domingo, 15 de julho de 2018

Aos 90 anos poeta repentista Panageiro pede abrigo no Lar dos Velhinhos, em Patos

Aos 90 anos poeta repentista Panageiro pede abrigo no Lar dos Velhinhos, em Patos


Audima
Poeta Panageiro com Maria Gorete Vieira, administradora do Lar dos Velhinhos do Monte Castelo
José Nicolau de Lima, conhecido como “Poeta Panageiro”, tem 90 anos de idade. Vai fazer 91 anos no dia 05 de setembro. Indagado se
É natural de Juazeirinho, mas vive em Patos há mais de 60 anos, e por muitos anos se apresentou com sua viola nos eventos de Patos e região e era uma voz muito presente na rádio Espinharas nos anos 70 e 80. “Panageiro é um poeta que sempre gostou de versar sobre o vaqueiro. A vida do vaqueiro sempre foi o seu tema preferido e uma das suas músicas, chamada Vaqueiro Desprezado, foi gravada por grandes nomes da viola, a exemplo de Moacir Laurentino”, disse o poeta e organizador de festivais de viola Jomaci Dantas, o Lola.
Idoso, Panageiro estava morando sozinho no Bairro do Mutirão, e decidiu, na segunda-feira, 09 de julho, procurar abrigo no Lar dos Velhinhos do Monte Castelo, onde foi bem acolhido. “Ele chegou aqui pedindo ajuda e já está morando conosco e tem feito amizades aqui”, disse  Maria Gorete Vieira, que há 26 anos coordena os trabalhos no Lar dos Velhinhos.
Panageiro diz ter quatro filhos, mas diz que não tem muito contato com eles, a não ser com uma filha que mora no conjunto Mutirão. Essa ele vê com mais frequência. É aposentado, a audição já dá umas falhadas, mas disse que ainda está bem e que todo dia dá uma volta na rua como forma de se exercitar. “Só não tô melhor porque tive uma chikungunya há mais de um ano e ainda não tô bom”, disse ele.
Ele é aposentado e ainda gosta de improvisar. Continua muito conversador e gosta de lembrar da sua amizade com os poetas Moacir Laurentino e  João Paraibano.  “Sei que não estou no nível dos grandes violeiros e já tinha uns 30 anos quando decidi me aventurar na viola, porque era algo que eu apreciava desde menino e até hoje faço meus versos” disse ele.
Indagado sobre sua situação, do fato de procurar um abrigo para morar, Panageiro disse que estava se sentindo só, sem amizade, e o Lar dos Velhinhos foi o lugar que ele encontrou para fazer novos amigos.
Veja o vídeo do poeta Moacir Laurentino cantando a música “Vaqueiro Desprezado”, de autoria do poeta Panageiro.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS