segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sertanejos se animam com ocorrência de chuva em vários municípios da região




 
De acordo com dados colhidos junto ao escritório da EMATER Patos, alguns municípios pertencentes à Regional registraram chuvas no dia de ontem.
Embora de pouca intensidade o registro, contabilizado somente na manhã desta segunda-feira (21), constatou o maior índice no município de Cacimba de Areia – 35mm. O menor registro ficou na cidade de Patos com apenas 1,2mm.
Dos 16 municípios que integram a Regional choveu ontem em quatro, sendo eles: Cacimba de Areia (35mm), Mãe Dágua (26,2mm), São José do Bonfim (14,5mm) e Patos (1,2mm).
Neste ano 2013, Areia de Baraúnas, Junco do Seridó, Malta, Passagem, Quixaba, São José de Espiharas, Sabugí e Salgadinho ainda não registraram índices pluviométricos.
Segundo informações, neste mês de janeiro até a presente data a contabilidade de chuvas por município está assim definida: Cacimba de Areia (169.4mm), Mãe Dágua (47.4mm), Patos (26.6mm), Santa Luzia (6.5mm), São Mamede (5.6mm), Santa Terezinha (15.2mm), Várzea (7.4mm) e São José do Bonfim (14.5mm).
A maior totalização em janeiro aconteceu em Cacimba de Areia (169.4mm) e a menor São Mamede (5.6mm).
Mesmo diante desse cenário que enche o sertanejo de esperança, o sistema de acompanhamento de chuvas não aponta boas notícias.
Baseado em dados, as chuvas estão sendo provocados por fenômenos climáticos secundários e não pela Zona de Convergência Intertropical, sinônimo de garantia de chuvas abundantes quando o conglomerado de nuvens se descola do Hemisfério Norte em direção à Linha do Equador.
O ponto máximo desse deslocamento geralmente acontece em março, daí a relação entre inverno e o Dia de São José.
Marcelino Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS