quarta-feira, 1 de junho de 2011

criança adolecente saem as ruas para divulgar campanha de combate a exploração sexual

Estudantes de escolas públicas da cidade de Mãe d’água, de várias faixas etárias, percorreram nesta terça feira, 31.05, as principais ruas da cidade com faixas e cartazes, para reforçar a divulgação da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada, que contou a presença de centenas de crianças e adolescentes de Escolas do Município e do Estado, foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, CREAS, CRAS, PROJOVEM, PETI e Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias. Depois de percorrer as principais ruas da cidade, a mobilização se encerrou defronte a Prefeitura Municipal com a realização de apresentações culturais pelos estudantes e professores.

Um dos destaques das apresentações foi a leitura do poema “Alerta por proteção” de autoria do professor e poeta Antonio Mota. (CONFIRA ABAIXO)

Depois foi a vez da psicóloga Anunciada Portela, que durante palestra orientou os pais de como proceder nos casos de abuso. “É fácil identificar uma criança que é abusada sexualmente pelo seu comportamento” Alerta. Segundo Anunciada, as mães devem ficar atentas “Uma mudança brusca no humor, por exemplo, pode sinalizar entre outras coisas, abuso sexual” Destacou a psicóloga do CREAS.

Silvia Canuto, uma das coordenadoras do evento, revelou que o tema da campanha desse ano (Esquecer é Permitir. Lembrar é combater), foi bastante debatido nas escolas do município no último dia 18 de maio, Dia nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil. “Alem de reforçar a divulgação da campanha, a mobilização pública realizada hoje serviu para os estudantes mostrar a sociedade que estão bem informados a cerca do assunto”. Afirmou Silvia. “Nossos estudantes estão preparados para identificar os casos de abuso, e principalmente acionar os órgãos competentes, a exemplo do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente,”. Completou.

O prefeito do Município, Péricles Viana Junior – Junior Tota – acompanhou a caminhada em todo seu percurso, e durante um rápido pronunciamento demonstrou sua preocupação com essa problemática e reafirmou o compromisso da administração municipal em dar o apoio necessário para o bom funcionamento dos órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes, a exemplo do CMDCA, CREAS, CRAS, PROJOVEM, PETI, entre outros, que trabalham com o objetivo de defendê-las, não somente da exploração sexual, como também do trabalho que lhes afaste da escola. “É obrigação dos poderes públicos oferecer condições para que esses órgãos consigam desenvolver um trabalho eficiente no combate a exploração sexual, e nos casos das crianças que já foram abusadas, o acompanhamento profissional necessário para a recuperação do trauma que sempre fica” disse Tota. “Estudos comprovam que a maioria das crianças que foram abusadas sexualmente, acabam se tornado adultos pretensos a serem abusadores. Por tanto, cada criança que nós conseguimos defender do abuso sexual, é um pedófilo a menos no futuro” Previu.

Depois da mobilização, a Secretária de Cultura do Município, Rosana Leão, reuniu estudantes, professores, pais de alunos e demais participantes, no Clube Municipal, onde acompanharam a exibição de um vídeo produzido pelos alunos das escolas participantes, abordando a violência sexual contra crianças e adolescentes, como se prevenir e denunciar.

Alexandre Barros, que representou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mãe d’água, disse que o objetivo maior da mobilização foi alcançado. “O que nós pretendíamos era chamar a atenção da sociedade, e isso nós conseguimos”. Comemorou.
                   
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada.


ALERTA A POPULAÇÃO (POEMA)
Para que haja no mundo
Mais harmonia e respeito
É preciso haver no povo
Menos ódio e preconceito
Mais amor no coração
Mais justiça e mais direito

No Brasil tem-se esquecido
O valor do cidadão
A libertinagem reina
Liberdade, falta então
Criança e adolescente
Sofre com a exploração

Cada dia que se passa
Faz tornar maio o mal
Por isso é tão importante
Que um dia nacional
Impulsione o combate
À exploração sexual

Todo ano há um tema
Que alerta a sociedade
Pois no mundo corrompido
Há decerto uma verdade:
“Só garante a pro9teção
Quem combate a impunidade”.

Um slogan importante
É bom relembrar aqui
Pra estarmos prevenidos
Na hora de decidir:
Se “Lembrar é combater.
Esquecer é permitir”.

Criança ou adolescente
Que sofrer exploração
Denuncie de imediato
Porque pela sua ação
Haverá mais paz na casa
E mais bandido na prisão.

Quem teme a DEUS faz o bem
Anda segundo alei diz
Respeita o direito alheio,
Quer distância do juiz
Zela pela liberdade
Age conforme a verdade
E ama pra ser feliz...







Antonio Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS