Quinta-feira, 01 de novembro de 2012 - 15h52
O programa de distribuição de ração animal do governo do Estado vai distribuir mais duas mil toneladas do produto até o final de novembro. Iniciado em agosto deste ano, o programa auxiliou mais de 24 mil produtores rurais da Paraíba, ultrapassando a meta inicial de 20 mil famílias do Sertão e Cariri paraibanos que sofrem com a estiagem. O objetivo é que distribuir um total de 19 mil toneladas de ração.
O programa prevê a doação de alimento volumoso ‘in natura’ por meio do Comitê Integrado de Combate à Seca na Paraíba, com participação das Secretarias de Estado da Infraestrutura (SEIE) e do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), além da Gerência Executiva de Defesa Civil e Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa). Esta distribuição acontece com subsídios do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Para ser beneficiado, o produtor agropecuário deveria ter seu gado vacinado contra febre aftosa e necessidade do subsídio. A distribuição prosseguirá por mais três semanas, em mais de 20 municípios paraibanos, localizados nas regiões do Cariri e Sertão.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a ‘Situação de Emergência’ em 170 municípios da Paraíba, por meio da portaria de nº 187, de 10 de maio, publicada no Diário Oficial da União. A medida teve como base o Decreto Estadual de nº 32.935, assinado pelo governador Ricardo Coutinho no dia 7 de maio. Tal decreto vale até este mês de novembro, mas devido à permanência da estiagem, o governador e a Secretaria de Estado da Infraestrutura já declararam sua busca de renovação do decreto junto ao Governo Federal, haja vista a situação de seca que ainda se encontra a maior parte do Estado.
Além da distribuição de ração animal, fazem parte das atividades do Comitê de Combate à Seca, distribuição de água através de carros-pipa e perfuração e ativação de poços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário