segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Homem mostrado no Fantástico e acusado de comercializar explosivos no Sertão diz que é inocente. Veja e escute

Uma matéria veiculada pelo programa Fantástico neste domingo (17), revelou a facilidade com que bandidos adquirem dinamite e outros explosivos para destruir agências bancárias em todo o Brasil. No estado da Paraíba, o material é desviado ilegalmente de pedreiras e mineradoras. Tal esquema se aproveita da falta de fiscalização, e desafia a lei do estado. 
No Sertão da Paraíba a negociação ilegal desses explosivos é feita com facilidade em garimpos, e sem nenhum tipo de fiscalização. Na cidade do Junco, este material é desviado de mineradoras. Segundo o garimpeiro mostrado na reportagem, o exército quase nunca realiza fiscalizações para coibir a prática.  Ele ainda revela como funciona o esquema e diz que há um desvio no momento da utilização dos explosivos, ou seja, o encarregado da explosão gasta certa quantidade e informa que gastou uma quantidade maior. O excedente é comercializado de forma ilegal.   
Antes da reportagem veiculada, a Polícia conseguiu prender Dogival Fernandes, um dos homens mostrados na matéria. Já na delegacia, o acusado concedeu entrevista à imprensa e disse que achava comum a prática de desviar, pois tal procedimento já era corriqueiro no local do garimpo. 
“Apesar de ser uma área toda legalizada eu via os meus colegas fazer o mesmo serviço, e as pessoas que compravam esse material são todos meus conhecidos. Eu não vou dizer que sou culpado ou não, até porque quem foi pego com a mercadoria fui eu”, conta o garimpeiro Dogival Fernandes. 
Delegado Gilson Duarte fala sobre o caso 
O delegado Gilson Duarte se pronunciou sobre o caso e revelou que essa prisão é reflexo da Operação Oásis, que investiga a venda irregular de explosivos. Fizemos um levantamento na cidade do Junco e identificamos o senhor Dogival, que comercializava os explosivos livremente entre garimpeiros e pessoas estranhas.  Com ele foram encontrados 25kg de um explosivo chamado Nitron, algumas espoletas, uma caixa de espoleta vazia, e duas armas de fogo. A caixa vazia denota que as unidades foram vendidas ou utilizadas anteriormente. Na verdade o senhor Dogival é um garimpeiro que ao que tudo indica não tem nenhuma participação direta com as explosões de caixas eletrônicos, mesmo assim já era bastante conhecido no meio das vendas desses explosivos. No momento da reportagem nós já o havíamos prendido, e a partir dele nós chegamos ao senhor João Batista da cidade de Pedra Lavrada, o qual é seu fornecedor, mas nada foi encontrado em sua casa. Sendo assim, ele irá responder o inquérito em liberdade. 
Por último, o delegado informou que a Polícia continua investigando e colhendo informações através do telefone: 197 
Escute mais detalhes nas entrevistas que seguem abaixo
Veja vídeo da reportagem do Fantástico:
Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS