Os estudantes Heitor Ribeiro e Milena Cabral, ambos de que estudam na rede municipal de ensino de Mãe d’Água-PB, foram mais uma vez destaques nos Jogos Escolares e Paraescolares promovido pelo Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
A etapa Patoense dos jogos foi realizada entre os dias 25 e 30 de maio do corrente ano no Ginásio de Esportes do Colégio Cristo Rei (CCREI) e reuniu centenas de alunos de escolas públicas e privadas de 30 cidades da 6ª GRE – Gerência Regional de Educação, com sede em Patos-PB, na qual se insere o município de Mãe d’Água. A exemplo de outras edições, os alunos se destacaram nos jogos, especialmente nas modalidades Xadrez e Tênis de Mesa.
No xadrez, categoria feminina (12 a 14 anos) a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental Milena Cabral, 13, foi a campeã e classificou-se para a etapa final dos jogos que acontecerá em breve na capital, João Pessoa. Outro aluno campeão foi o estudante Heitor Ribeiro, 13 anos, que conquistou o primeiro lugar na categoria masculina (12 a 14 anos). Já a estudante Aline Mota, 16, outra grande revelação do xadrez Brasileiro, foi a campeã na categoria feminina (16 e 18 anos). Heitor e Aline também vão disputar as finais dos jogos.
No tênis de mesa, Mercia de Sousa, 14, estudante da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira em Patos, mas que mora e treina em Mãe d’Água, foi a campeã da categoria feminina (12 a 14 anos). Ano passado ela se notabilizou pela 7ª colocação nas Olimpíadas Escolares onde disputaram alunos de todos os estados brasileiros.
As Secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura Esporte e Lazer do município acompanham os estudantes atletas. “Nós oferecemos o treinamento, fardamento, transporte e alimentação durante os jogos, sejam estaduais ou nacionais.” Destacou Rosana Leão, secretária de Cultura Esporte e Lazer. “Essas crianças e adolescentes sempre fizeram jus a cada centavo investido, seja na compra de raquetes, borrachas, mesas e outros equipamentos de treinamento. Por isso, a orientação do prefeito Junior Tota é que elas tenham sempre todo o apoio da administração. O retorno maior disso é alta estima do povo Madaguense que se orgulha em ver os nomes dos nossos filhos estampados nos cadernos de esportes dos principais jornais do país.” Completou Adalberto Lima, Secretário de Educação do município.
Ainda de acordo com Adalberto, outro ponto positivo do xadrez nas escolas dos municipais tem se refletido no aprendizado. “A experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos alunos, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte.” Finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário