terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dentre as várias atividades desenvolvidas na Colônia de Férias, elaborada pela Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, da cidade de Mãe d’água, com o apoio da Prefeitura Municipal do município, as crianças beneficiadas se encantaram com as oficinas circenses ministradas pelo ativista cultural, Francisco Ernani, da cidade de Cajazeiras.

Durante uma semana, cerca de 200 crianças cadastradas no programa participaram das oficinas temáticas que aconteceram no circo Nossa Srª. Aparecida, montado na cidade especialmente para as oficinas e o laser da garotada. Durante o dia elas tiveram aulas de malabarismo, mágica e aprenderam a andar sobre pernas de paus; e à noite, assistiam gratuitamente, os espetáculos apresentados pela equipe do senhor Arnaldo Furtado de Sousa, 38 anos, dono do circo.

Para a coordenadora do PETI, a educadora Valdelícia Lucena, 26 anos, a semana foi bastante proveitosa para as crianças de faixa etária entre 7 e 15 anos “não apenas pela oportunidade que elas tiveram de conhecer de perto a arte circense e fazer parte dela, mas também pelos momentos de integração com os pais, uma vez que os espetáculos eram também abertos gratuitamente para as famílias dessas crianças”.

“O nosso objetivo foi dinamizar as atividades da colônia de férias proporcionando para essas crianças uma semana de aprendizado e lazer, onde preponderou a descontração. Cada criança teve a oportunidade de expor o seu potencial. Uma semana especial dentro da nossa programação que se preocupou em mostrar para essas crianças a importância cultural que tem esse entretenimento milenar, que é o circo”, explicou Valdelícia.

Participaram ainda das atividades da colônia de férias das crianças do PETI, os adolescentes do PROJOVEM de Mãe d’água, numa parceria firmada com a supervisora pedagógica, Rianne Vanessa F. Guedes, que contribuiu com a organização do evento. As oficinas foram encerradas com a realização da cerimônia de entrega dos certificados aos participantes. Agora as crianças se preparam para retornar as atividades de rotina do programa que se reiniciam no mês de fevereiro.

Trabalho de risco

A maioria das crianças cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da cidade de Mãe d’água saíram dos campos de plantação de fumo onde viviam expostas ao sol, e os mais variados tipos de defensivos agrícolas nocivos a saúde. A plantação de fumo ainda é uma das principais atividades econômicas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS