sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Recordista de Títulos de Xadrez é da cidade de Mãe D’água



 
Myllena Cabral, aluna do 3º ano do Ensino Médio da EEEM Francisco Romano da Silveira, localizada no município de Mãe D’água (PB), conquistou nesta quarta-feira, dia 21, na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, o tetracampeonato estadual dos Jogos Escolares da Paraíba na modalidade de Xadrez.
Myllena se tornou a maior vencedora do esporte no Estado da Paraíba, superando os feitos de Arthur Olinto e Ana Paula que obtiveram três conquistas cada. Com este feito, a pequenina cidade do alto sertão paraibano amplia a hegemonia no número de títulos estaduais, alcançando 11 triunfos desde 2007, quando a competição foi democratizada, dando oportunidade para todas as escolas da Paraíba.
A cidade de Mãe D’água tem dois títulos a mais do que João Pessoa, segunda colocada neste ranking. Campina Grande vem em terceiro lugar.
Myllena, mesmo estando focada no ENEM e sendo estudante também do Cursinho Pré-vestibular Pró-Ativos, buscará sua vaga no Curso de Medicina, não abandonou as disputas escolares. O município de Mãe D’água já conquistou no mês de setembro de 2015 a medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude – Etapa Nacional, Categoria A (12 a 14 Anos) com o aluno Gutemberg Júnior do 9º ano da EMEF Manoel Nunes Trindade, que ocorreu em Fortaleza (CE).
Os resultados obtidos pela Caíssa Paraibana é fruto do trabalho desenvolvido pelo professor Severino Amancio, mais conhecido como Biu do Xadrez, mentor intelectual do projeto na cidade. Com mais esta conquista, Mãe D’água novamente contará com representante na competição nacional escolar que acontecerá na cidade de Londrina (PR) em meados de Novembro.
Os triunfos no xadrez nas disputas estaduais escolares da cidade da Região Metropolitana de Patos começaram com Rebeca Barros, bicampeã 2007-2008. Rebeca representou o estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras nas edições dos respectivos anos realizadas em João Pessoa (PB). No ano seguinte, a terra do poeta Romano de Mãe D’água, conquistou o tricampeonato com Fabiana Mendes que representou o Estado na cidade de Maringá (PR). O pentacampeonato veio em 2010 com os irmãos Mateus Mota e Aline Mota. Ele, campeão na categoria A (12 a 14 anos), enquanto ela sagrou-se campeã na categoria B (15 a 17 anos). Ambos representaram a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras realizadas em Fortaleza e Goiânia (GO), respectivamente.
Após não terem recebido comunicação alusiva à Etapa Estadual em 2011, fato que interrompeu as conquistas sucessivas da capital paraibana do Xadrez Escolar, o  Município voltou com força redobrada em 2012 e conquistou o heptacampeonato estadual com Myllena Cabral e Heitor Ribeiro, que representaram nosso Estado na competição nacional em Poços de Caldas (MG). O oitavo título veio em 2013 com Myllena Cabral  que chegou ao bicampeonato, igualando-se a Rebeca Barros em número de conquistas.
Myllena representou mais uma vez o nosso estado e levou o nome da pequena cidade do interior da Paraíba ao cenário nacional, desta feita em Belém-PA, sede dos Jogos Escolares da Juventude daquele ano. No ano passado, repetiu a dose, e conquistou o tricampeonato, representou pelo terceiro ano seguido a nossa Paraíba no espectro enxadrístico nacional, nessa ocasião em João Pessoa-PB e agora Alcança o recorde com o quarto título consecutivo e garante para sua cidade o 11º triunfo e qualifica-se para representar o nosso estado na 4ª competição nacional consecutivamente, desta feita na cidade de Londrina-PR, onde acontecerá os Jogos Escolares da Juventude 2015 – Etapa Nacional no período de 12 a 21 de novembro. O décimo título foi conquistado também este ano pelo medalhista nacional Gutemberg Júnior no mês de agosto.
Em todas as vitórias o técnico Biu do Xadrez esteve como responsável pela equipe. Além dos 11 triunfos com Mãe D’água, conquistou também este ano, o bicampeonato estadual escolar para a cidade de Patos com a aluna Victoria Lígia, do 9º Ano do Colégio Cristo Rei e o bicampeonato Feminino Absoluto da Paraíba com Myllena Cabral em 2014 e Ludmila Ferreira em 2015, respectivamente. Além do título estadual universitário com Caio Escarião, aluno do curso de Medicina da UFPB, que representou nosso estado em Uberlândia por ocasião da realização dos JUB - Jogos Universitários Brasileiros 2015.



ASCOM
Edição: Jozivan Antero – Patosonline.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS