Profissionais da atenção básica em Patos participam de oficina voltada para diagnóstico da Lipodistrofia
Aconteceu na tarde dessa quarta-feira, dia 17, no auditório do SAMU/Patos, uma oficina médica voltada para os esclarecimentos acerca do diagnóstico de doenças raras, a exemplo da lipodistrofia, doença caracterizada pela distribuição irregular de gordura no corpo, que causa o acúmulo ou a perda da mesma em algumas áreas.
O médico endocrinologista Antônio Fernandes, que faz parte do quadro de profissionais que atuam no Centro de Especialidades Frei Damião, foi o palestrante da oficina voltada para médicos, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais dos NASFs, além dos agentes comunitários de saúde.
“Eu quis abordar esse tema aqui em Patos na tentativa de deixar os profissionais de saúde em alerta acerca do diagnóstico da lipodistrofia. No mundo existe cerca de 300 casos dessa doença, sendo que 12 casos foram registrados no estado da Paraíba. Portanto, o intuito da nossa palestra foi repassar informações importantes que auxiliarão esses profissionais no diagnóstico”, esclareceu.
Antônio Fernandes ainda informou que o momento serviu para melhorar a interação entre a atenção básica e os encaminhamentos para os atendimentos especializados.
Fernandes ainda acrescentou:
“É preciso que se tenha uma educação médica continuada, onde esses profissionais sempre tenham contato com informações novas e assim possam melhorar suas atuações”, destacou.
A secretária adjunta de Saúde da gestão municipal de Patos, Sheila Pereira, esclareceu que a oficina faz parte de uma série de eventos que a Secretaria de Saúde está dando continuidade no sentido de melhorar o fluxo dos encaminhamentos da atenção básica para as especializações.
Patosonline.com
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário