segunda-feira, 30 de abril de 2012

Secretaria de Saúde de Mãe Dágua em Parceria Hemonucleo Realiza Doação Sangue


Doar sangue é mais do que um dever de todo cidadão, é um gesto de amor. Inspirada nesta frase, a Secretaria de Saúde do município de Mãe d’Água realizou nesta quinta feira (26.04) um dia de coleta que aconteceu na Unidade de Saúde Lucilia Simões Ribeiro, antiga maternidade.

 

Cerca de 50 pessoas, entre doadores regulares e calouros (que doaram pela primeira vez) atenderam a convocação feita pela secretária de Saúde Maria da Glória Leite Mota, 38, que convidou a população através de convites personalizados e também por um carro de som. “Essa foi a segunda vez que nós fazemos essa mobilização. A última foi no dia 20 de dezembro do ano passado.” Revelou Glória. “O Hemonúcleo de Patos-PB precisa manter seu estoque em níveis de segurança recomendáveis e todo cidadão tem a responsabilidade de colaborar com essa campanha nobre, que é a de preservar a vida.” Destacou Glória.

 

As donas de casa Maria Madalena da Silva Oliveira, 42, e Jordania Oliveira, 23, deixaram os afazeres domésticos para colaborar com a campanha. “Eu ouvi o carro de som nas ruas chamando o povo para doar, então resolvi fazer a minha parte.” Disse Dona Madalena. “Deixei o feijão no fogo e vim correndo salvar uma vida.” Brincou Dona Jordania.

 

Uma equipe do Hemonúcleo de Patos-PB esteve em Mãe d’Água atendendo convite feito pela Secretária Maria da Glória à direção da Unidade, que foi representada pela coordenadora Dizanete Messias, 41. Ela explicou que graças a iniciativas como essa da secretaria de saúde de Mãe d’Água, os estoques do Hemonúcleo de Patos tem se mantido dentro dos níveis desejados. “Nossa meta mensal é de 400 bolsas e felizmente nos últimos dois meses conseguimos uma média de 500.” Comemorou Dizanete. “Com tudo, isso não significa que estamos trabalhando com folga visto que nos meses de Fevereiro, Junho e Dezembro, quase nunca conseguimos atingir a meta por conta do carnaval e das férias, quando os nossos doadores não costumam aparecer e a demanda aumenta.” Ponderou.

 

Outra preocupação de Dizanete Messias é com a redução do número de doadores fieis que são aqueles que costumam ir ao Hemonúcleo a cada 03 meses. “Em compensação, felizmente vem crescendo o número de doares calouros que são aqueles que doam pela primeira vez.” Ressaltou.

 

Ainda de acordo com a coordenadora, somente o Hospital Regional de Patos consome cerca de 380 bolsas de sangue todos os meses, principalmente em cirurgias de Emergência. Já a maternidade Peregrino Filho e o hospital Infantil Noaldo Leite, outras 30. A fora, as que são enviadas para João Pessoa e Campina Grande onde são processadas e transformadas em Plasma e Plaquetas. Ou seja, todo o estoque coletado no mês anterior. “Isso porque, até chegar a quem precisa, o sangue coletado demora cerca de 15 dias para ser liberado, por conta da bateria de exames por que ele passa.” Concluiu Dizante.

 

DOAÇÃO

 

Quem tiver interesse em doar sangue e assim ajudar a salvar vidas, pode procurar o Hemonúcleo de Patos localizado na Rua Juvenal Ledo, ao lado do Hospital Regional Jandhuy Carneiro, no bairro Belo Horizonte, de segunda a sexta das 7h às 17h. A doação é um ato espontâneo e a unidade trabalha com o objetivo de conquistar doadores fidelizados, ou seja, pessoas que doem sangue com freqüência. O homem pode efetuar até cinco doações ao longo do ano e as mulheres quatro.

 









Existem alguns critérios que precisam ser respeitados para se tornar um doador de sangue, dentre eles ter idade de 18 a 65 anos, pesar acima de 50 kg e gozar de boa saúde. Além disso, é necessário não ter tido hepatite, malária ou Doença de Chagas e risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS