O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Assistência social e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) promoveu a I Conferência Livre da Criança e do Adolescente do município.
O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo, no dia 26 de abril, com a participação de aproximadamente 120 jovens, adolescentes e crianças do município. A Conferência teve como tema central “O Combate ao Uso de Álcool e Drogas”, que foi explanado pela psicóloga e coordenadora do CAPS AD Patos, e contou com o depoimento Washington Queiroz, ex-usuário de drogas.
A I Conferência Livre da Criança e do Adolescente de Mãe d’Água, além de promover o debate sobre um dos temas que mais preocupa o Governo Municipal e todas as entidades e órgãos que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, também teve como foco a leitura e aprovação do Regimento Interno e o debate e apresentação e defesa de propostas para fortalecer as políticas públicas de conscientização sobre o uso de bebidas e drogas na adolescência.
Dentre as propostas apresentadas, os jovens reivindicaram apoio e incentivo ao desenvolvimento de atividades culturais como dança, teatro, pintura e arte; o resgate das atividades esportivas nas modalidades de Xadrez, Basquete de rua e Tênis de Mesa, além de vôlei e dominó; elaboração e desenvolvimento do Projeto Cinema na Praça; e ainda a construção de praças, realização de oficinas profissionalizantes e a implementação de campanhas se sensibilização sobre o uso de álcool e drogas, entre outras ações.
Todo o evento foi realizado pelos jovens que compõem o NUCA e com acompanhamento da Secretaria de Assistência Social e do CMDCA. E contou com a presença e participação do prefeito do município, Francisco Cirino, da secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes; o presidente do CMDCA, Alyson de Oliveira; e o representante da Comissão do Selo UNICEF, Cícero Ermino, entre outras autoridades e representantes da Rede de Proteção.