terça-feira, 1 de setembro de 2015

Audiência promovida pela Câmara de Patos é avaliada positivamente por profissionais da psicologia



 
A Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Patos na noite desta segunda-feira, 31 de agosto de 2015, foi positivamente avaliada por todos os psicólogos e estudantes de psicologia que se fizeram presentes a este momento de debate sobre temas relevantes para a categoria.
O debate, proposto pela vereadora Claudia Leitão (PR), e também conduzido por ela, abriu espaço para discussão em torno da luta pela redução da carga horária do psicólogo, das atuais 40 horas semanais, para 30 horas; por um piso salarial e por políticas voltadas para absolvição dos profissionais pelo mercado existente nos municípios e para que estas vagas sejam ocupadas por profissionais qualificados e capacitados.
De acordo com os profissionais, há espaço para inserção de psicólogos em escolas, no sistema prisional e nas corporações militares, entre outros. Ainda segundo eles, já, também, a necessidade de que os postos de trabalho já existentes possam ser ampliados, uma vez que seria pequeno o número, diante da demanda existente.
O encontro contou com a presença das psicólogas Irismar Batista, representando o Conselho Regional de Psicologia; Kesia Naara, representando a secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley; Volffraniad Pinheiro, representante do Curso de Psicologia das FIP; Socorro Araújo, da Clinser, entre outros profissionais com atuação em Patos e região e alunos das FIP.
Sobre a Audiência Pública, a vereadora e também psicóloga Cláudia Leitão, falou que este foi um passo inicial e que foi importante a participação dos profissionais e dos futuros psicólogos.
“Estamos dando início a esta grande luta, que será a luta pelas 30 horas e pelo piso salarial da categoria. A participação dos profissionais e a contribuição que cada um trouxe para o debate será transformado em relatório, que será encaminhado ao Sindicato dos Psicólogos da Paraíba, bem como entregue a nossa prefeita, quem terá que encaminhar o Projeto de Lei para esta Casa”, declarou.
Claudia também falou sobre os espaços onde o psicólogo deveria estar inserido e sobre a criação de um grupo que irá discutir os temas corriqueiramente. “Surgiu, durante a audiência, uma proposta para que o grupo que se reuniu hoje possa encontrar-se mensalmente e, além dessas discussões, possamos trabalhar para que o psicólogo possa ser inserido em todos esses espaços onde há a necessidade da sua atuação”, acrescentou.
“Esse é um momento grandioso para a categoria. Se parlamentares de outras cidades também tivessem uma atitude como a que a vereadora Cláudia Leitão teve, com certeza, a categoria já teria avançado muito mais, pois é em momentos como estes que temos a oportunidade de mostrar a importância deste profissional, a importância de um profissional de saúde mental nas políticas públicas, nos espaços de saúde e até mesmo na própria Polícia Militar”, destacou a representante do Conselho Regional de Psicologia.
Já para Volffraniad Pinheiro, que em seu pronunciamento na Tribuna falou um pouco sobre o quadro de profissionais, que segundo ela, hoje ainda é de mais de 2000 mil habitantes para cada profissional, e o espaço que foi visto pelas FIP para a necessidade de uma ampliação destes números, o encontro foi muito proveitoso e oportuno.
“Além de tratarmos de questões específicas da categoria, como piso salarial, a questão das 30 horas, foi também um espaço para podermos mesmo falar sobre a própria formatação do curso de graduação em psicologia aqui no Sertão e de outras questões inerentes mesmo ao espaço do psicólogo nas políticas públicas e os avanços destes profissionais para a contribuição  com os serviços de psicologia”, ressaltou a psicóloga.
Ao final das discussões, a vereadora Claudia Leitão também aproveitou o momento para entregar Votos de Aplauso aos profissionais pelo Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto.
Ascom | Câmara Municipal de Patos
  

Fotos e vídeos da postagem


  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS