Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 - 17h32

Em Cajazeiras, onde pelos menos 200 mil pessoas passaram pelo corredor da folia nas cinco noites de festa, a polícia registrou cinco ocorrências (porte de entorpecente; embriagues e desordem e lesão corporal). Foi mobilizado um efetivo de 150 policiais (militares e civis) para prestar a segurança na cidade.
Já na cidade do Conde, Litoral Sul do Estado, as principais ocorrências registradas foram em relação ao volume de som dos carros. O Batalhão de Policiamento Ambiental atendeu a 208 ocorrências na praia de Jacumã. Em um primeiro atendimento, os policiais faziam um trabalho educativo, mas nos casos de reincidência, foram aplicadas multas, que chegavam a R$ 20 mil reais.
Em Lucena, as únicas ocorrências registradas foram por som alto. Na Baía da Traição, um homem foi preso com um revólver calibre 38 e uma quantidade de maconha.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, percorreu várias cidades para verificar a aplicação do policiamento. “Mesmo em áreas que não promoveram Carnaval, a exemplo da cidade de Coremas, a população presenciava um reforço no policiamento. A tropa se empenhou para garantir a segurança durante os festejos”, avaliou.
Policiamento nos bairros – O policiamento dos bairros continuou de forma normal. Em João Pessoa as rondas foram intensificadas, resultando na apreensão de 16 armas de fogo e 19 suspeitos presos.
Lei Seca – O Batalhão de Policiamento de Trânsito intensificou as operações durante o período de Carnaval e recolheu 281 veículos com irregularidades, aplicou 1.203 multas e recolheu 119 Carteiras de Habilitação. Nas ações, 94 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados em todo Estado, 13 deles foram conduzidos até a delegacia por apresentar um nível muito elevado de álcool. Nove veículos roubados foram recuperados. Na cidade do Conde foi preso o foragido do presídio PB1 Jeferson Francisco Coelho, de 25 anos, que foi entregue a justiça para cumprir o restante da pena.

A campanha educativa de trânsito idealizada pelo Governo do Estado para o carnaval 2013 teve como tema “O carnaval acaba. A vida continua!”. Além da parte repressiva pelo cumprimento da lei seca, foram realizadas ações educativas nas cidades de Pombal, Cajazeiras, Patos, Coremas e Catolé do Rocha.
Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o aumento das fiscalizações e as mudanças no valor da multa por embriaguez ao volante vem conseguindo provocar uma mudança de comportamento nos motoristas. “O objetivo da lei seca não é aplicar multas, mas sim salvar vidas e evitar a mistura álcool e direção que já causou tantos danos à sociedade”, disse o superintendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário