quinta-feira, 26 de março de 2015

EMPODERAMENTO: Durante palestra, psicóloga leva auto estima às mulheres de Mãe d’Água

 
Através da Secretaria de Ação Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB (PMMD-PB) realizou entre os dias 18 e 20 de março uma programação especial alusiva ao dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08 de março. A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 18, no Auditório Municipal Profª Lucinda de Sousa Justo, oportunidade em que a psicóloga Vaugraniad P. Dias de Sá, professora e coordenadora do curso de psicologia das Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP), e secretária de Assistência Social do município de Areia de Baraunas-PB ministrou palestra, cujo tema tratado foi: “VOCÊ PODE ESCOLHER SER FELIZ.”
Durante a palestra a psicóloga estimulou a auto estima das mulheres presentes, mostrando que a felicidade nem sempre depende de fatores externos como dinheiro e bens de consumo. “Hoje quando a gente fala em trabalhar a psicologia dentro das políticas públicas, especificamente na política de assistência social, que foi a secretaria de quem recebi o convite para está hoje aqui, a gente trabalha muito com o conceito de empoderamento. Empoderar as pessoas desses conceitos. Do que é felicidade, do que é auto realização, do que sou capaz de fazer, do que eu responsável pelas decisões da minha, em fim. E aí a gente trabalhando esse empoderamento em várias áreas distintas da vida a gente consegue entender que esse sujeito ele se transforma em sujeito de fato, em cidadãos de fato. E aí sim, as políticas públicas estarão funcionando de verdade”, observou Dias. Para a psicóloga, essa discussão contribui para que a mulher se sinta estimulada a reivindicar mais os seus direitos, especialmente nos pequenos municípios, onde essa relação ainda é predominantemente machista. “Sim, com certeza. As relações de gênero também fazem muita diferença na hora de empoderar a mulher dos seus direitos. Não essa ideia do feminismo banalizado que a gente vê hoje em dia em que a mulher está medindo forças com o homem. Realmente essa não é, digamos assim, a grande chamada da psicologia para essas diferenças de gênero ou pro universo da mulher. Mas sim de entender que a mulher tem necessidades sim, distintas do homem, mas que podem conviverem em harmonia. Seja dentro de seus lares, em sociedade, e na hora de exercer seus direitos e deveres como um cidadão de fato. Por exemplo: não só os homens têm responsabilidades cíveis e ficais. Como agente viu hoje aqui, durante a apresentação feita pelos funcionários do Banco do Nordeste, 70% dos Empreendedores Individuais que usam os serviços da instituição financeira, são mulheres.”, exemplificou.
Após a palestra, os organizadores separaram as mulheres em grupos para trabalharem o tema da palestra, e em seguida apresentarem suas definições de felicidade de acordo com o entendimento de cada uma. “Foi a oportunidade em que todas tiveram de mostrar o que elas associam a felicidade, como casa própria, filhos formados, saúde, paz, harmonia no lar e dinheiro, que não é tudo, mas contribui muito para uma pessoa ser feliz.”, destacou Silvia Canuto, secretária de Assistência Social.
O encerramento aconteceu na tarde da sexta feira, 20, no Clube Municipal, com a apresentação da cantora Amanda Barros, cantando ao vivo músicas da MPB. De acordo com a secretária Silvia Canuto, antes do show, uma equipe do banco Santander proferiu uma palestra para apresentar as linhas de crédito especiais da instituição financeira destinadas exclusivamente às mulheres.
HOMENAGEM
O evento foi encerrado com um “chá da tarde”, momento em que as mulheres que se destacam na sociedade maedaguense foram lembradas durante homenagem promovida pelos organizadores do evento, com a entrega de comendas. 
Entre as homenageadas, Edma Porfírio, apontada como a mãe que se destacou por enfrentar o preconceito contra a filha Lívia Porfírio, que além de surda e muda, é cadeirante. Já Edineide Galvão, beneficiária do programa Bolsa Família e usuária do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS - foi homenageada por se destacar como empreendedora que conseguiu sua autonomia financeira. Corina Rodrigiues, idosa de 87 anos, assídua frequentadora do Grupo de Idosos Renascer da Vida, também recebeu a comenda por se destacar pela energia e alegria que dissemina no seu grupo. Por fim, a prefeita do município Margarida Fragoso (Margarida Tota), que como gestora vem implementando políticas de valorização da mulher, foi homenageada em reconhecimento a criação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, ora atrelada ao gabinete da prefeita. “Não só como gestora, mas principalmente como mulher, percebi a importância que tem essa coordenadoria que trabalha diretamente na promoção de políticas em favor da sociedade feminina de nosso município.”, asseverou Margarida Tota. A prefeita participou ainda da entrega de vários brindes que foram sorteados durante o encerramento das festividades. “Foi um momento de alegria, mas principalmente, de muita reflexão para nós mulheres mãedaguenses que não buscam apenas a igualdade de gênero, mas sobretudo, o reconhecimento de nossa colaboração imprescindível na construção dessa cidade que tanto amamos.” Finalizou a chefe do poder executivo municipal.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS