sábado, 31 de março de 2018

TCE-PB realiza sessão histórica para apreciar as contas da Prefeitura de Mãe D’Água relativas a 2017



 
O Pleno do Tribunal de Contas da Paraíba se reuniu nesta quarta-feira (28), em sessão ordinária, sob a presidência do conselheiro André Carlo Torres Pontes, para julgar, de forma inédita, o primeiro processo de prestação de contas referente ao exercício de 2017, três meses após o final da gestão. Trata-se das contas do município de Mãe D’Água, na gestão do prefeito Francisco Cirino da Silva, julgadas regulares com a emissão de parecer favorável, resultado do Processo de Acompanhamento da Gestão, iniciado pelo TCE em janeiro do ano passado.
“Hoje é um dia histórico, que traduz o trabalho de todos, uma tradição do Tribunal de Contas da Paraíba, que sempre esteve na vanguarda, em busca do aprimoramento das prestações de contas com mais celeridade e transparência”, disse o conselheiro André Carlo Torres Pontes, ao anunciar o resultado do primeiro julgamento das contas de uma prefeitura municipal, já no início do exercício seguinte. O presidente lembrou ainda o momento impar na história no controle externo nacional.
As contas de Mãe D’Água foram aprovadas por unanimidade no Pleno da Corte. O conselheiro Arnóbio Viana enalteceu o êxito alcançado pelo TCE, que cumpre um papel importante na modernização do controle externo. Nominando Diniz enfatizou a responsabilidade da gestão, que manteve a continuidade do trabalho realizado no município e destacou que o acompanhamento da gestão consolida a eficiência do Tribunal de Contas no controle das contas públicas.
O conselheiro Fernando Rodrigues Catão lembrou o momento histórico e ressaltou a missão orientadora da Corte de Contas. Destacando os alertas expedidos durante o exercício, medidas que ensejaram correções sobre as falhas apontadas, evitando assim as ações punitivas. Mesmo entendimento também manifestado pelo conselheiro Marcos Antônio Costa. “Estamos ajudando a fazer a história do Tribunal e esse é um fato inédito em função da sociedade”, frisou. Também se posicionaram, destacando a celeridade processual, os conselheiros substitutos Antônio Gomes Vieira e Antônio Cláudio Santos.
O ineditismo do fato levou ao plenário da Corte, o conselheiro Fábio Nogueira, que se encontra afastado das atividades plenárias, em decorrência de sua ascensão à Presidência da Associação Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que na oportunidade, em nome da entidade, enalteceu a eficiência e a efetividade do TCE-PB, nesse momento histórico e significativo para o controle externo brasileiro. “Vamos difundir essa iniciativa. O TCE coloca à disposição da sociedade toda uma expertisenas ferramentas de controle externo” frisou ele.
O prefeito de Mãe D Água, Francisco Cirino, presente à sessão, enfatizou o processo de acompanhamento da gestão iniciado pelo Tribunal de Contas. Observou que os alertas emitidos durante o exercício foram fundamentais para a correção das irregularidades e falhas apontadas nos relatórios iniciais, reiterando que sua experiência na vida privada e o comprometimento com as recomendações do Tribunal foram fundamentais para o êxito da gestão.
O relator do processo foi o conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, que enfatizou a receptividade do gestor em atender a todos os alertas do Tribunal, evidenciando o êxito do acompanhamento da gestão em tempo real. Também usou da palavra o auditor de contas públicas, José Pinheiro de Lima, destacando o esforço do corpo técnico do TCE, e a importância da decisão, que servirá de incentivo aos municípios em benefício da administração pública.
O Pleno apreciou ainda e decidiu pela emissão de parecer favorável e regularidade em relação às prestações de contas dos municípios de Santa Inês, Junco do Seridó e Frei Martinho, relativas ao exercício de 2015. Relativas 2016 foram aprovadas as contas de Duas Estradas, Santo André, São José do Bonfim, Junco do Seridó e Frei Martinho. O colegiado emitiu parecer contrário às contas de Umbuzeiro de 2014, destacando como principal irregularidade a diferença de saldo financeiro, que resultou num débito de R$ 34.222,15.
O órgão fiscalizador realizou a 2164ª sessão ordinária do Tribunal Pleno. Além do presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes, estiveram presentes na composição do quórum os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Antônio Nominando Diniz, Fernando Rodrigues Catão e Marcos Antônio Costa. Também os conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pelo procurador Manoel Antônio dos Santos Neto.


Ascom/TCE-PB – (28 03 2018)

Mães patoenses fazem fotos com seus filhos autistas e convidam a sociedade para a Audiência Pública na Câmara

Mães patoenses fazem fotos com seus filhos autistas e convidam a sociedade para a Audiência Pública na Câmara


Aparecida Araújo com seu filho Pedro Lucas, de 7 anos.
A Câmara Municipal de Patos realiza na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, às 19 horas, a audiência pública Autismo – Uma realidade cada vez mais presente, solicitada pela vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), que lembrou que o dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Autismo é um distúrbio neurológico que compromete a comunicação verbal e ocasiona comportamentos repetitivos.
O evento contará com a presença do deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), autor da lei que inclui o autismo como atendimento prioritário e que entrou em vigor há pouco tempo. Todos os comércios e instituições terão que se adequar à nova lei. “Estamos convidando todas as pessoas de Patos que têm familiares com autismo e que deseja saber mais sobre o assunto. Já convidamos as turmas de Psicologia e de Pedagogia das Faculdades Integradas de Patos (FIP) para participarem também, pois é necessário discutir mais sobre o assunto, falar sobre inclusão, questões de saúde e sobre o que está acontecendo aqui em Patos, pois está tendo muito descaso com pessoas autistas”, disse a bancária e jornalista Aparecida Araújo, que é mãe de um filho autista.
Elizangela Corsino com seu filho João Victor
Aparecida e outras mães chamam atenção para vários problemas, entre eles a falta de cuidadores nas escolas. Ela diz que o evento será o momento para se cobrar ações por parte do poder público. “Nesta audiência teremos a participação da fonoaudióloga Nara, teremos a palavra de pais que irão cobrar ações por parte do município, iremos relatar problemas com relação ao atendimento no Centro Especializado de Reabilitação (CER), com a falta de cuidadores nas escolas, enfim. Tivemos problemas esse ano, pois afastaram o pessoal do CER e as crianças ficaram sem atendimento. São muitas questões e vamos aproveitar a oportunidade pra cobrar do município uma solução”, relatou a bancária.
Neste domingo, 01/04, haverá um piquenique na Praça Getúlio Vargas, próximo ao Hotel JK, no centro da cidade, com pais, mães e filhos para tratar sobre o assunto. “Estaremos vestidos de azul e levaremos brinquedos para as crianças. Será uma festa contra o preconceito com a pessoa autista”, acrescentou a mãe do pequeno Pedro Lucas. Até camisetas foram confeccionadas com a seguinte frase: “Não há nada mais deficiente que o preconceito. Não há nada mais eficiente que o amor”.
Em Patos já existe um grupo de pais de filhos autistas que se reúnem frequentemente para trocarem experiências sobre seus filhos e lutaram contra o preconceito.
As fotos abaixo que ilustram essa matéria são de pais e mães dedicados aos seus filhos autistas e que perseveram na luta contra o preconceito.
Folha Patoense – folhapaoense@gmail.com – 99974-0076

quarta-feira, 28 de março de 2018

Contas Aprovadas com Louvor de mãe dagua

Contas Aprovadas com Louvor
Antes mesmo de se encerrar o prazo regimental para envio das Prestações de Contas Anuais dos municípios, também conhecidas como PCA, que é 31 de março, a Prefeitura de Mãe d’Água, sob a gestão do prefeito constitucional Francisco Cirino da Silva, teve sua PCA 2017 aprovada com todos os louvores pelos conselheiros do Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE PB, em Sessão Plenária realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de março de 2018.
A votação e aprovação da Prestação de Contas do Município, assim como a data de sua apreciação, foram festejadas pelo TCE PB como um marco na história da Corte, especialmente mediante ao trabalho realizado através da implantação do Processo de Acompanhamento da Gestão, implementado a partir do ano de 2017, sob o comando presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes.
O prefeito Francisco Cirino, a convite do conselheiro André Carlo, participou da sessão, acompanhado da contadora do Município, Clair Leitão, dos advogados Segundo Remígio e Dr Eudes e os secretários Ytapuan Nunes (Administração) e Vilmar Ferreira (Chefe de Gabinete), acompanharam a Sessão.

Bombeiros e polícia ambiental são acionados após cobra ser encontrada em ambulância do SAMU na cidade de Patos



 
A manhã começou bastante movimentada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Patos (SAMU/Patos). Nesta quarta-feira, dia 28, o vigilante avistou uma cobra de pequeno porte na roda da ambulância da Unidade de Suporte Avançado (USA) e avisou para os funcionários de plantão.
As equipes do SAMU/Patos ainda tentaram localizar a cobra, porém, o animal se escondeu nas
SAMU/Patos
 engrenagens da suspensão e na carroceria e dificultou localizar mais uma vez. Após um momento, os funcionários decidiram acionar o 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) e a 3ª Companhia de Polícia Ambiental (3ª CPamb) para tentar capturar a cobra.
A ambulância teve o motor ligado e foi colocada no dique de lavagem para facilitar a localização da cobra. Um dos membros da polícia ambiental localizou o animal, mas não foi possível retirá-la devido ao local ser de difícil acesso.
A sugestão das equipes foi de aguardar até que a cobra, que não se sabe se é venenosa, saia por conta própria da ambulância. Enquanto isso, a pequena cobra continuará fazendo morada na viatura. A intenção dos funcionários do SAMU/Patos é de preservar a cobra e permitir que ela retorne ao seu habitat natural. Caso ela saia, a 3ª CPamb será acionada novamente.


Jozivan Antero – Patosonline.com


Fotos e vídeos da postagem


PE-275, que liga Pernambuco a Paraíba, pede socorro


A PE-275 que liga Brejinho a divisa com a Paraíba vive um descaso enorme por parte do governo Paulo Câmara. As imagens mostram como o trecho citado está com muitos buracos e mato tomando conta do acostamento. Já foi feito solicitação por parte da população e até agora nada.

Confira as imagens, abaixo, e tirem suas conclusões:










terça-feira, 27 de março de 2018

Em Teixeira: Jovem de 21 anos é executado com três disparos de arma de fogo



 
Teixeira registrou na noite desta segunda-feira, 26, o primeiro homicídio do ano. Um jovem de 21 anos foi executado por volta das 18h30,  no Sítio Poços de Cima, na zona rural da cidade. Um agricultor notificou a Polícia Militar.
A vítima foi identificada como sendo Bernardo da Silva Arruda. Segundo a PM foram ouvidos três disparos de arma de fogo. O jovem foi encontrado já sem vida caído de uma motocicleta.
 Há poucos dias, Bernardo, havia se envolvido em uma discussão e golpeado um homem de 56 anos na rua Cicero Claudino de Oliveira no bairro dos três postes.
 Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local e fez o isolamento da área. O IML da cidade de Patos foi também acionada e deve comparecer ao local. 


                                  
Fonte - Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco

Em ação conjunta, polícia militar e a ambiental fazem apreensão de som e animais silvestres em Patos e região



 
A 3ª Companhia de Polícia Ambiental (3ª CPamb) e a 4ª Companhia de Polícia Militar (4ª CPM) desencadearam a Operação Pardal nesta segunda-feira, dia 26, e conseguiram apreender várias aves silvestres que eram mantidas em cativeiro na cidade de Teixeira (PB).
Durante a operação, três homens foram autuados por crime ambiental e devem pagar multa de R$ 6.000,00. As denúncias foram repassadas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e encaminhadas para a guarnição da 4ª PM, comandada pelo Sargento Izidro, e para a 3ª CPamb que estava sendo comandada pela Cabo Ana.
Os pássaros que estavam em gaiolas eram 1 salta caminho, 5 papas capim, 3 golados e 2
Apreensão de animais silvestres
 bigodes. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil. Todos os pássaros ficaram à disposição da 3ª CPamb na cidade de Patos e devem serem encaminhados para soltura de volta a natureza em local apropriado.
Já na cidade de Patos, também nesta segunda-feira, a 3ª CPamb com guarnição composta pela Cabo Ana e os Soldados Davi e Jesus, realizaram a apreensão de um sagui em uma residência na Rua Sérgio Lima, Bairro Maternidade. O sagui estava solto nas casas e uma senhora acionou a polícia. Provavelmente o animal estava em cativeiro nas imediações de onde ocorreu o fato.
A 3ª Companhia de Polícia Ambiental também apreendeu um sistema de som automotivo na cidade de Patos. Cidadãos acionaram a polícia devido poluição sonora e perturbação do sossego. A polícia acionou o decibelímetro e comprou que o som estava acima do permitido. O equipamento foi recolhido para a sede da 3ª CPamb na Rua Lima Campos, Bairro São Sebastião. A multa mínima é de R$ 5.000,00, além de pena com reclusão que pode chegar de 1 a 4 anos.


Jozivan Antero – Patosonline.com


Fotos e vídeos da postagem


Laudo pericial confirma morte violenta de cães em Igaracy



 
Os 31 cães mortos no município de Igaracy no início do mês foram executados com violência, por meio mecânico, ou seja, com o uso de algum instrumento. É o que aponta laudo pericial do Núcleo de Laboratórios Forense do Instituto de Polícia Científica (IPC) entregue nesta segunda-feira (26) à Polícia Civil.
A perícia criminal constatou que não há outra forma de deixar marcas de sangue encontradas no local em que os animais foram mortos, principalmente nas paredes, que não seja a ação mecânica, segundo informou a perita criminal Michelle Nóbrega ao Portal MaisPB.
De acordo com a investigação, a morte dos cães pode ter sido causada por pauladas, pedradas ou outra forma violenta, mas não por envenenamento, como alegou o titular da Secretaria de Saúde do Município, José Carlos Maia.
Por causa da violação do espaço em que os animais foram mortos, não é possível identificar o instrumento com que os cães foram sacrificados.
O laudo da perícia vai ser anexado ao processo da Polícia Civil, que segue com as investigações.


Fonte - Clickpb

segunda-feira, 26 de março de 2018

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa no Bairro Vila Cavalcante, em Patos



 
Um crime movimentou o Bairro da Vila Cavalcante no início da tarde deste domingo, dia 25, por volta das 13h00, na Travessa Euclides Franco, próximo ao Motel Mayame, às margens da BR 230, em Patos.
As informações ainda preliminares e checadas no local, dão conta que se trata de uma mulher
Assassinato na Vila Cavalcante
identificada por Josefa Almeida de Oliveira, 48 anos, coonhecida por “Zefinha”. O crime aconteceu dentro da própria casa da vítima onde é comercializado material de limpeza e alguns gêneros alimentícios.
Os vizinhos relataram que só ouviram os disparos que foram disparados por dois homens em uma motocicleta de cor preta. A vítima ficou caída dentro de casa na porta principal, dando a entender que estava em um dia normal no momento do homicídio.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado minutos depois do fato, porém já encontraram a vítima sem vida. Dos vários disparos, dois atingiram o rosto de Josefa Almeida que teve morte imediata.
Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) fizeram o isolamento da área e policiais civis também estiveram no local para colher os primeiros relatos sobre o fato. A polícia também aguarda a chegada de familiares.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Fotos e vídeos da postagem


RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS