstata promovida em Malta demonstrou que os maltenses estão compreendendo a importância da prevenção contra o segundo tumor mais comum entre os homens. “O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens. Os homens estão tendo essa consciência e vendo que é importante, também, perder esse medo, ter coragem e cuidar da saúde”, ressalta Eriane.
O mutirão contra o câncer de próstata contou com a participação do médico urologista, Dr. Eliseu José de Melo Neto, e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde como também a participação ativa do Prefeito Nael Rosa que incentivou muito a população masculina a fazer sua prevenção. Os resultados dos de PSA deverão ficar prontos em 15 dias.
A detecção precoce é fundamental para o tratamento da doença, tendo em vista que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial, o tumor de próstata não apresenta sintomas, daí a importância da visita de rotina anual ao urologista para o acompanhamento da glândula.  “O câncer de próstata inicial não tem sintomas. Por isso, é importante fazer a prevenção anualmente, para evitar que se instale uma doença mais avançada. Quando os sintomas aparecem, normalmente a doença já está localmente avançada ou já está disseminada pelo organismo”, explica o médico urologista, Dr. Eliseu José de Melo Neto, que participou da Campanha contra o Câncer de Próstata em Malta.
Assessoria

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS