quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Secretária de Saúde de Mãe d’Água inicia Campanha contra Poliomielite e Multivacinação neste sábado, 15

VACINÇÃO INFANTIL:

Secretária de Saúde de Mãe d’Água inicia Campanha contra Poliomielite e Multivacinação neste sábado, 15
A Prefeitura Municipal de Mãe d’Àgua –PMMD, através da Secretaria de Saúde –SMS, em parceria com a Coordenação de Imunização, participa, no período de 15 a 31 de agosto, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A campanha tem o objetivo de imunizar crianças de 0 a 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias) contra poliomielite e atualizar o cartão de vacina, com a aplicação de todas as vacinas do calendário básico.

No dia 15, dia “D” da campanha, a Unidade de Saúde Maria Nelma de Figueiredo, estará com suas portas abertas das 08h às 17h, para receber indiscriminadamente o público alvo para a vacinação. Crianças a partir dos 06 meses passarão por avaliação do cartão de vacina para verificar possíveis pendências vacinais.

Para Mãe d’Água, o Ministério da Saúde disponibilizou doses da vacina e a secretaria espera vacinar 268 crianças. A meta mínima é alcançar 95% deste público.

“No ano passado, conseguimos atingir a meta e, mais uma vez, esperamos que a população entenda que vacina é um método de prevenção, é um meio de proteger as crianças contra as doenças. Esperamos que os pais levem as suas crianças às Unidades para que elas recebam a proteção”, destacou Coordenadora de Imunização do município, Cícera Rodrigues. Outro ponto importante apontado pela coordenadora, diz respeito ao Cartão de Vacinação. “Nós apelamos aos pais, ou responsáveis, que levem a caderneta
de vacinação para fazer mos as atualizações necessárias”, ressaltou Cícera Rodrigues.

Pólio e imunização

Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

O último caso de poliomielite, no Brasil, foi registrado há 25 anos. No entanto, a não ocorrência da doença no território não implica na possibilidade de reintrodução do vírus, a partir do fluxo de viajantes de regiões onde em que ele ainda não foi eliminado. Desta forma, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus e a ocorrência de novos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS