terça-feira, 27 de março de 2012

Piancó e Santana dos Gorrotes poderão perder até 3 mil eleitores


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba encerrou na semana passada, a coleta biométrica dos eleitores de Piancó e Santana dos Garrotes, no Sertão do Estado.
Com o resultado do TRE ,16,7% do eleitorado dos dois municípios, totalizando 2.985 votantes, não compareceram ao recadastramento e ficarão impedidos de votar no pleito de outubro próximo.

O trabalho de recadastramento levou 51 dias, e 14.891 eleitores foram recadastrados nos dois municípios, os únicos do Vale que utilizarão urnas biométricas nas eleições deste ano para escolha de prefeito e vereador.

A coleta de dados começou no dia 23 de janeiro: 86,65% do eleitorado de Piancó foram recadastrados, correspondendo a 10.153 eleitores, o que mostra que o município piancoense perdeu 1.564 votantes, uma perda eleitoral expressiva. E ela foi maior ainda em Santana dos Garrotes, onde apenas 76,92% dos eleitores foram recadastrados, o equivalente a 4.738, mas 1.421 votantes não atenderam ao chamamento da Justiça eleitoral.

O recadastramento consistiu na coleta da impressão digital e fotografia do eleitor, informações que vão alimentar o novo sistema de identificação eleitoral, que evitará o uso de documento: no dia do voto, basta o cidadão dirigir-se à sessão eleitoral, tocar o dedo no coletor de digital e votar.

A urna biométrica é uma tecnologia moderna e segura, mas a qualidade do voto ainda depende da consciência do eleitor, nem sempre tão avançada.
DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS