Os 52 anos de emancipação política do município de Mãe d’Água-PB foi lembrado nesta sexta feira, dia 26 de dezembro pela administração municipal, que elaborou uma programação para marcar a data. As comemorações foram iniciadas às 07:00h com o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e do município, no Paço Municipal. Às 17:00h, a prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota), ao lado do vice prefeito José Paulino (Zé de Chicó), dos ex prefeitos Luiz Kleber de Figueiredo Leitão e Péricles de Oliveira Junior (Junior Tota), além do deputado estadual Monaci Marques Dantas (PPS) e do vereador Claudenor Oliveira, fizeram o descerramento das bandeiras e em seguida o corte do bolo, preparado especialmente para a ocasião e distribuído com a população.
Durante seu pronunciamento, o ex prefeito Kleber, que falou em nome da prefeita Margarida, justificou o fato de a prefeitura não ter realizado esse ano uma programação mais festiva, com a contratação de bandas de renomes, a exemplo de anos anteriores, explicando que “Todos nós sabemos que a administração passa por uma crise sem precedentes por conta da estiagem. Os recursos escassos e os gastos com o abastecimento da população que vem sendo feito através de carro pipa, impediram que o município fizesse uma grande festa, como merece o nosso povo”. Esclareceu. A prefeita Margarida já havia explicado que sua gestão elencou algumas prioridades, e dentre elas estão a saúde, a educação e abastecimento de água. “Mesmo com a parceria que nós firmamos com o Estado e a União, que resultou na aquisição de 4 carros pipas, a prefeitura vem tendo um gasto muito grande para abastecer a cidade, o distrito de Santa Maria Gorete, o povoado da Vila Capoeira e a Zona Rural.” Explicou Margarida. “Nós não seríamos irresponsáveis ao ponto de comprometer o bom andamento desses serviços essenciais, para gastar com festas”. Completou a prefeita.
Já o deputado Monaci Marques, que também faz aniversário no dia 26 de dezembro, aproveitou para saudar a população e ressaltar seu carinho e apreço pelo povo maedaguense. “Tenho tentado a todo custo corresponder esse carinho trabalhando muito, seja como empresário, seja como deputado, sempre defendendo os interesses da coletividade”. Confessou. Ele aproveitou para levar a boa notícia de que a pavimentação da rodovia 267, que liga Mãe d’Água ao vizinho município de São José do Bonfim, será iniciada já nos primeiros dias de janeiro de 214. “Eu procurei essa semana o diretor do D.E.R, o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho e Silva, e ele me revelou que uma nova empresa, a COSAMPA, vai iniciar as obras entre os dias 5 e 6 de janeiro do próximo ano”. Revelou o deputado Monaci. A notícia foi bastante comemorada pela população que aguarda com ansiedade essa pavimentação, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) no dia 09 de março último.
A solenidade de comemoração dos 52 anos de emancipação política do município contou com a participação da Filarmônica 26 de dezembro (de Mãe d’Água) e da Filarmônica 26 de julho (de Patos-PB), que se apresentou em praça pública tocando os mais variados estilos e atraindo a atenção de vários moradores. A programação foi encerrada com a celebração de uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Leonardo, na matriz de Nossa Senhora das Dores.
O então Distrito de Mãe d’Água foi elevado à categoria de cidade através da lei estadual 2.686 de 26 de dezembro de 1961. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população estimada em 2013 é de 4.044 habitantes. O município, localizado no Sertão do Estado da Paraíba, ocupa uma área de 243,754 (Km2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário