quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mãe d’água comemora 49 anos de emancipação política

A cidade de Mãe d’água comemorou neste domingo, dia 26 de dezembro, o 49º aniversário de emancipação política. Para marcar a data, a prefeitura Municipal elaborou uma vasta programação que se iniciou na segunda-feira, dia 20/12, com várias atividades culturais, a exemplo de oficinas de teatro e dança, e apresentação da banda de flauta, Doce Melodia, formado por crianças do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - que aconteceram no Ginásio de Esportes “O Totão” e no Clube Municipal.

No domingo, dia 26, data de aniversario da cidade, foi elaborada uma programa especial que começou com o prefeito do Município, Péricles Viana de Oliveira Junior – Junior Tota – fazendo o hasteamento da bandeira, às 08:00h. Às 17:00h ele fez o descerramento da bandeira e do corte do bolo com mais de 30 kl, que foram distribuídos com as pessoas presentes. À noite a programação continuou com a celebração de uma missa em ação de graças pelo padre Leonardo Henrique, na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

O ponto alto da programação aconteceu às 21:00h com apresentações de bandas em praça pública. Duas grandes atrações atraíram centenas de pessoas: Forró Bom Só Só, que encantou o público mais velho com o autentico forró pé de serra; e a banda Forró Pegado, de JP, considerada a grande atração do momento, especialmente entre os mais jovens.

No palco, o prefeito Tota, acometido de uma virose, foi representado pelo vice-prefeito Dr. Augusto Márcio, que agradeceu o empenho da coordenação do evento, formado por funcionários públicos do Município, e as boas vindas aos visitantes.

Para o prefeito Junior Tota, que depois de uma leve recuperação fez questão de passar pelo local da festa, a programação festiva comemorativa dos 49 anos de emancipação política de Mãe d’água atendeu as expectativas, não só da população local, como também de municípios de outras regiões, uma vez que um grande número de pessoas foi registrado durante o evento, vindo principalmente de Patos, Teixeira, Maturéia, São José do Bonfim e Santa Terezinha.

Para o próximo ano, quando Mãe d’água comemorará 50 anos de elevação à categoria de cidade, o prefeito prometeu buscar parcerias com os governos Federal e Estadual, e promover um evento que entrará prá história do Município.

Resumo Histórico

Mãe D'Água foi fundada no início do século XX, quando Leonardo Camboim, dono de uma gleba de terra, chegou ao município acompanhado dos seus irmãos João, Cirilo e Emiliano e construiu uma casa próxima do Rio da Cruz, e seus irmãos foram residir em Cacimbas, Covão e Alecrim.

As pessoas começaram a se aglomerar na localidade e deram início à feira livre, que acontecia semanalmente, aos domingos. Com o passar dos anos, a feira foi transferida para a terça permanecendo até os dias atuais.

A localidade foi inicialmente batizada de Vila do Rapa, depois Vila de Mariópoles e, finalmente Mãe D'Água em razão dos olhos d'água da região.

Em 7 de janeiro de 1949, o povoado passou a Distrito pela Lei 318 e em 26 de dezembro de 1961, através da Lei 2.686, oficializada pelo então governador da Paraíba, Dr. Pedro Moreno Gondim, transformou o distrito em município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS