
Um dos destaques das apresentações foi a leitura do poema “Alerta por proteção” de autoria do professor e poeta Antonio Mota. (CONFIRA ABAIXO)

Silvia Canuto, uma das coordenadoras do evento, revelou que o tema da campanha desse ano (Esquecer é Permitir. Lembrar é combater), foi bastante debatido nas escolas do município no último dia 18 de maio, Dia nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil. “Alem de reforçar a divulgação da campanha, a mobilização pública realizada hoje serviu para os estudantes mostrar a sociedade que estão bem informados a cerca do assunto”. Afirmou Silvia. “Nossos estudantes estão preparados para identificar os casos de abuso, e principalmente acionar os órgãos competentes, a exemplo do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente,”. Completou.

Depois da mobilização, a Secretária de Cultura do Município, Rosana Leão, reuniu estudantes, professores, pais de alunos e demais participantes, no Clube Municipal, onde acompanharam a exibição de um vídeo produzido pelos alunos das escolas participantes, abordando a violência sexual contra crianças e adolescentes, como se prevenir e denunciar.
Alexandre Barros, que representou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Mãe d’água, disse que o objetivo maior da mobilização foi alcançado. “O que nós pretendíamos era chamar a atenção da sociedade, e isso nós conseguimos”. Comemorou.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada.

ALERTA A POPULAÇÃO (POEMA)
Para que haja no mundo
Mais harmonia e respeito
É preciso haver no povo
Menos ódio e preconceito
Mais amor no coração
Mais justiça e mais direito
No Brasil tem-se esquecido
O valor do cidadão

Liberdade, falta então
Criança e adolescente
Sofre com a exploração
Cada dia que se passa
Faz tornar maio o mal
Por isso é tão importante
Que um dia nacional

À exploração sexual
Todo ano há um tema
Que alerta a sociedade
Pois no mundo corrompido
Há decerto uma verdade:
“Só garante a pro9teção
Quem combate a impunidade”.

Um slogan importante
É bom relembrar aqui
Pra estarmos prevenidos
Na hora de decidir:
Se “Lembrar é combater.
Esquecer é permitir”.
Criança ou adolescente
Que sofrer exploração
Denuncie de imediato
Porque pela sua ação
Haverá mais paz na casa
E mais bandido na prisão.
Quem teme a DEUS faz o bem
Anda segundo alei diz
Respeita o direito alheio,
Quer distância do juiz
Zela pela liberdade
Age conforme a verdade
E ama pra ser feliz...
Antonio Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário