Com o resultado do TRE ,16,7% do eleitorado dos dois municípios, totalizando 2.985 votantes, não compareceram ao recadastramento e ficarão impedidos de votar no pleito de outubro próximo.
O trabalho de recadastramento levou 51 dias, e 14.891 eleitores foram recadastrados nos dois municípios, os únicos do Vale que utilizarão urnas biométricas nas eleições deste ano para escolha de prefeito e vereador.
A coleta de dados começou no dia 23 de janeiro: 86,65% do eleitorado de Piancó foram recadastrados, correspondendo a 10.153 eleitores, o que mostra que o município piancoense perdeu 1.564 votantes, uma perda eleitoral expressiva. E ela foi maior ainda em Santana dos Garrotes, onde apenas 76,92% dos eleitores foram recadastrados, o equivalente a 4.738, mas 1.421 votantes não atenderam ao chamamento da Justiça eleitoral.
O recadastramento consistiu na coleta da impressão digital e fotografia do eleitor, informações que vão alimentar o novo sistema de identificação eleitoral, que evitará o uso de documento: no dia do voto, basta o cidadão dirigir-se à sessão eleitoral, tocar o dedo no coletor de digital e votar.
A urna biométrica é uma tecnologia moderna e segura, mas a qualidade do voto ainda depende da consciência do eleitor, nem sempre tão avançada.
DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário