A falta de política pública para o crescimento urbano e a ausência da implantação de um plano diretor tem levado a cidade de Patos a um ranking negativo no que diz respeito à organização das ruas com suas nomenclaturas e numerações. A cidade tem mais de 400 ruas sem nome, as conhecidas “Ruas Projetadas”. Outro dado lamentável é que menos de 10% das ruas que já tem nome dispõe de numeração regular.
Outra dificuldade é com relação às ruas que tem nome, pois pouquíssimas dispõem de placas de identificação e várias não tem o Código de Endereçamento Postal – CEP. Apenas em pontos do Centro da cidade de Patos é que se encontram ruas com placas de identificação. Nos bairros muitas placas são remanescentes da década de 70 e 80.
A ausência de nomes nas ruas tem levado a prejuízos de diversas formas aos moradores, tais como: irregularidade no recebimento de correspondências, dificuldade para cadastros em órgãos governamentais e não governamentais, imprecisão no caso de localização de residência, além de dificuldade nos momentos dos serviços de urgência e emergência prestados pelo SAMU, bombeiros e etc.
A responsabilidade diante do problema da falta de nomes em ruas e numeração é do poder público, com referência principal para a Prefeitura Municipal de Patos e Câmara Municipal dos Vereadores que em consonância podem resolver essa questão.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário