Estado
da Paraíba
PREFEITURA
MUNICIPAL DE MÃE D'ÁGUA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF EDIVALDO JÚNIOR
SOARES DA ROCHA
Projeto
de intervenção da leitura e escrita
Público alvo:
alunos de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental
Período:5 meses( maio à setembro )JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita
a descoberta do prazer de ler. A leitura deve
acontecer continuamente com as diferentes formas e objetivos no contexto do
cotidiano, e para que tenha sentido para o educando, tenta-se descrevê-la de
forma sucinta. Para aprender a ler, é preciso interagir com uma variedade de
textos escritos e participar de fato dos atos da leitura. É importante que a
criança receba incentivo e ajuda de leitores experientes para ampliar os seus
objetivos e interesses.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1997, p. 53) leitura é:
[...] É um processo no qual o leitor realiza
um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus
objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que
sabe sobre a língua. Não se trata apenas de extrair informações da escrita,
decodificando-a, letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma
atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam
a ser constituído antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor que
conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas
um dos procedimentos que utiliza quando lê.
Sabe-se que o professor possui papel ativo,
sendo capaz de desafiar o aluno para que este se sinta cada vez mais hábil ao
realizar uma tarefa considerada difícil. Na concepção de Ferreiro (1995, p. 42): “A leitura e a
escrita têm sido tradicionalmente consideradas como objeto de uma instrução
sistemática, como algo que deva ser ensinado e “cuja aprendizagem” suporia o
exercício de uma série de habilidades específicas”. A escrita não é um produto
escolar, mais sim, um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da
humanidade e sendo um objeto cultural, a escrita cumpre diversas funções
culturais. Ou seja, a produção da escrita começa antes da escolarização.
As crianças se relacionam com a
linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades,
muito antes de seu ingresso na escola. O próprio nome da criança, que é o
primeiro texto com real significado, o nome de seus familiares, livros de histórias
infantis que costuma ouvir em casa, enfim, existe um mundo de textos ao redor
da criança que permite que ela interaja com a escrita em diferentes contextos
de uso.
.De acordo com diagnóstico realizados
pelos professores, no 1º bimestre desse ano letivo na
EMEF Edivaldo Júnior observa-se que a maioria dos alunos das turmas
demonstraram dificuldades na área de leitura e escrita interpretação e produção
textual, diagnostico esse que possibilitou a nossa equipe uma reflexão sobre o
problema, levando-os a hipótese de que a razão das dificuldades de leitura, produção
e escrita estaria no pouco acesso aos diversos gêneros textuais e em especial a
falta de incentivo por parte das famílias e a escola precisa então construir
propostas pedagógicas que sejam coerentes com as especificidades e dificuldades
dos alunos promovendo a alfabetização e o letramento
Pensando nisso, foi que elaboramos o projeto,
"Nos Caminhos da Alfabetização e do Letramento", visando atacar tais
dificuldades com o objetivo de minimizá-las.
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando -os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Conhecer a estrutura textual de cada gênero.
Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno.
Trabalhar a compreensão textual do aluno.
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno.
Trabalhar a compreensão textual do aluno.
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
Utilizar diferentes linguagens como
meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
Ler
e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
AÇÕES NECESSÁRIAS:
Levantamento do acervo bibliográfico da escola; ( incluindo material do Projeto T R I L H A S)
Seleção de literaturas infantil e infantojuvenil ( adequada a realidade da turma)
Levantamento do acervo bibliográfico da escola; ( incluindo material do Projeto T R I L H A S)
Seleção de literaturas infantil e infantojuvenil ( adequada a realidade da turma)
Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas
salas de aula;
Criação das caixas ou baús da leitura;
Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola; (cadastro )
Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola; (cadastro )
Criação de espaços
legal em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos;
Marcação de
visitas a outras instituições;
Faixa com o tema
do projeto ;
METODOLOGIA
E SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
Apresentação e abertura
do projeto com os alunos de todas as turmas;
Contração de histórias por pessoas da comunidade local;
Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos e professores;
Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Contração de histórias por pessoas da comunidade local;
Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos e professores;
Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Exibição de DVD e
vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
Escrita e reescrita de palavras frases e textos .
Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
Escrita e reescrita de palavras frases e textos .
Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
Realização do Dia
D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com
divulgação dos trabalhos produzidos.
CONTEÚDOS:
• Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
CONTEÚDOS:
• Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
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