A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PMMD-PB, através da Secretaria de Saúde, concluiu no último dia 1º de dezembro, as atividades inerentes a campanha Novembro Azul, que tem por objetivo principal prevenir o câncer de próstata. O evento foi iniciado logo cedo, às 07:00, na câmara de vereadores, casa Carmita Dantas, com uma palestra proferida pelo urologista Eliseu de Melo Neto, convidado especial. Desde o início do mês de novembro que o médico vem acompanhando as atividades de saúde do homem no município realizando palestras e consultas.
Durante a palestra deste domingo, Eliseu voltou a enfocar a preocupação com a negligencia da maioria dos homens que não se preocupa em procurar as Unidades de Saúde para os cuidados necessários. “Além do tabu do homem que insiste em não se cuidar, existe também a questão econômica, principalmente para o homem do campo, que não dispõe muitas vezes de recursos para fazer uma consulta, um exame de PSA e uma ultra som, que em média custa em torno de R$ 500,00. Felizmente aqui em Mãe d’Água o município tem investido muito na saúde e além de oferecer esses serviços, tem ido buscar os homens, literalmente em casa, para fazer essas consultas”. Destacou Eliseu. “Mesmo assim há uma dívida muito grande dos poderes públicos para com a saúde do Homem, se comparado com os programas de saúde da mulher. Somente agora a partir de 2009 se iniciou os programas voltados para a saúde do homem e por isso ainda há uma mortalidade muito grande de homens se comparadas com as mortes de mulheres. Basta dizer que o Sistema Único de Saúde gasta anualmente cerca de 23 milhões de reais em programas de saúde da mulher e apenas 2 milhões em programas de saúde do homem, e isso é muito preocupante. É preciso criarmos Unidades de Saúde do homem em cidades acima de 100 mil habitantes, temos que ter atendimentos noturnos, para não prejudicar o expediente de trabalho deles, e abrir um leque de serviços com uma equipe multiprofissional”. Acrescentou. Segundo o médico, na faixa etária de 20 a 30 anos, de cada 5 mortes registradas, 4 são de homens. “Esses homens estão morrendo por conta da violência, acidente de trânsito, acidente de trabalho, por conta das drogas. Ou seja, nós estamos perdendo forças economicamente ativas, na faixa etária mais produtiva. Por tanto não é somente doenças, como a de próstata, que vem matando os homens do nosso país (aliás isso é o que menos mata). É preciso ainda que tenhamos uma política de saúde que comece a trabalhar o homem ainda jovem, principalmente na escola. É preciso mostrar pra eles os cuidados com a saúde, como por exemplo, a higiene com seu órgão genital. Geralmente ele aprende nas ruas de maneira errada e quando chegam até nós, muitas vezes já é tarde”. Lamentou o urologista.
A prefeita Margarida Tota acompanhou as atividades desse domingo, incentivando os homens a fazer o exame de toque retal. “Nós sabemos que infelizmente por conta do machismo muitos se recusam a se submeter a tal procedimento, e o nosso papel como mulher, mãe e avó, é tentar quebrar esse tabu mostrando prá eles que esse exame é o único eficaz na detecção de doenças como o câncer”. Ressaltou a prefeita. “Muitos que estão aqui hoje são da Zona Rural, e para que eles não desistissem de esperar a vez de ser atendido pelo médico, nós preparamos um café da manhã reforçado a base de cuscuz com frango, cachorro quente, bolo, sucos e frutas. É praticamente um almoço e nenhum poderá usar a desculpa da fome, para ir prá casa e deixar de fazer o exame”. Concluiu a prefeita.
A secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, foi representada pela enfermeira Maria da Glória Leite Mota, Coordenadora da Equipe de Enfermagem. Segundo Glória, cerca de 150 homens foram atendidos pelo médico Eliseu de Melo durante todo o dia. “Todos os exames solicitados pelo urologista, serão encaminhados a secretaria de saúde e no máximo em uma semana, eles serão entregues. Dr. Eliseu voltará á cidade para analisar cada um deles. A campanha Novembro Azul terminou, mas os atendimento no nosso município continuarão o ano todo”. Finalizou Glória.
Fotos: Glória Leite Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário