O Hemonúcleo de Patos está vivendo momento difícil pela falta de doadores, especialmente neste mês de janeiro. Seus estoques estão bastante baixos causando preocupação, pois muitos pacientes podem necessitar de sangue e poderão não contar com o produto. Tipos como AB, B, O, todos negativos, além de B positivo são insuficientes para atender a demanda.
A direção diz que é essencial a reposição dos estoques e apela para a solidariedade da população. A rede hospitalar de Patos atende pacientes de cerca de 90 municípios, inclusive dos estados vizinhos de PE, RN e CE. Diariamente há pessoas precisando de sangue, sejam vítimas de acidentes, que precisam passar por procedimento cirúrgico, com problemas de hemofilia, anemia e os estoques precisam atender a demanda.
Acontece que muitos acompanhantes destes não fazem a reposição no Hemonúcleo local. Funcionários do Hemonúcleo Patos desenvolvem campanha de esclarecimento e de captação de doadores no Hospital Regional de Patos, onde o fluxo é intenso, mas mesmo assim o número de doares não corresponde à necessidade, sendo insuficiente para dar tranquilidade aos serviços de urgência.
Outro problema que agrava a situação diz respeito às empresas que não se sensibilizam com a situação e não liberam os funcionários para doar sangue, mesmo havendo interesse destes. A direção do Hemonúcleo pede para que o paciente sempre que for precisar de sangue, saber primeiramente se há o tipo que necessita e conseguir doares para repô-lo.
Marcos Eugênio
Foto: Secom-Pb