A Secretaria de Saúde de Mãe d’Água, com o apoio da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Educação e Infraestrutura, realizou na manhã desta sexta-feira, 17/02, um Arrastão de Combate e Conscientização da população do Distrito de Santa Maria Gorete sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zyca e Chicungunya.
A ação contou com a participação de todos os Agentes Comunitários de Saúde do município, dos Agentes de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Equipe de Saúde da Família II, com sede no Distrito e dos alunos do 4º ano da Escola Nabor Wanderley, acompanhados pelo professor Ailton Ferreira e a diretora da Escola, Débora Mendonça.
A secretária de Saúde, Sandra de Lourdes, juntamente com a secretária executiva, Glaucia Paulino e o coordenador de Vigilância em Saúde, Antonio Neto acompanharam as equipes e visitaram todas as residências habitadas e ainda apontaram algumas localidades que necessitavam de uma visita posterior. Para ela, assim como para toda equipe que participou, a ação foi avaliada de forma positiva.
“O Aedes Aegypti é um mosquito que devemos combater, pois ele é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, e o trabalho que foi realizado hoje é de suma importância, pois se tratou de uma atividade de conscientização da população, que assim como toda equipe, foi bastante colaborativa e receptiva. Fomos muito bem recebidos em todas as residências e, inclusive, aproveitamos o momento para ouvir a população e tomar nota de algumas questões que serão apresentadas à Secretaria de Infraestrura, pois tocam em pontos como limpeza de terrenos e regularização de galerias”, declarou Sandra.
Ao final da atividade, a secretária e todos os representantes da Saúde que foram as ruas reuniram-se na Unidade de Saúde Alzira da Silva Lucena, onde também se fez presente o prefeito do Município, Francisco Cirino, o secretário de Administração, Ytapuan Nunes e o chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira.
Sandra de Lourdes agradeceu a presença de todos, reforçou a importância do trabalho que vem sendo realizado, não apenas no tocante ao combate ao Aedes Aegypti, como em todos os campos do atendimento em Saúde e, ressaltou, antes de passar a palavra ao prefeito, que “atuar como Secretária de Saúde de Mãe d’Água foi um verdadeiro presente, pois tenho a oportunidade de trabalhar com uma equipe competente e colaborativa, a quem parabenizo pelo trabalho realizado e agradeço a parceria”.
Em sua fala, o prefeito Cirino agradeceu o envolvimento de todos, também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Saúde, em especial os agentes comunitários e epidemiológicos e reforçou a importância da realização deste trabalho de conscientização.
“Um trabalho de conscientização da população é importante e necessário no combate a proliferação dos focos deste mosquito. Por isso é muito interessante contarmos com o engajamento de todos, pois, para que a comunidade se engaje faz-se necessário contarmos com o apoio de toda comunidade, uma vez que a Gestão, sozinha, não tem como combatê-lo. Essa responsabilidade é de todos nós”, acrescentou o gestor.
Cirino agradeceu, ainda, as contribuições e sugestões dos participantes e disse que a gestão está aberta às críticas construtivas e que as portas do Gabinete estão abertas para acolher à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário