A defesa do SUS é a defesa da sociedade brasileira, da população atendida e dos profissionais que assistem essa população
A plenária do Cofen aprovou, nesta quinta-feira (12/11), campanha em defesa do SUS, valorizando o papel da Enfermagem, que representa mais da metade da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). Com outdoors e peças em revistas, a campanha será lançada por ocasião da 15ª Conferência Nacional da Saúde 2015 (CNS 2015), que será realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília.
“A defesa do SUS é a defesa da sociedade brasileira, da população atendida e dos profissionais que assistem essa população”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Não se faz Saúde no Brasil, nem em qualquer país do mundo, sem recursos humanos”.
As Conferências de Saúde se iniciaram há 70 anos. Com a Constituição Cidadã de 1990, foram consagradas como instância responsável por avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, em nível municipal, estadual e nacional.
Realizadas a cada quatro anos, as Conferências Nacionais de Saúde são instâncias colegiadas compostas por representantes dos usuários, trabalhadores da Saúde, prestadores de serviços e gestores. 3.248 delegados estão credenciados para a 15ª CNS. “A Conferência Nacional de Saúde é uma instância fundamental para debater e deliberar políticas, construindo um SUS verdadeiramente universal e efetivo”, ressaltou Neri.
Fonte: Ascom - Cofen
Nenhum comentário:
Postar um comentário