segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Terceiro incêndio do ano no Lixão de Patos, em menos de três meses, assusta população

A A
Por volta das 20 horas deste domingo(26), o Corpo de Bombeiros de Patos foi acionado para apagar mais um fogo no lixão de Patos e equipes já se encontram no lixão. Este já o terceiro em um ano. Até agora não se tem notícia de como o fogo começou.
Pelas imagens, se percebe que as chamas são de grandes proporções e se espalhou rapidamente. A fumaça densa atingiu vários bairros da cidade rapidamente.
Segundo informações, esse incêndio pode ser o maior de todos que já aconteceram no lixão. A presidente da Associação de Catadores de Patos, Dona Nilma, disse que este é o maior dos três que aconteceram só este ano.
Dona Nilma Gomes disse também que vários barracos dos catadores no local pegaram fogo. Ainda mais por ser à noite. Equipes da Prefeitura de Patos estão também no local.
A cortina de fumaça já pode ser vista de vários bairros da cidade. “Estamos fazendo de tudo para controlar o quanto antes, mas não é fácil, pois é um trabalho muito lento. Estamos reservando as equipes e trabalhando com pelo menos dois caminhões de combate a incêndio, mas ainda não dá pra precisar quando conseguiremos debelar as chamas”, relatou ele.
O prefeito da cidade de Patos, Dinaldo Filho (PSDB) chegou a se posicionar relatando que o fato é estranho, pois acontece sem nos finais de semana e pediu investigação por parte da polícia. “Pelo 6º final de semana seguido, sempre aos domingos à noite ou madrugada de sábado para domingo...precisamos que a polícia entre no caso e descubra a quem interessa essa maldade...”, relatou o prefeito.
No entanto, apesar das suspeitas de incêndio criminoso, até hoje ninguém foi identificado ou responsabilizado.
Dois incêndios foram registrados esse ano. Um no final de agosto e outro no início de novembro, dia 5. Em nenhum dos casos houve definição quanto às causas.
No fim do mês de agosto, um incêndio no mesmo local destruiu cerca de 50% do lixão. O fogo durou mais de 12 dias.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e de várias secretarias da Prefeitura Municipal fizeram o trabalho de conter o fogo. Como havia muitos produtos inflamáveis no lixão, as chamas tiveram de ser controladas por meio de abafamento, método que tira o contato do oxigênio com os produtos inflamáveis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu metade do lixão. Apesar da suspeita, na época, apontando que o fogo tenha começado de forma criminosa, até hoje nada foi comprovado, e assim como o atual, a maior probabilidade é de o fogo ter sido natural, até pela falta de um trabalho mais continuo por parte da Prefeitura de Patos para diminuir os danos causados pela colocação irregular no ambiente.
Durante dias e mais dias, a cortina de fumaça se formou e atingiu todos os bairros da cidade de Patos. As clínicas médicas da cidade registraram um aumento no número de pacientes, em especial crianças, que sofreram efeitos da presença da fumaça.
Portal 40 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS