quarta-feira, 29 de abril de 2020

Açude Coremas chega a 50,16% de sua capacidade


O açude Coremas chegou neste sábado, 25, a 373.320.692 metros cúbicos de água e chegou a marca de 50,16% de sua capacidade máxima.
O manancial recebeu mais de 35 milhões de metros cúbicos em menos de 48 horas e vem tendo uma recarga importante em comparação com o quantitativo registrado no início do ano, quando o manancial registrava pouco mais de 59 milhões e 200 mil metros cúbicos em sua bacia hidrográfica.
Esse quantitativo representa mais de três vezes o volume registrado no mesmo período do ano passado, quando o manancial atingiu mais de 106 milhões de metros cúbicos.
A nova medição foi informada pelo secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas, José Albertino, que esteve no local.
Patosonline.com

Governador da PB diz que não há possibilidade de reabrir comércio e que vai flexibilizar serviços



Após quase 40 dias do decreto de calamidade pública com medidas restritivas como forma de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), disse nesta quarta-feira (29) que não vê possibilidade de reabertura do comércio no estado nos próximos dias. Em entrevista ao JPB1, ele também afirmou que vai flexibilizar as restrições para alguns tipos de serviços e distribuir máscaras para a população.
“Nós temos levantados casos de alguns estados que fizeram esta abertura e que os números dispararam. Nós estamos com mais de 700 casos na Paraíba, com muitas mortes. Nós estamos subindo essa ladeira ainda. O Brasil passou 40 dias para ter mil mortes. Hoje estamos tendo no país mil mortes a cada dois dias, praticamente. Este é o cenário que estamos vivendo neste momento e na Paraíba não vai ser diferente ”, disse João em entrevista ao JPB1.
O último decreto publicado pelo estado prorrogou as medidas restritivas até o domingo (3), mas o estado prevê a publicação de mais uma prorrogação durante o final de semana. Segundo o governador, há a possibilidade da flexibilização das medidas para alguns setores.
“Um caso que eu uso como exemplo, para evitar um problema maior, é o das empresas que fazem manutenção em piscinas. Algumas piscinas estão ficando sem limpeza e isso pode gerar focos de dengue e agravar o problema. É possível que algum tipo, especificamente como este, bastante pontual, possa ser liberado. Mas o comércio de forma geral, não vejo essa possibilidade”, explicou.
Segundo João, a flexibilização das medidas restritivas só podem ser feitas após uma análise dos números da pandemia. Na Paraíba, até esta quarta-feira, 46% dos leitos de UTI implantados estão ocupados.
“Estamos em um momento de reunião técnica. Nesta quarta vai haver uma reunião com o Ministério da Saúde, também com os governadores do Nordeste, para que a gente faça um levantamento e um balanço de tudo que está acontecendo”, comentou João.

Reunião com prefeitos

Nesta quarta-feira, o governador vai se reunir, às 18h, com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) e com o presidente da Federação das Associações de municípios da Paraíba (Famup) para alinhar as medidas que devem ser tomadas em todo o estado e evitar que algumas cidades possam determinar medidas restritivas diferentes das outras.
“A gente vai discutir a situação atual da Paraíba e espero que a partir desta reunião nós possamos sair de lá com a condição de colocar nossas equipes trabalhando conjuntamente para ter o mesmo foco. Espero chegar a este consenso sobre os pontos de vista e definir pontos que possam ser colocados dentro do novo decreto”, disse João.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

O governador da Paraíba também falou sobre a preocupação do uso de máscaras pela população do estado. Segundo João Azevêdo, vai ser publicado em breve um edital onde o estado determina a compra de três milhões de máscaras que devem ser distribuídas com a população mais necessitadas.
“Queremos fazer um trabalho de informação, de educação, junto exatamente aos pontos de concentração de pessoas por conta de pagamentos do Bolsa Família, da parcela extra que o Governo Federal está disponibilizando. É inevitável que se tenha uma aglomeração nestes pontos. Vamos chegar com as máscaras, distribuindo, para que a partir de 4 ou 5 de maio a gente possa cobrar a obrigatoriedade do uso da máscara em locais públicos. Primeiro a gente precisa fabricar e entregar as máscaras para quem precisa, para depois cobrar”, disse.

Insatisfação de empresários

João Azevêdo também se pronunciou sobre empresários que estariam insatisfeitos com a cobrança de impostos do Fisco durante a pandemia. De acordo com o governador, do mesmo jeito que foram tomadas medidas sociais de proteção aos paraibanos, também foram feitas concessões para as empresas.
“Fizemos a postergação por 90 dias da cobrança do ICMS para todas as empresas que fizeram a opção pelo Simples Nacional, isso atende a 93% das empresas no estado da Paraíba. Também prorrogamos as validades de todas as certidões; durante 90 dias está suspensa a inclusão em qualquer dívida ativa em qualquer problema que se tenha em relação a estas empresas. Há um conjunto de ações determinadas dentro de um decreto que foi publicado e que já estão sendo implementadas. Se houver algum problema, as empresas podem procurar a Secretaria de Estado da Fazenda que vai ter o esclarecimento”, comentou.
G1/PB

Casos confirmados de coronavírus em Sousa aumentam para 12

Sousa (Foto: @mavicpes)
O boletim epidemiológico número 38 da Secretaria de Saúde de Sousa trouxe no final da tarde desta quarta-feira (29), a estatística das últimas 24 horas sobre os casos de Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus.
De acordo com os dados, já são 12 casos confirmados, 10 suspeitos, 37 descartados e dois curados.
Os três novos casos confirmados
  • Homem, 32 anos, residente no Bairro Rachel Gadelha, sem histórico de viagem e sem comorbidade. Encontra-se em isolamento social, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal após resultado de exame laboratorial Swab. Unidade notificadora Hospital Regional de Sousa em 26 de abril de 2020;
  • Mulher, 40 anos, residente no Bairro Rachel Gadelha, sem histórico de viagem e sem comorbidade. Encontra-se em isolamento social, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal após resultado de exame laboratorial e Swab. Unidade notificadora Hospital Regional de Sousa em 26 de abril de 2020;
  • Homem, 32 anos, residente na zona rural, sem histórico de viagem, sem comorbidade. Encontra-se em isolamento social, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal após resultado de exame laboratorial Swab. Unidade notificadora Vigilância em Saúde de Sousa em 29 de abril de 2020.

Açude Cachoeira dos Cegos, em Catingueira, se aproxima dos 95% de sua capacidade e poderá transbordar nos próximos dias


O Açude Cachoeira dos Cegos, em Catingueira, cuja capacidade de armazenamento é de 71.887.047 m³ d’água está nesta quarta-feira, 29/04, com 67.691.861 m³, o que corresponde a 94,16% de sua capacidade, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.
O manancial segue pegando água e poderá transbordar nos próximos dias.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com
Print Friendly, PDF & Email

terça-feira, 28 de abril de 2020

Secretaria de Saúde desenvolve aulas virtuais para Grupo de Idosos e usuários da Academia de Saúde do município



Com o objetivo de manter o ritmo e rotina da prática de exercícios físicos com o Grupo de Idosos e os usuários da Academia de Saúde, a Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da colaboração do educador físico Matheus Patriota, vem desenvolvendo aulas virtuais como meio de estímulo e contribuição salutar aos usuários.
Em atenção ao que preconiza o Ministério da Saúde, no sentido de que sejam adotadas as medidas restritivas para o enfrentamento ao Coronavírus, entre as quais a principal delas que é o isolamento social, as atividades da Academia da Saúde estão suspensas, daí, a necessidade de que uma nova prática fosse adotada veio a tona e surgiu a ideia das aulas virtuais.
Semanalmente, o professor Matheus prepara suas aulas em vídeo e as encaminha aos usuários através de um grupo criado para manter o contato com todos e, posteriormente, essas práticas são acompanhadas através do retorno de vídeos encaminhados pelos idosos e demais membros do grupo nos quais aparecem realizando as tarefas propostas pelo instrutor.
“Nossos encontros semanais sempre foram muito participativos e entendemos a importância de manter a regularidade dos exercícios, mas também, de criarmos uma forma de manter o grupo ativo física e socialmente, sem que houvesse a necessidade de sair de casa e assim atendendo a recomendação para o isolamento social”, comentou Matheus Patriota.
A ideia agradou a todos os participantes, que sentiram na atitude uma forma de acolhimento e de ligação permanente com o grupo, já que não estão podendo reunir-se como era habitual.
“A recomendação é para que todos fiquemos em casa e que continuemos cuidando de nossa saúde e mantendo os hábitos de vida saudáveis, bem como o elo de amizade que existe entre cada grupo, para que desta forma possamos chegar ao final deste período com foco nas atividades que propiciam uma melhor qualidade de vida e mantém ativos e melhor imunes os nossos idosos e demais frequentadores”, concluiu Patriota.
Cledilma Cordeiro
Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água

Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Mãe d’Água realizam trabalho de fiscalização e orientação no comércio



Com o avanço dos casos de contaminação pelo Coronavírus e a manutenção das recomendações de isolamento social e do uso das máscaras de proteção pela população, as equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Mãe d’Água realizaram nesta segunda-feira, dia 27 de março, um trabalho de fiscalização e orientação no comércio local.
A ação se deu na sede do Município e no Distrito de Santa Maria Gorete e teve como prioridade levar a comunidade a informação de que o Governo do Estado, por meio do Decreto 40.193, de 21 de abril de 2020, recomenda a todo população a utilização de máscaras ao saírem de suas casas, e especialmente quando o cidadão for se dirigir aos pontos do comercio que estão em funcionamento, a exemplo de supermercados, lojas de construção e outros estabelecimentos comerciais em que o numero de pessoas reunidas é maior do que o recomendado com base nas medidas restritivas para conter a contaminação pelo Coronavírus.
Além do trabalho de orientação realizado pelos agentes, a Secretaria de Saúde também colocou aviso em carro de som e está realizando publicações por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Mãe d’Água nas mídias sociais.
Cledilma Cordeiro
Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água
« Voltar

Volume de passagem d’água aumenta e tensão sobre Açude Pedra Lisa cresce. Reunião hoje deve decidir estratégia de ação


O açude Pedra Lisa, localizado no Distrito de Palmeira, no município de Imaculada, no Sertão paraibano, dá sinais de não suportar o volume de água, de acordo com o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
Uma reunião será realizada nesta terça-feira (28) para definir as estratégias para o reparo do açude e decidir se será necessário evacuar a população da área.
Nessa segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros alertou sobre a possibilidade de rompimento do açude. A Prefeitura de Olho d’Água foi avisada, já que a cidade seria uma das mais atingidas caso o açude realmente se rompa. 
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão de plantão, tanto nas proximidades do açude, quanto na cidade, para proceder a evacuação caso seja necessário. Além disso, uma equipe especializada em resgate foi enviada ao local, para o caso de alguma emergência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um especialista está realizando um mapeamento por drone da situação do açude e isso será apresentado na reunião, que contará com as presenças de representantes dos bombeiros; Defesa Civil; Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa); Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; e da empresa que ficará responsável pela realização dos reparos.
Apenas após a apresentação deste panorama, uma estratégia será definida para lidar com a situação.
No final da manhã de hoje chegou a informação a Redação do Patosonline.com da ocorrência de um aumento no abertura na parede do açude e isso aumentou a atenção da equipe que acompanha a situação.
Patosonline.com
Com parte do texto do Clickpb
Fotos Bombeiros
RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS