quarta-feira, 22 de junho de 2011

seminário discute violencia contra idoso






A prefeitura Municipal de Mãe d’água, através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS; Centro de Referência Especializado em Assistência Social –CREAS, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – SCFV, promoveu no último dia 16 de junho o I Seminário Sobre Violência Contra o Idoso.

Com o tema “Violência contra o Idoso: vamos romper o pacto de Silêncio”, o evento reuniu dezenas de idosos e demais pessoas da sociedade maedaguense na câmara de vereadores da cidade – casa Carmita Dantas – onde foi realizado.

O I Seminário Sobre Violência Contra o Idoso de Mãe d’água foi promovido com o objetivo de reforçar as ações de combate a violência contra a pessoa idosa desenvolvidas na Campanha Mundial de Conscientização lançada no último dia 15.06. Às 14:30 a programação foi aberta pela coordenadora do evento, Silvia Canuto, que agradeceu a presença e apoio dos organizadores. Em seguida deu-se início aos trabalhos com a palestra ministrada pela psicóloga Maria Anunciada, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, que abordou o Tema “As formas de violência contra a pessoa idosa e seus aspectos psicológicos”. Anunciada citou alguns exemplos de violência cometidos contra os mais velhos e falou da importância da denúncia como forma de punir os que cometem esse tipo de crime.

Em seguida foi a vez da Assistente Social Socorro Campos, do Centro de Assistência Social –CRAS, destacar o Estatuto do Idoso e os mecanismos de defesa e proteção. Durante os debates, ela provocou o público idoso a falar sobre formas de agressões que muitas vezes passam despercebidas, a exemplo do isolamento. “A falta de atenção e de carinho para com o idoso, também pode ser caracterizado como uma forma de violência” explicou Socorro Campos. “Muitas vezes a família oferece tudo que o corpo precisa, como comida, medicação e condições de higiene adequadas, mas esquece de conversar com o idoso e procurar fazer com ele se sinta inserido no seio familiar” Completa.

Os debates foram encerrados com a exibição de um vídeo. Na encenação (que mostrava cenas fortes) uma acompanhante que deveria cuidar de uma senhora idosa, forçava a anciã a comer contra a própria vontade. Por rejeitar a comida, a indefesa idosa era espancada com bofetadas no rosto. Mesmo sendo do conhecimento de todos que essa triste realidade se tornou rotina nos noticiários do mundo inteiro, o vídeo chocou os presentes.

Ao final dos trabalhos, os organizadores e os idosos saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade exibindo cartazes e faixas com mensagens de conscientização. A mobilização teve como ponto de parada o Clube Municipal, onde foi servido um lanche a base de comidas típicas, como tapioca, pamonha e canjica. Ao som de um trio de forró, muitos aproveitaram o momento dos festejos juninos para arrastar o pé e recordar as grandes festas de São João vivenciadas na juventude.

Para Silvia Canuto, organizadora do evento, os temas discutidos no seminário serão levados também as escolas para conscientização dos alunos. “É necessário envolver a sociedade, tanto as instituições públicas quanto a população em geral, especialmente os jovens, nessa campanha mundial, e prevenir a violação dos direitos dos idosos”. Esclarece. “Temos que chamar a tenção de todos para a importância de ações de combate a toda forma de violência contra os nossos idosos.” Concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS