A Prefeitura de Mãe d’Água, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação e a Emater, realizou, com muito sucesso, na nesta terça-feira, dia 21 de março, o I Seminário Regional de Fomento à Agricultura Familiar.
O I Seminário Regional de Fomento à Agricultura Familiar de Mãe d’Água teve como intuito fomentar o desenvolvimento de novas práticas, bem como, fortalecer as experiências já existentes e contribuir para incentivar o agricultor familiar a aproveitar as condições climáticas e o apoio técnico oferecido pelo escritório local da Emater PB para produzir e comercializar seus produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estes pontos foram apresentados e debatidos em duas palestras, com os temas “Reflexões acerca da venda de produtos ao Poder Público no PNAE e PAA”, apresentada pela nutricionista Lamara Moura; e “Perspectivas Jurídicas da Participação da Agricultura Familiar nos Programas PNAE e PAA”, ministrada pelo advogado Francisco de Assis Remígio II.
O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Souza Justo, onde estiveram presentes o prefeito do município, Francisco Cirino, os secretário de Agricultura, José Tota, juntamente com o secretário executivo, Antonio Gomes; a secretária e a secretária executiva de Assistência Social, Lúcia Nunes e Silvia Canuto, respectivamente; o secretário de Educação, Marcone Monteiro, além dos secretários Inácio Monteiro (Finanças), Sandra de Lourdes (Saúde), Ytapuan Nunes (Administração), Junior Palmeira (tesoureiro) e Elinaldo Silva secretário executivo de Cultura, que veio acompanhado da Filarmônica 26 de Dezembro, responsável por tocar o hino do município na solenidade de abertura.
Atendendo as expectativas dos organizadores, o evento também contou com a participação de um bom número de agricultores do município, vindos de várias comunidades e ainda, com a presença do coordenador regional Francisco Acácio e os técnicos Marcicleudo Almeida e Vespucci Nóbrega, da Emater – PB; e de secretários e representantes de alguns municípios da região, a exemplo dos secretários de Agricultura de Catingueira, Fernando Carvalho; os secretários de Agricultura e Assistência Social de Matureia, Jurandir Alves e Romero; e representantes das Secretarias de Agricultura de Patos e Santana dos Garrotes, que também falaram sobre suas experiências e as propostas que vem sendo apresentadas para o setor.
Para o coordenador regional da Emater, Francisco Acácio, “este evento teve uma grande importância, não só para Mãe d’Água, como também para a região e, principalmente, para a agricultura família”. “Vemos que o gestor do município, junto com sua equipe, está procurando trazer para o município o conhecimento, que é a principal ferramenta de nosso trabalho, principalmente nesse momento difícil porque passa todos os estados brasileiros. E, com certeza, a Emater está aberta para receber todos os agricultores familiares aqui do município, precisamos também, que haja maior integração desses produtores com o órgão para que possamos saber suas necessidades e atendê-los naquilo que estiver ao nosso alcance”, complementou Acácio.
O secretário Jurandir Alves também falou sobre o evento e também avaliou positivamente a sua realização. “Eventos como estes são de grande importância. Hoje, saímos daqui mais fortalecidos e com a certeza de que, unindo forças a gente pode crescer, juntamente com o homem do campo. Acredito que, a partir de agora, vamos ter uma forma de olhar melhor para o homem do campo, o qual vive um pouco excluído, e aqui ele teve conhecimento de seus direitos e das oportunidades que muitas vezes ele desconhece”, ponderou o gestor da Agricultura em Matureia.
O prefeito Cirino, que também já atuou com extencionista da Emater no município, mostrou-se satisfeito com a participação dos pequenos produtores e com o resultado do evento. “Nosso Seminário foi realizado com sucesso e, na verdade, acima a te das nossas expectativas, pois contamos com um público muito bom, com participação não só de nossos secretários, como aqueles que atenderam ao nosso convite e vieram das cidades de Santana dos Garrotes, Catingueira, Matureia e Patos e, principalmente, com uma presença maciça dos agricultores familiares de nosso município. A ideia é exatamente essa; trazê-los aqui para que eles saibam que queremos incrementar nossa merenda escolar com produtos produzidos por eles”, comemorou.
E o advogado Francisco de Assis Remígio II, um dos idealizadores do evento, também avaliou positivamente o Seminário, tanto pelo público local presente, como pelos visitantes e pelos temas debatidos, quanto pela possibilidade de lançar Mãe d’Água como pretensa sede de um Consórcio Municipal.
“O Seminário é antes de tudo um fórum de discussões e é a partir de seminários como esses que a comunidade vai apresentar suas reivindicações, dizer os seus reclames, as suas expectativas e o Poder Público ter a sensibilidade de ouvir e colocar em prática. E, com a realização deste seminário, se percebeu a necessidade de tornar Mãe d’Água como pólo de encontros e, não só de assegurar aos pronafianos a aquisição dos produtos que eles produzirem, mas, concretamente, a perspectiva de sediar o Consórcio Municipal que discutirá e buscará as políticas para implantação do Selo de Inspeção Municipal, que oportunizará a ampliação do leque de produtos a serem adquiridos pelo município através do PNAE e PAA, a exemplo da carne, leite, queijo, doces, bolos, polpa de frutas, entre outros produtos, que pela ausência deste mecanismo, especialmente nos municípios pequenos, que não tem como implantar o serviço e precisam se irmanar a outros municípios, para que possam compartilhar seus benefícios e custos”, concluiu Segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário