A Secretária de Saúde Maria da Glória Leite Mota, informou sobre a importância deste evento para as equipes, uma vez que a estratégia é de socialização das informações para todos os integrantes que fazem parte do quadro de funcionários da saúde. Acredito que só existem bons êxitos nos trabalhos a partir do momento que acontecem trocas de experiências, planejamentos e avaliação das ações em saúde no Município.
Durante o evento o senhor Hernane, falou sobre a Patologia da Dengue, explicando os tipos clássicos e hemorrágicos, o vírus, o mosquito transmissor: combate e a prevenção; enfatizado a problematizasão que vem acarretando grandes problemas de saúde pública principalmente nos últimos anos. A incidência vem aumentando a cada ano, não só em nível local más; em todo país. A disseminação da doença acontece principalmente no verão e até o mês de maio, quando há maior incidência de chuvas. Este é o momento propício para colocarmos em pratica o plano de ação em combate ao mosquito Aedes aegypti. Acrescentou o palestrante.
Continuamente o Sr. Gersino Costa, falou sobre Os equipamentos de proteção individual – EPIs que são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador e reduzir os riscos de intoxicações decorrentes de determinada exposição. Isentando – os de quaisquer problemas causados por agentes químicos, físicos e biológicos. O desenvolvimento da percepção do risco, aliado a um conjunto de informações e regras básicas de segurança, são ferramentas mais importantes para evitar a exposição e assegurar o sucesso das medidas individuais de proteção à saúde do trabalhador.
Além disso, informou também sobre a parceria da 6ª. Gerencia com o CEREST em prol a saúde do trabalhador em toda regional.
Dando seguimento aos trabalhos a Srª.Luisa Satyro, apresentou o Projeto do Programa Saúde na Escola – PSE. Tendo como principal objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Aproveitou a oportunidade para Valorizando o trabalho que vem sendo executado no município de Mãe d`Água – Pb; Uma vez que os profissionais estão sempre engajados, compromissados e reconhecem que para se ter uma boa saúde é necessário integração e articulação permanente da educação e da saúde. Afirmou!
Finalmente a Senhora Yanna Medeiros, fez uma síntese dos trabalhos apresentados e enfatizou os principais objetivos alcançados dos trabalhos expostos e a necessidade de se colocar em prática os conhecimentos de forma sociável e em parceria. “Considerando que o caminho para ser ter êxitos na execução das ações em saúde é partindo do principio da humanização entre os profissionais e usuários”. Acrescentou.