A forte chuva voltou a cair no final da tarde desta sexta-feira (20), em grande parte das cidades que compõem a microrregião do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba.
Somente na cidade de Diamante, em apenas dois dias, foram registrados quase 200 milímetros de chuva. Os municípios de Curral Velho, Boa Ventura e Santana de Mangueira, que fazem fronteiras com o município de Diamante, também tiveram altos índices pluviométricos desde esta quinta-feira, quando a chuva veio repentinamente.
De acordo com os registros, em pouco mais de uma hora, choveu mais do que estava previsto para todo o mês de dezembro na cidade de Diamante.
De acordo com relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado (Aesa), o primeiro trimestre de 2014 vai ser marcado por chuvas dentro da normalidade no Sertão da Paraíba, ou seja, não ocorrerá estiagem conforme o estudo climático. O documento foi divulgado nessa quinta-feira, 19, na II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste, que ocorreu na sede do órgão, em Campina Grande.
Segundo o relatório, as previsões meteorológicas para os primeiros três meses do próximo ano indicam que as chuvas no Sertão, apesar de ficarem dentro da média característica do período, devem ocorrer de forma irregular, ou seja, localidades poderão chover mais do que outras.
Para o presidente da Aesa, João Vicente Machado, “Se tivermos um período chuvoso espacialmente bem distribuído é possível que a gente possa recompor senão toda a carga dos reservatórios, pelo menos parte significativa dessa carga”.
Desde a última quarta-feira chove forte no Vale do Piancó e em todo o Sertão paraibano, acendendo a esperança dos agricultores de um bom inverno em 2014.
Diamante Online com Folha do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário