terça-feira, 18 de abril de 2017

Secretaria de Assistência Social de Mãe d’Água faz balanço das ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias de gestão


 18/04/2017  18:55
Como forma de repassar informações a população, mantendo uma linha de transparência e divulgação dos atos administrativos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mãe d’Água, através de sua secretária, Lúcia Nunes da Silva e Silva, fez um balanço das ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias desta nova gestão.
De acordo com o relatório apresentado, a secretária, após a formação e reconhecimento de sua equipe e a devida inteiração dos organismos ligados à pasta, promoveu melhorias e reestruturação da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social; estruturação das equipes do CRAS e CREAS, com a admissão dos efetivos, bem como a definição e indicação dos coordenadores do CRAS, CREAS e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.
Ainda dentro das ações iniciais, que visavam promover melhorias nas condições de trabalho e atendimento à população, a Secretaria de Assistência Social também se empenhou na aquisição de um transporte para atender as demandas da Secretaria e coordenou a estruturação dos novos Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA.
Com as equipes estruturadas, as sedes da Secretaria e do CREAS, CRAS e outros organismos organizados, a pasta promoveu dois importantes eventos, dentro das ações que fazem parte do trabalho socioeducativo desenvolvido, que foi a promoção do I Carnaval Social, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos; e a comemoração do Dia da Mulher, com a entrega da comenda “Mulheres de Fibra”, prestando homenagem através das categorias: Rezadeira, Agricultora, Beneficiária do programa Bolsa Família, Beneficiária do BPC (Benefício de Prestação Continuada), Jovem de Destaque, Idosa de Destaque (Sede do Município e Santa Maria Gorete), Gestante (PSF I e PSF II), Artesã, Empreendedora e Mãe Participativa.
Paralelo a estas atividades, a Secretaria, por meio do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Conselho Tutelar, retomou as reuniões mensais de acompanhamento às famílias, no âmbito do Programa Bolsa Família – PBF, SICON e Benefício de Prestação Continuada – BPC; abriu inscrições para os projetos sociais; participou das mobilizações de combate ao Aedes Aegypti; promoveu atividades em alusão ao dia Internacional de combate a Discriminação Racial; retomou as atividades do Grupo “Diga não ao álcool e sim a vida” e se fez presente em visitas a Escolas e lares de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além disto, promoveu a atualização dos dados cadastrais das famílias e beneficiários de diversos programas sociais, alcançando um índice na Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de 87,58% de atendimento do público cadastrado no CadÚNICO,  enquanto a média nacional é de 70,26%. Resultando numa média de 800 atendimentos durante o trimestre.

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