A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), bem como a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), tem alertado para uma das maiores crises hídricas enfrentadas pelo povo, em especial a região do sertão do Estado. Cidades inteiras estão sendo abastecidas por carros pipa e outras ainda têm água nas torneiras, mas não se sabe até quando!
A cidade de Patos, que atualmente é abastecida pelo açude de Coremas através da adutora Coremas-Sabugi, além de receber suporte do açude do Jatobá e da Barragem da Capoeira, está com rodízio de água nas torneiras. O açude de Coremas, o mais importante do sertão, tem apenas 13% de sua capacidade para abastecer dezenas de cidades. Desses 13%, ao baixar para 8% fica comprometido o consumo. As autoridades temem um colapso no abastecimento caso as chuvas não se normalizem até o início de 2016.
Mesmo diante de tão assombroso momento causado pela ausência de chuvas, falta de água nas torneiras de milhares de pessoas e da necessidade de economia do líquido que garante a vida, centenas de pessoas ignoram o alerta das autoridades e seguem desperdiçando água como se nada estivesse acontecendo.
A reportagem do PatosOnline flagrou uma cena de desperdício de água tratada que ocorre com frequência, ou seja, a lavagem de calçadas e paredes com torneiras abertas. O fato aconteceu neste sábado, dia 31, por volta das 10h00, no cruzamento da Rua Felipe Camarão com Rua
Augusto dos Anjos, Bairro Santo Antônio, em Patos.
Augusto dos Anjos, Bairro Santo Antônio, em Patos.
A senhora está lavando a calçada e a parede externa da casa utilizando água tratada. Ela tem a sua disposição uma mangueira extensa e a água permanece aberta enquanto a senhora esfrega a calçada e as paredes com vassoura. A água chega a escorrer pela rua e ficar empossada no asfalto movimentado.
Por mais que pareça anormal se realizar esse tipo de desperdício de água em tempos em que a chamada “seca” castiga o sertanejo, tem se tornado frequente lavar carros com torneiras abertas, lavar calçadas, os banhos demorados no chuveiro, regar terreiros devido à poeira e etc. Quando um vizinho ou mesmo um cidadão consciente reclama daquele que está desperdiçando, vem a resposta: “Eu tô pagando”.
Veja índices de água nos reservatórios da Paraíba acessando o endereço abaixo:http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/volumesAcudes.do?metodo=listarAcudesUltimaCota
Jozivan Antero – Patosonline.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário