quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Realização da 7ª Conferencia de Saúde da Paraíba


 
Realização da 7ª Conferencia de Saúde da Paraíba; realizada em João Pessoa no período de 18 a 20 de outubro de 2011. Havendo representação dos delegados municipal da Matriz gestão do SUS: Maria da Glória Leite Mota – Secretária municipal de Saúde e a senhora Hertha Fragoso Soares Marques e Jefferson Monteiro representando os trabalhadores de saúde.  Tema central da Conferencia: “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política, patrimônio do povo Brasileiro”. Com o seguinte eixo temático: Acesso e Acolhimento com Qualidade – Um desafio para o SUS.
I – Política de Saúde na seguridade social,
II – Participação da Comunidade e Controle Social,
III – Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Ralação Público X Privado; Regionalização; Gestão do Sistema, do trabalho e da Educação em Saúde).
Glória Leite informou que o Referido evento, foi muito importante para nós que participamos, uma vez que pudemos constatar que algumas das nossas propostas elaboradas na 3ª Conferencia municipal de saúde em Mãe d`Água – PB, foram consolidadas e elencadas para debates na Conferencia Estadual:
ü Ampliar o acesso dos profissionais de saúde em cursos de qualidade e pós – graduação como forma de melhorar os serviços de saúde em todos os níveis, através de recursos financeiros específicos garantindo a execução da política de educação permanente em saúde voltada especificamente na formação profissional, assegurando o bom desempenho das atividades voltadas para os usuários de saúde do SUS;
ü Efetivação e ampliação das políticas de saúde já existente no âmbito do SUS (Ex: Saúde do Homem, da mulher, da criança, assistência farmacêutica, saúde dos idosos, saúde bucal e etc.);
ü Implantação de Centro Especialidade Odontologia Regional – CEO;
ü Realização, pelos Conselhos de Saúde, da qualidade de atores sociais e conselheiros para a participação popular e controle social no SUS;
ü Promover ações que venham valorizar o controle social no SUS, ampliando a participação da população como também o crescimento das necessidades da comunidade.
ü Buscar fortalecer a política de educação permanente em saúde, descentralizada e compartilhada pelas três esferas de governo, visando à organização de processos educativos para gestores e trabalhadores da saúde, de modo a qualificar a gestão da saúde.
ü Somando assim seis.  A etapa estadual foi um momento preparatório para a 14ª Conferencia Nacional de Saúde que acontecerá em Brasília no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.
A terceira proposta merece destaque, uma vez que foi exclusiva de Mãe d`Água. Acrescentou a secretária.
Glória Leite falou ainda de outro evento que participou no dia 22 de outubro no Espaço Cultural em João Pessoa – PB. Que foi a entrega de certificados do 1º módulo do curso de formação técnicos de Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Estiveram representando a categoria: Geilson Nunes Torres, Joana Darc Lucena dos Santos e Manoel Davi do Nascimento. Solenidade importante e que merece todo nosso reconhecimento e homenagem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS