O desrespeito à ‘Lei da Fila’, bem como, as diversas reclamações de clientes do Banco do Brasil referentes a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro, motivou o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON de Patos, em notificar a agência nesta segunda-feira, 02.
Na vistoria realizada no local durante esta manhã, os fiscais encontram 02 caixas eletrônicos sem dinheiro e dezenas de pessoas aguardando por horas no atendimento. Entre eles, pessoas com deficiência e idosos. “Notificamos a Instituição Financeira para que ela preste, em caráter de urgência, esclarecimentos a respeito do que de fato está ocasionando essa prática, para que, possamos trabalhar nesse pretexto e solucionar o problema”, esclareceu a secretária de Defesa do Consumidor de Patos, Ana Lígia Medeiros, informando que a mesma Agência Bancária foi autuada pelo o PROCON no mês passado.
A Secretária disse ainda que por se tratar de um problema nacional, o PROCON/Patos vai procurar o Ministério Público e a Curadoria do consumidor. “Vamos acionar o Ministério Público para que possamos traçar uma linha única, com o objetivo de chegar a uma solução para esse problema, porque o consumidor não pode jamais ficar lesado, uma vez que, o próprio Código de Defesa do Consumidor assegura que os consumidores têm direito a uma prestação de serviços com qualidade,” detalhou.
De acordo com Ana Ligia Medeiros, a lei prevê que o prazo máximo de espera nas filas de qualquer agência bancária deve ser de 20 minutos (dias normais), 30 minutos (dias de pagamento de funcionários públicos e de recebimento de tributos) e 35 minutos (véspera ou no dia seguinte a feriados prolongados). "Quando chegamos muitos reclamavam que aguardavam há muito tempo nas filas,” frisou.
Durante a fiscalização, o Gerente da agência explicou que o problema se deu devido a uma portaria que limita a quantidade de dinheiro nos caixas eletrônicos no final de semana devido aos constantes assaltos, além, do pagamento dos servidores públicos do Estado e também dos Municípios que foram efetuados nesse fim e começo de mês. O Gerente informou ainda que vai procurar o PROCON, para que, juntos possam fazer as mudanças plausíveis para que dificuldades como as vistas no final desta semana não venham a acontecer mais.
Fonte: Ascom PMP
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