O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, desenvolvido no município de Mãe D’água – PB, busca numa perspectiva coletiva de ação, erradicar o trabalho infantil e oferecer as crianças e adolescentes inseridos instrumentos para uma cidadania plena.
Sabe-se do crescente problema gerado pela exploração do trabalho infantil, onde as famílias necessitam se conscientizar que as crianças e os adolescentes estão em fase de desenvolvimento, e os mesmos necessitam viver a fase de ser criança e de ser adolescente. Nesta perspectiva, no mês de maio realizou-se atividades recreativas com muita diversão e lazer .Onde contou-se com a participação dos pais, e dos alunos dos outros núcleos,.Tais atividades proporcionou as criança momentos lúdicos e de construções cognitivas . Com os Jogos e brincadeiras proporcionou-se as crianças criar, fantasiar e explorar os momentos de lazer , utilizando as potencialidades de cada um de forma natural e espontânea, onde os mesmos desenvolveram suas habilidades individuais bem como o entendimento do trabalho em equipe
Além dos momentos prazerosos, agradável e de alegria que o lúdico e o brincar proporcionou as crianças, os valores como respeito, cooperação, estiveram presentes nas atividades e sem esquecer que cada um tem suas potencialidades e seus limites.
Dentre as atividades desenvolvidas, estabeleceu-se momentos diferentes organizados pela coordenação, orientadores sociais e ofícineiros que realizaram suas brincadeiras como :Emboladão, Quem chega na bola primeiro, Corrida do balão,Quem come primeiro a banana,e as brincadeiras tradicionais que estiveram presentes que foram elas (corrida do ovo, corrida do saco, cabo-de-aço dança de laranja,dança da cadeira, queimada, terra mar)entre outras.
Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o
desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na
aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural,
facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do
pensamento. Tavares (2002)
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