sábado, 23 de novembro de 2013

Escola Municipal Maria Tâmara realiza culminância da Semana da Consciência Negra 2013


A diversidade, principal característica brasileira, é fruto das contribuições que as diferentes raças e classes deram para que se constituísse a população como ela se apresenta atualmente. No que diz respeito à raça negra, apesar da herança histórica de escravidão, seu povo trouxe para o país importantes vestígios de sua riqueza cultural. Na Semana da Consciência Negra, é lembrada a data da morte da principal figura da história desta etnia, Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.
Sob a coordenação dos professores da disciplina de História, e a colaboração de todo corpo docente, a escola Maria Tâmara realizou neste sábado (23), a partir das 8h, a culminância da edição 2013 da Semana da Consciência Negra. Na “Sala de História”, foram montados standscom fotos de personalidades negras, frases marcantes, maquetes de navios negreiros, casas de engenhos e diferentes linhas de produção manuseadas pelos escravos negros.
“O dia da Consciência Negra é muito importante para que essa data seja lembrada como um momento de fusão de conhecimentos, para que o nosso alunado consiga compreender a importância do negro para a história do Brasil e do mundo. A gente desenvolveu a semana, com o envolvimento de todos os professores, principalmente os de história, a professora Joselita, Maria Helena e Elizabete, com a coordenação da professora Gó, deram um show na sala de história este ano”, comentou o professor Kayro Almeida.
No pátio da escola, alunos apresentaram diferentes danças, que possuem em sua origem a cultura negra, além de apresentação teatral sobre a libertação dos escravos pela Princesa Isabel, exposição sobre índices de cotas para negros em universidades brasileiras, comidas típicas, desfile de personalidades negras e apresentação de música. O grupo de capoeira matureense, Negro Fujão também se apresentou e deu sua contribuição para o dia de homenagens a raça negra.
“Esse ano, nós promovemos fusões da cultura brasileira com a africana e a americana, e isso é história. Houve também apresentações de capoeira, além de vários tipos de dança. Quanto aos alunos, todas as turmas participaram de alguma forma, e foi o que os professores tentaram buscar. O dia da Consciência Negra é uma data para se lembrar do respeito à diversidade, não importa a sua cor, raça, origem, situação econômica, hoje presamos pelo respeito à diversidade”, completou o professor.
 Jéssica Freitas/Ascom Matureia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS