Durante dois meses, a contar de ontem, segunda-feira, 23, até o dia 23 de março, a Justiça Eleitoral da Paraíba pretende recadastrar no sistema biométrico todos oseleitores dos municípios de Piancó e Santana dos Garrotes. Esses dois colégios eleitorais do Vale do Piancó utilizarão nas eleições municipais deste ano a urna biométrica, que identifica o eleitor através da impressão digital, reduzindo a possibilidade de fraude.
A chegada da urna nos dois municípios e o início do recadastramento biométrico dos votantes foram mercados por uma solenidade na manhã desta segunda-feira, 23, em Piancó, que contou a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Manoel Soares Monteiro; da juíza da 66ª Zona Eleitoral, Luciana Rodrigues Lima; além de políticos, advogados e prefeitos.
Os eleitores dos dois municípios serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00, e aos sábados, das 08h00 às 14h00, na sede do Creas, que fica localizado nas proximidades do cartório eleitoral, em Piancó.
O recadastramento consiste na coleta da impressão digital e fotografia do eleitor. Diante desse procedimento, essas informações é que vão alimentar o novo sistema de identificação eleitoral, que vai evitar o uso de documento. No dia do voto, basta o cidadão dirigir-se à sessão eleitoral, tocar o dedo no coletor de digital e votar.
A urna biométrica é uma tecnologia moderna e segura, mas a qualidade do voto ainda depende da consciência do eleitor, nem sempre tão avançada.
Fonte: Blog de Piancó
Nenhum comentário:
Postar um comentário