segunda-feira, 28 de setembro de 2015

JOGOS DA JUVENTUDE: Mãe d’Água é destaque mais uma vez no cenário nacional na modalidade xadrez



 
A cidade de Mãe d’Água-PB, voltou a ser destaque no cenário nacional durante a realização do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2015 que aconteceu durante os Jogos Escolares da Juventude - Etapa Nacional - disputada em Fortaleza-CE, entre os dias 03 e 12 de setembro deste ano. Mais uma vez a cidade mostrou todo seu potencial na categoria “A”, (12 e 14 anos) com a conquista do vice campeonato pelo estudante Gutemberg Júnior da Silva Nascimento, 14, aluno do 9º ano da Escola Municipal Manoel Nunes Trindade. O 1º lugar ficou com a atleta Franciele Naomi Mada, de Japurá (PA).
O estudante Gutemberg Júnior representou o estado da Paraíba depois de vencer as etapas regional e estadual. “Para nós de Mãe d’Água é um grande orgulho ver o nome de nossa escola sendo mostrado em todo o país por conta de mais essa importante conquista”, destacou a diretora do educandário municipal, Gerusa Nunes Costa, 51.
O estudante Gutemberg Junior da Silva Nascimento não é o único apaixonado pelo xadrez na escola Manoel Nunes Trindade. De acordo com a diretora Gerusa Nunes, entre as atividades de recreação, o xadrez é o mais procurado pelos alunos. “A sala onde os alunos praticam essa atividade durante o recreio, já ficou pequena. Em nossa escola o xadrez é tão popular quanto o futebol”, acrescentou a educadora.
OUTROS TÍTULOS
A cidade de Mãe d’Água tem sido referência nos Jogos Escolares da Juventude e em outros campeonatos há pelo menos 10 anos, depois que o professor Severino Amancio de Morais Neto, 48, (Biu do Xadrez) implantou essa prática esportiva nas escolas do município, a convite da administração municipal. Biu sempre destacou com orgulho as colocações dos alunos de Mãe d’Água nas competições dos Jogos Escolares realizadas todos os anos. “Importante esclarecer que em 2011, único ano que Mãe D’água não conquistou título estadual, ocorreu um fato lamentável. A Gestão Regional dos Jogos Escolares não comunicou a data da competição estadual, que teria a participação dos campeões regionais daquele ano, Mateus Mota e Myllena Cabral, fato que ainda hoje indigna toda a sociedade maedaguense, ambos competidores de nível nacional que foram castrados e que inexplicavelmente tiveram negados o direito de competir na Etapa Estadual, desrespeitando o mérito da conquista regional. Até esta data a única maneira que encontraram de derrotar o Xadrez de Mãe D’água, impedindo-o de competir.” lamentou o professor Biu.
Para a secretária de Cultura e Desporto do município, Rosana Leão, a conquista do vice campeonato brasileiro já era esperada, “Uma vez que a prefeita Margarida Tota recomenda que nossa pasta não meça esforços no sentido de dar as condições necessárias aos nossos atletas, a exemplo do transporte, estadia e alimentação durante as competições em qualquer lugar do país”, ressaltou Leão. “É claro que não podemos deixar de reconhecer também o trabalho da direção da escola Manoel Nunes Trindade, dos professores e do enxadrista Biu, pelo seu belíssimo trabalho desempenhado nas escolas do município e que resultou em mais uma conquista de expressão”, finalizou Leão
Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS