quarta-feira, 13 de abril de 2011

Em parceria firmada com o Governo Federal desde 2010, a prefeitura Municipal de Mãe d’água, através da Secretaria Municipal de Educação, vem garantindo o funcionamento do programa Escola Ativa.



Conforme explica a secretária de Educação do Município, Maria do Socorro Lopes de Araújo, o programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas da zona rural. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.



“A contrapartida do município garante apoio logístico a execução do programa. O Governo Federal envia os técnicos responsáveis pela capacitação dos nossos professores, e a prefeitura oferece as condições necessárias para sustentação do programa, a exemplo do transporte, condições físicas adequadas das unidades de ensino, merenda, campanhas educativas, fardamentos e os encontros pedagógicos que avaliam as ações desenvolvidas nas escolas onde o programa é aplicado”. Detalha Maria do Socorro.



Cerca de 208 alunos da Zona Rural são beneficiados pelo programa Escola Ativa. Além dos técnicos responsáveis pela capacitação e acompanhamento, patrocinados pelo governo federal, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza 13 professores, 01 supervisora educacional, 01 nutricionista e 01 fonoaudióloga.



Para a técnica Herika Hipólito da Silva, “um dos benefícios que merecem ser destacado pelo programa Escola Ativa, é a metodologia voltada para o ensinoaprendizgem que capacita o trabalho do professor em sala de aula”. Não menos importante, ressalta Herika, “os kits enviados pelo governo federal são essenciais para as atividades, pois neles constam livros didáticos, material lúdico, alfabeto móvel, esfera terrestre, esqueleto humano e outras ferramentas que auxiliam o trabalho dos professores e o aprendizado do aluno.



Para a supervisora Maria Aparecida da Silva Cabral, os encontros pedagógicos realizados mensalmente, além de avaliar o desempenho das atividades desenvolvidas no programa, são também necessários para aperfeiçoar novas metodologias aplicadas em sala de aula. “Há cada dois meses nós também fazemos reuniões com pais e mestres com a finalidade de passar confiança e mostrar os avanços no desempenho dos alunos. Nós também mostramos aos pais desses alunos, a importância da participação deles no acompanhamento das atividades de seus filhos na escola”. Para isso, revela Aparecida, “desenvolvemos um folder intitulado – Guia da Educação: idéias simples e fáceis para o pai ou responsável participar ativamente da vida escolas do seu filho – que auxilia na compreensão e mostra que essa participação também contribuiu para um bom rendimento do aluno em sala de aula. Efatiza Aparecida.



A Secretária de Educação do município, Maria do socorro, disse que desde que foi implantado, o programa Escola Ativa vem mudando a realidade dos alunos da zona rural. Ela acrescenta que tão importante quanto a parceria Prefeitura e Governo Federal, tem sido a participação da comunidade na gestão escolar. “Quando a população apóia, tudo fica mais fácil”. Revela Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS