quarta-feira, 2 de março de 2011

A Secretaria de Saúde do Município de Mãe d’água, intensificou neste sábado, 26/02/2011, - dia D de Mobilização Estadual contra a dengue - as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.



Os profissionais de Saúde do Município estão realizando ações educativas em visitas domiciliares e nas escolas com distribuição de panfletos, levando informações de conscientização para os moradores de como evitar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença, que depositam seus ovos em água limpa e parada.

Os preparativos para essa mobilização tiveram início na quinta feira, 24, com a apresentação do Plano de Combate à Dengue, que aconteceu durante uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância Sanitária (AVS).

Nesse encontro, que aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores - Casa Carmita Dantas - a Secretária de Saúde Maria da Glória Leite Mota, juntamente com Ângela Leitão e Hertha Fragoso Soares Marques, ministraram palestra com o tema: “Combate ao Aedes Aegypti”, com informações destinadas aos profissionais de saúde, a exemplo dos Agentes Comunitários, orientado-os de como proceder no dia-a-dia de suas atividades com a população e de como fazer as anotações nas carteiras.



Segundo Glória, “O objetivo desse encontro foi levar informações que possam ajudar a reduzir os riscos de transmissão e ocorrência de formas graves e óbitos por dengue. A estratégia é capacitar equipes e fortalecer a capacidade de resposta e intensificação do controle vetorial em 100%, garantindo assim, visitas domiciliares em 90% dos imóveis e pontos estratégicos com trabalho educativo para conscientização da População”. Destacou.



Além da Secretária Maria da Glória Leite Mota e da representante da 6ª Gerência Regional de Saúde, Iana Medeiros, a equipe responsável pela elaboração do Plano Municipal de Combate à Dengue e que coordena os trabalhos de conscientização, é composta por Jefferson Monteiro - veterinário; Antonio Neto Souza – Agente de Vigilância Ambiental; Aurisnalda Figueiredo – Coordenadora Epidemiológica; Alcides Alves Feitosa – Supervisor Regional e o coordenador de Programas de Saúde, Jamesson Abdnego Silva.



Segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde do Município, o índice de infestação predial de Mãe d‘água é de apenas 0,1 para 4.019 habitantes. 04 casos da doença foram confirmados: 02 na sede e 02 no Distrito de Santa Maria Gorete. Outros dois casos suspeitos aguardam o resultado do exame sorológico.



“Com base na estatística atual, o senhor prefeito Junior Tota recomendou que nós da Secretaria de Saúde de Mãe d’água estejamos em alerta máxima. Ao mesmo tempo em que estamos intensificando o trabalho de campo com os profissionais de saúde, estamos também fazendo um trabalho educativo, de corpo a corpo, conscientizando a população” revelou a secretária Glória. Contudo, ela confessa que todo esse trabalho de controle da dengue depende muito dos moradores. “De nada adiantará nosso esforço se a sociedade não se conscientizar e evitar os criadouros. É preciso que todos cubram seus reservatórios de águas, evitem jogar pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água, e principalmente trocar a água dos vasilhames de plantas por areia”. Recomendou a secretária.



Para reforçar a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde ainda conta com o apoio das Igrejas Católicas e Evangélicas da cidade. Padres e Pastores estão ajudando no trabalho de conscientização durante as missas e cultos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS